A importância de lembrar, que ainda não saímos da quarentena!
A importância de lembrar, que ainda não saímos da quarentena!

A importância de lembrar, que ainda não saímos da quarentena!

Saiba com anda todo o processo de flexibilização gradual no Brasil e no mundo. Estejamos juntos nessa!

publicidade

Em toda a história da humanidade, já ocorreu diversos momentos em que foram estabelecidas medidas de quarentena em razão da propagação de alguma doença.

O caso mais recente aconteceu em Wuhan, na China, onde a quarentena foi instaurada após o surgimento do Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

A quarentena é uma medida de saúde usada para impedir o crescimento de doenças com grande poder de transmissibilidade.

publicidade

Quando essa medida é aplicada em algum lugar, as pessoa saudáveis mesmo não tendo contato com os doentes ou estiverem em regiões de riscos, têm suas liberdade restritas.

Isso acontece para impedir a disseminação de uma determinada doença, assim combatendo o vírus e salvando mais vidas possíveis.

quarentena

Entenda a importância que existe na quarentena!

A quarentena significa um período em que as pessoas saudáveis, mas que tiveram contato com uma doença transmissível, tenham suas liberdades de locomoção limitadas.

publicidade

Seja por contato com um infectado ou por estar em regiões de surtos de epidemias. Esse período de afastamento social também pode ser aplicado em animais.

É comum muitas pessoas confundirem o período de quarentena, achando que se trata apenas de quarenta dias. Não é bem assim, pois esse distanciamento tem duração com base no tempo de incubação da doença.

O que significa a palavra ‘quarentena’?

Ou seja, esse tempo que a doença leva para se manifestar, é a base para determinar o período da restrição social com outras pessoas.  

Embora a quarentena seja realizada principalmente em situações de surtos de doenças, essa prática é alvo de muitas críticas.

Para alguns “especialistas”, a quarentena não seja algo realmente eficaz para conter o crescimento de doenças em casos de surtos.

publicidade

quarentena

Além disso, todo o processo gera o questionamento e debates, mesmo botando em risco a proteção e o direito de liberdade do ser humano.

Qual a diferença entre isolamento e quarentena?

O isolamento é a separação das pessoas infectadas, portadoras da doença contagiosa. O objetivo do isolamento é igual a quarentena: evitar a propagação da doença.

Já a quarentena, como já vimos anteriormente, também separa a pessoa doente. Porém, é diferente do isolamento, pois a quarentena restringe o trânsito de pessoas não infectadas para que elas são sejam contaminadas com a doença.

Quais as medidas de prevenção quando estamos em uma quarentena?

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde apresenta medidas básicas para inibir a disseminação do vírus. Tanto o Governo quanto os profissionais de saúdes seguem as medidas de prevenção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

quarentena

Veja como proceder em uma quarentena de acordo com a OMS:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão, utilizando soluções a base de álcool;
  • Ao espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com um lenço e depois jogá-lo no lixo;
  • Manter no mínimo um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
  • Evitar botar as mãos nos olhos, nariz ou boca sem estejam limpas;
  • Ficar em casa mesmo se apresentar sintomas leves;
  • Se apresentar sintomas mais graves, como tosse, febre ou dificuldades de respirar, procurar ajuda médica.

Saiba o que NÃO fazer no período de quarentena

Mesmo vendo com estão sendo flexibilizados alguns locais do mundo em relação ao isolamento social e quarentena, é importante ficarmos cientes de que não saímos delas.

Muitos locais do mundo e até aqui no Brasil, infelizmente ainda estamos perdendo muitas pessoas decorrente ao novo coronavírus.

quarentena

Por isso é importante ter consciência e manter os cuidados para prevenir pegar esse vírus e não por em risco outras pessoas que podem pegar com você. Essa é uma luta em que estamos todos juntos!

Veja a seguir como você pode evitar a propagação do novo coronavírus

  • Tomar muito cuidado ao espirrar ou tossir perto das pessoas;
  • Não compartilhar o mesmo produto de higiene pessoal;
  • Lavar as mãos com água e sabão diariamente, até mesmo estando em casa;
  • Evitar cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços;
  • Não compartilhar utensílios e objetos com familiares, tipo, talheres, vestuários e louças;
  • Obedecer a quarentena, permanecendo em casa e só sair em caso de extrema necessidade.

É importante que todas as pessoas se conscientizem sobre os cuidados a serem tomados para combater essa pandemia.

Se todos obedeceram às recomendações dos órgãos de saúde, combateremos essa nova pandemia com sucesso. Faça sua parte, fique em casa!

quarentena

Tenha consciência, pois a quarentena ainda não acabou!

O isolamento social ainda deve permanecer por mais tempo, o que houve nesses últimos dias foram uma liberação parcial das atividades, para que a renda da população e a economia pudessem voltar.

Esse coronavírus atingiu o mundo inteiro, por ser um vírus que se espalha muito rápido, devemos retornar com as atividades com muita cautela. 

Mesmo com toda essa flexibilidade para a retomada das atividades, pois ainda não podemos considerar que a quarentena acabou como afirmam algumas pessoas. 

E para acabar de vez o contágio, é essencial permanecermos seguindo com as orientações de distanciamento social e higienização.

Portanto, só a colaboração de todas as pessoas irá trazer bons resultados. Os Estados e Municípios ainda estão fazendo a fiscalização para o controle do contágio, permanecendo assim, dependendo também da consciência de cada cidadão.