
Uma família que vive em em Blumenau, no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, passou por um susto enorme ainda nesta semana.
De acordo com o pai do bebê de apenas um ano, o Paulo Henrique de Almeida Machado, seu filho estava brincando no quintal da casa da avó quando o acidente aconteceu.
Paulo disse que o seu bebê havia se afastado um pouco para pegar uma bola, quando um filhote de cobra da espécie jararaca chegou a se aproximar do garoto e lhe picou.
Te interessa?
Correndo para perto do pai e chorando, um vizinho que estava com ele chegou agir rapidamente e matou o animal para que pudesse levá-lo ao hospital junto com bebê.
De acordo com eles, ação pensada desse rapaz acabou sendo super importante para salvar a vida do seu bebê. Pois assim que chegou em busca de atendimento médico, ação dos profissionais foi mais rápida.
“A médica atentamente bateu foto da cobra e mandou para o órgão responsável. Em poucos instantes já tivemos a resposta de que era um filhote de jararaca e a doutora iniciou com o antídoto e a hidratação”, disse o Paulo.
O momento de aflição acabou se tornando um grande alívio assim que tudo acabou sendo cuidado com muita cautela e sem sustos maiores, já que todos pensaram e agiram muito rápido.

Um animal perigoso, mas que possui sua própria importância
Não podemos negar que quando se fala de picada de cobras não há uma pessoa que não entenda a gravidade desta situação e que não reconhece a necessidade de buscar ajuda com sabedoria.
Existem muitas crendices acerca de antídotos naturais que precisam ser feitos o quanto antes. Mas muito deles além de agravar certas situações, pode colocar a vida de outras pessoas também risco.
O biólogo Christian Raboch chegou a dizer o seguinte ao portal do G1: “A partir dele que foi criado o remédio para o combate de hipertensão”. E disse mais:
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
“É bom sempre salientar a importância delas [jararacas] para o equilíbrio do ecossistema. Sempre falo que acidentes acontecem, mas a jararaca, apesar de venenosa, tem a importância dela lá no meio da mata. Serve como presa e predador”.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
O que fazer em caso de picada de cobras?
Pensando em trazer mais conscientização para a população que corre o risco de se deparar com cobras, o G1 chegou a passar as seguintes recomendações que achamos essenciais compartilhá-las também:
- Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
- Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
- O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
- A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
- É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Fonte: G1

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.