7 tecnologias que se tornaram essenciais após a pandemia

Você se adaptou a elas?

7 tecnologias que se tornaram ESSENCIAIS após a pandemia

Durante a pandemia o mundo precisou se reinventar em muitos aspectos, afinal, diversos países fecharam as portas durante meses, trazendo à tona uma realidade que nunca antes foi sequer concebida.

Isso acabou fazendo com que algumas tecnologias fossem a “salvação” para este acontecimento, pois foi graças a elas que o mundo continuou funcionando mesmo a distância.

De fato, todas elas derivam da Internet, mostrando o quanto nós somos dependentes dessa tecnologia nos dia de hoje. Sem dúvida alguma, se não fosse por ela, tudo isso que estamos enfrentando seria muito pior.

No nosso conteúdo de hoje vamos falar um pouquinho sobre 7 destas tecnologias, para que assim você possa conhecê-las e passar a entender como elas foram importantes para esse momento.

Veja:

1- Aplicativos de Videochamadas

tecnologias de videochamada

Devido ao distanciamento social nós fomos praticamente obrigados a deixar de manter contato com pessoas importantíssimas das nossas famílias, do trabalho e até mesmo amigos cujo convívio sempre foi constante.

Nesse cenário, os aplicativos de videochamadas se tornaram ainda mais fundamentais, pois foi através deles que nós conseguimos manter contato com essas pessoas.

Além disso, no âmbito profissional esses aplicativos também foram utilizados e mostraram uma grande importância, servindo para reuniões e encontros profissionais, os quais se tornaram mais produtivos.

2- Sistemas de gestão de projetos

tecnologias de gestão de projetos

Os sistemas de gestão de projetos serviram para salvar muitas empresas de problemas gigantescos durante a pandemia, pois sem o encontro constante de funcionários, passou a ser virtualmente impossível manter as atividades de um negócio.

Entretanto, graças a esses sistemas foi possível tornar as tarefas administrativas totalmente realizáveis, principalmente porque houve a chance de

  • Delegar tarefas de forma efetiva;
  • Manter uma boa comunicação;
  • Garantir a continuidade das atividades da empresa.

Para se ter ideia, uma boa parcela das empresas que optaram pelo uso de sistemas de gestão de projetos estão se estruturando para investir ainda mais nessa tecnologia assim que a pandemia passar.

Afinal de contas, com funcionários trabalhando em casa a empresa consegue economizar e ao mesmo tempo garantir que tudo continuará sendo feito.

3- Sistemas de Delivery

tecnologias de delivery

Os sistemas de delivery simplesmente salvaram milhares de negócios da falência iminente. Isso é algo surreal de se imaginar.

Caso a crise ocorrida neste ano tivesse rolado lá nos anos 2000, os resultados seriam simplesmente catastróficos para esses negócios, que muito provavelmente teriam fechado em pouquíssimo tempo.

Isto aconteceu principalmente porque houve o fechamento de:

  • Restaurantes,;
  • Bares
  • Lanchonetes e diversos outros tipos de estabelecimentos durante um certo tempo.

Tudo para conter o avanço da disseminação do COVID-19 e para que houvesse o achatamento da curva.

Sem poder receber clientes em suas estruturas, esses negócios viram o seu faturamento despencar de uma hora para a outra.

Foi graças aos sistemas de delivery que eles puderam continuar vendendo com a esperança de sobreviver a toda essa fase. É muito provável que nós próximos anos haja um crescimento gigantesco desse tipo de sistema, principalmente pelos resultados obtidos neste período.

4- E-commerce

tecnologias e e-commerce

O E-commerce apresentava um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente por conta do desenvolvimento da Internet, amadurecimento do mercado consumidor e algumas outras nuances que não cabem aqui.

Seja como for, embora substancial, esse crescimento não chegou nem perto do que vimos durante a pandemia.

O aumento foi de cerca de 70% em relação ao ano passado, o que é algo totalmente fora da curva.

Diversas empresas que mantinham uma grande lucratividade através dos seus negócios físicos passaram a ver que o E-commerce por si só é suficientemente capaz de gerar um ótimo faturamento.

Sendo assim, o que podemos esperar é um aumento nos investimentos ligados ao E-commerce nos próximos anos, assim como uma adesão a essa modalidade de compra cada vez maior por parte da população.

Sem dúvida alguma, o E-commerce finalmente se estabeleceu como algo essencial tanto para as empresas como para nós consumidores.

5- Marketing de Afiliados

marketing de afiliados e tecnologias

Os números a respeito do desemprego pós-pandemia são assustadores. Para se ter ideia, mais de 8 milhões de pessoas perderam o emprego durante o 2° trimestre de 2020, no pico da pandemia aqui no Brasil.

Sem ter um ganha-pão, muitas pessoas precisaram apostar em métodos alternativos para conseguir ter algum faturamento.

Devido a situação enfrentada, a Internet acabou sendo uma solução super adequada para esse momento, principalmente com o Marketing de Afiliados.

Do mesmo modo, muitas empresas que perderam a força de vendas devido a crise enfrentada tiveram de recorrer a essa canal de distribuição para poder manter as portas abertas.

Para você que não sabe, por intermédio do marketing de afiliados é possível se tornar uma espécie de “representante” do produto, podendo comercializá-lo na Internet para então receber comissões baseadas em:

  • Vendas;
  • Captação de possíveis clientes;
  • Exibição de anúncios e alguns outro formatos.

Seja como for, essa tecnologia foi o que trouxe alimento a muitas famílias e certamente continuará sendo essencial no futuro..

6- Computação em nuvem

computação em nuvem

A computação em nuvem já era muito explorada nos últimos anos, mas novamente estamos falando de algo que foi potencializado por conta da situação enfrentada.

As soluções em nuvem serviram para absorver a demanda que foi gerada nesse momento. 

A computação em nuvem permitiu a entrega de um ambiente completo para as empresas no momento mais necessário, de modo que elas puderam reagir aos impactos provocados pela pandemia na hora certa.

É natural que nos próximos anos as empresas valorizem ainda mais essa tecnologia, principalmente pelas inúmeras vantagens que ela pode trazer.

7- Ferramentas colaborativas

tecnologias e colaboração

Por fim, não poderíamos deixar de destacar as ferramentas colaborativas, que permitiram equipes de trabalho executarem projetos mesmo a distância.

Essas ferramentas permitem que diferentes pessoas façam mudanças em arquivos em comum, o que acelera o tempo de trabalho e permite que diversas atividades sejam realizadas.

Com essa tecnologia muitas empresas percebam que podem manter uma alta produtividade mesmo com uma equipe composta por pessoas que estão em locais completamente diferentes.

Esse avanço certamente vai trazer muitos impactos nos próximos anos.

Para você, qual destas tecnologias foi mais importante durante a Pandemia? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

publicidade