Rapaz que trabalhava com recicláveis é aprovado em medicina estudando com livros doados

Determinação é algo que nos leva longe!

Rapaz que trabalhava com recicláveis é aprovado em medicina estudando com livros doados
Rapaz que trabalhava com recicláveis é aprovado em medicina estudando com livros doados

Essa é mais uma daquelas histórias que temos muito orgulho de contar. Porque além de ser repleta de alegria, é uma grande inspiração para todos nós.

Joel Silva, de 22 anos, é um dos aprovados em medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA) nesse primeiro semestre de 2021. Se estamos felizes? Estamos extasiados!

Filho da Ducilene Barros e Jonas de Jesus, a família que vive em Terra Firme, periferia de Belém, trabalham como coletores de materiais recicláveis.

Te interessa?

Como um verdadeiro sonho, ele dividia o tempo do seu dia com o trabalho ao lado dos pais em bairros nobres de Belém – Nazaré e Umarizal – ainda no começo da manhã e encerrava no final da tarde.

Nesse tempo, tentava conciliar o trabalho e os estudos. Tendo orgulho do que fazem, Joel sempre pensou em formas de trazer a conscientização acerca da coleta seletiva de materiais que possam ser reciclados.

O dinheiro que chegava a ganhar com o trabalho era seu investimento. Fazendo alguns cursinhos online para se aprimorar e passar no curso mais concorrido, empenho era o que não faltava.

Ainda no ano passado, com a pandemia, conseguiu recolher alguns livros com conteúdos preparatórios para o vestibular que eram doados, hábito que sempre teve desde os seus 10 anos.

Para o Joel, a dificuldade que tinha mesmo, era manter a rotina firme:

“Estudar na pandemia é desafiador e o mais difícil é manter a rotina de estudos, mas tive uma grande oportunidade que foi o material doado pelas pessoas por onde a gente passa coletando o lixo. A gente interagia no trabalho com as pessoas e eu posso dizer que esse material doado foi o que salvou o meu percurso”.

Quando chegou perto da data do vestibular, Joel se dedicou de forma integral aos estudos. E o resultado acabou chegando!

Rapaz que trabalhava com recicláveis é aprovado em medicina estudando com livros doados

A notícia mais aguardada do ano!

Joel é mesmo uma inspiração para nós! Ele pensa em se formar e quer contribuir para que a periferia onde vive e diz mais:

“Desde mais jovem, eu sempre tive vontade de trabalhar com as áreas biológicas e em uma profissão em que pudesse contribuir com alguma transformação social, mas me faltava confiança. Dessa vez deu certo. Espero que essa formação seja uma experiência transformadora na minha vida e no ambiente a meu redor, que é uma periferia”.

Quando chegou a ver o resultado na semana passada, conferiu ao lado sua mãe e de sua irmã. Trabalhando hoje vendedor em um comércio varejista de onde mora, tentou seguir a rotina normalmente.

Mas ainda que tenha visto que foi aprovado em medicina na federal do Pará, como o próprio Joel disse, “a ficha ainda não caiu”. Uma grande inspiração para seus amigos e para todos nós.

Determinação é algo que nos leva longe!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: G1

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar