Bebê picado por cobra é salvo graças à rápida ação de médicos

Não podemos brincar! Precisamos agir da melhor forma!

Bebê picado por cobra é salvo graças à rápida ação de médicos
Bebê picado por cobra é salvo graças à rápida ação de médicos

Uma família que vive em em Blumenau, no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, passou por um susto enorme ainda nesta semana.

De acordo com o pai do bebê de apenas um ano, o Paulo Henrique de Almeida Machado, seu filho estava brincando no quintal da casa da avó quando o acidente aconteceu.

Paulo disse que o seu bebê havia se afastado um pouco para pegar uma bola, quando um filhote de cobra da espécie jararaca chegou a se aproximar do garoto e lhe picou.

Te interessa?

Correndo para perto do pai e chorando, um vizinho que estava com ele chegou agir rapidamente e matou o animal para que pudesse levá-lo ao hospital junto com bebê.

De acordo com eles, ação pensada desse rapaz acabou sendo super importante para salvar a vida do seu bebê. Pois assim que chegou em busca de atendimento médico, ação dos profissionais foi mais rápida.

A médica atentamente bateu foto da cobra e mandou para o órgão responsável. Em poucos instantes já tivemos a resposta de que era um filhote de jararaca e a doutora iniciou com o antídoto e a hidratação”, disse o Paulo.

O momento de aflição acabou se tornando um grande alívio assim que tudo acabou sendo cuidado com muita cautela e sem sustos maiores, já que todos pensaram e agiram muito rápido.

Bebê picado por cobra é salvo graças à rápida ação de médicos
Bebê picado por cobra é salvo graças à rápida ação de médicos

Um animal perigoso, mas que possui sua própria importância

Não podemos negar que quando se fala de picada de cobras não há uma pessoa que não entenda a gravidade desta situação e que não reconhece a necessidade de buscar ajuda com sabedoria.

Existem muitas crendices acerca de antídotos naturais que precisam ser feitos o quanto antes. Mas muito deles além de agravar certas situações, pode colocar a vida de outras pessoas também risco.

O biólogo Christian Raboch chegou a dizer o seguinte ao portal do G1: “A partir dele que foi criado o remédio para o combate de hipertensão”. E disse mais:

“É bom sempre salientar a importância delas [jararacas] para o equilíbrio do ecossistema. Sempre falo que acidentes acontecem, mas a jararaca, apesar de venenosa, tem a importância dela lá no meio da mata. Serve como presa e predador”.

O que fazer em caso de picada de cobras?

Pensando em trazer mais conscientização para a população que corre o risco de se deparar com cobras, o G1 chegou a passar as seguintes recomendações que achamos essenciais compartilhá-las também:

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Fonte: G1

Veja mais ›
Fechar