Essas são as receitas para ACALMAR cada Signo!
Solar system illustration of the planets in orbit around the sun with labels

Astrologia e Astronomia são completamente diferentes? Se surpreenda com a resposta!

Descubra a diferença entre esses conceitos!

publicidade

Você já deve ter se perguntado a diferença entre Astrologia e Astronomia, né? Esses termos são considerados interligados, mas a verdade é que quando fazemos uma pesquisa mais profunda, descobrimos que são conceitos bastante diferentes! Ou seja, o assunto ainda nem começou e você já sabe que vai ser surpreendente! Vamos lá!

Astrologia

A Astrologia estuda os corpos celestes, enquanto a Astronomia aborda a chamada “Lei dos Astros”. Se você ainda não compreende bem essas ideias, está no lugar certo!

publicidade

Vamos descobrir as principais características e o que difere essas ciências uma da outra. Iremos abordar a definição mais aprofundada dos conceitos e definir quais são suas principais características e diferenças. 

ASTRONOMIA 

Vamos começar pela Astronomia. Essa é uma ciência é uma das mais antigas do mundo e estuda com profundidade astros como, estrelas, planetas, sistemas solares, constelações, cometas e satélites. Ela também se encarrega de pesquisar sobre a origem, evolução e compostura de todos os corpos físicos presentes no espaço sideral. 

Os astrônomos são grandes dominadores da física e da matemática e dedicam suas habilidades para explorar a imensidão cósmica e tudo que compõe o universo. Graças aos seus estudos, a humanidade pode tratar de assuntos e teorias aplicadas aos astros desde a antiguidade. 

Astrologia

publicidade

Esse interesse aumentou ainda mais após a invenção do telescópio, o que separou a Astronomia da Astrologia. Antes disso eram duas ciências vistas como algo em comum, até porque não existiam estudos unificados sobre nenhuma delas. 

Os astrônomos são profissionais também se destacam pelo senso crítico afiado e grande poder de observação. As metodologias utilizadas para fundamentar essa ciência são o silogismo e a lógica. Vale lembrar que para exercer a função de astrólogo, é necessário formação em nível superior. 

ASTROLOGIA 

Essa ciência explora a posição e o trânsito dos astros. Em sua execução usam-se métodos como horóscopos e mapas astrais. Essas atividades são usadas para descobrir como esses corpos celestes influenciam no comportamento humano e na construção da personalidade. 

A Astrologia também é considerada uma pseudociência e baseia seus estudos na sensibilidade intuitiva e compatibilidade entre os astros e os seres humanos. Isso a torna uma ciência sem confirmações cientificas, o que causa atrito entre astrólogos e astrônomos. 

Apesar disso, a Astrologia vem sendo estudada a muitos anos. Antes de Cristo, o homem já tinha interesse pelo céu e observava os movimentos do Sol e da Lua. A observação do trânsito desses astros, que traçam sempre o mesmo caminho cruzando constelações, trouxe a ideia do que hoje chamamos de Zodíaco.

publicidade

Astrologia

Essa ciência acaba causando várias dúvidas na sociedade, onde é vista apenas como um método de previsão. Mas e se eu te disser que não se trata somente disso?

A Astrologia estuda com profundidade cada pessoa e o que os leva a ter impulsos e escolhas, tudo isso partindo das posições presentes no mapa astral, associadas a astros e signos. 

Na etimologia, Astrologia é uma palavra de origem grega, onde “astron” indica astros e “logos” simboliza estudo. Na interpretação completa, se trata do estudo dos astros e estrelas.

Com essas pesquisas podemos compreender melhor as características de cada planeta e suas respectivas posições dentro do sistema solar. Esses aspectos são utilizados para definir as motivações e personalidades de cada pessoa. 

ATRITOS ENTRE ASTRÔNOMOS E ASTRÓLOGOS 

Esses campos entram em conflito a muito tempo. Apesar de serem ciências distintas, a Astrologia e a Astronomia possuem alguns aspectos que fazem as pessoas acreditarem que existe algum tipo de relação entre elas. 

A discussão começa quando a Astrologia não é vista como uma ciência exata, enquanto a Astronomia baseia suas ideias em questões comprovadas cientificamente. Isso dá início a um conflito que segue até os dias de hoje e confunde a cabeça das pessoas. 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS CIÊNCIAS EM QUESTÃO 

Atualmente é mais fácil compreender a existência da distinção entre Astrologia e Astronomia, entretanto, no século XVI, o astrônomo e astrólogo alemão Johannes Kepler fazia estudos unificados sobre esses temas. Ele foi o pioneiro na pesquisa e observação cientifica do céu.

Astrologia

Apesar da origem em comum, o desempenho dessas funções se difere na formação dos profissionais envolvidos e no interesse de pesquisa de cada uma dessas ciências.

A Astrologia se preocupa com a movimentação e a influência, enquanto a Astronomia se dedica ao estudo da composição dos astros e exploração do universo. 

Para que você compreenda melhor essas definições, fiz uma lista para resumir as principais diferenças, confira: 

  • Astronomia segue de acordo com metodologias científicas comprovadas. 
  • Astrologia é vista como uma pseudociência ou até mesmo uma crença pseudocientífica, não exata. 
  • Os estudos da astronomia são fundamentados de acordo com a dedução e a lógica. 
  • A Astrologia abrange a intuição e a equiparação entre o comportamento da humanidade e o movimento astrológico. 
  • Na Astronomia, é comum estudar a forma física com a qual os corpos celestes e os fenômenos acontecem. 
  • A Astrologia tenta buscar respostas para conhecer o impacto dos astros sobre os seres humanos.