Se você soubesse os BENEFÍCIOS das massagens, começaria a fazer HOJE. Te damos 40 razões!

Entenda como a massagem vem transformando a saúde das pessoas desde sua criação!

Se você soubesse os BENEFÍCIOS das massagens, começaria a fazer HOJE. Te damos 40 razões!
Se você soubesse os BENEFÍCIOS das massagens, começaria a fazer HOJE. Te damos 40 razões!

Talvez você não saiba , mas a massagem é uma troca de energias em que, através de várias técnicas de deslizamento, amassamento e fricção, se trabalha várias funções do corpo, assim combatendo a fadiga mental e física.

Os vários benefícios e vantagens da massagem podem ser observador ainda durante o massageamento, porém, os seus benefícios para a saúde são ainda mais visíveis.

É muito importante uma pessoa sempre ter uma sessão de massagens, pois quando se cria o hábito de receber a massagem, pelo menos, uma vez por semana, você sentirá a diferença no seu bemestar.

40 fatos curiosos sobre a massagem

Confira a seguir algumas curiosidades sobre a massagem que talvez você ainda não tenha conhecido. Não deixe de saber mais sobre essa ótima terapia para o corpo e mente.

curiosidades-sobre-massagens

1 – Tipos de massagens

Existem vários tipos diferentes de massagem; a própria palavra se refere a qualquer pressão ou fricção na pele, músculos, tendões e ligamentos de uma pessoa.

2 – Pessoas com doenças no sangue não podem receber massagens

Pessoas com doenças do sangue ou que tomam medicamentos para afinar o sangue são frequentemente aconselhadas a não receber massagens, pois podem resultar em efeitos adversos.

3 – A massagem influencia no humor

Por causa de seus efeitos sobre o cortisol, um hormônio que influencia o humor, os pesquisadores estudaram recentemente o uso da massagem em uma série de condições de saúde mental.

4 – Massagem para tratamento de ansiedade

Um estudo de 2016 indica que a massagem sueca pode ter efeitos positivos poderosos em indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada.

5 – A “massagem clássica”

Como a massagem sueca, que é mais suave do que a massagem dos tecidos profundos, é a mais comumente usada, às vezes pode ser chamada de “massagem clássica”.

6 – Derrames causados por massagem

Embora raro, há casos relatados de derrames causados ​​por massagem em spas que a comunidade médica os apelidou de “síndrome do derrame em salão de beleza”.

curiosidades-sobre-massagens

7 – Massagem para pacientes com câncer de mama

Estudos mostram que pacientes com câncer de mama podem experimentar reduções na depressão e na insônia como resultado da massagem terapêutica regular.

8 – Massagem no pé melhora a saúde mental

Foi demonstrado que a massagem terapêutica nos pés ajuda a melhorar a saúde mental de mulheres idosas com sérios problemas de saúde.

9 – O massagista ladrão

Em 2018, na Louisiana, uma massagista foi assassinada por uma cliente que alegou ter tentado roubar seus pertences, embora mensagens de texto sugiram que a terapeuta nunca conseguiu entrar na casa da cliente antes de atacá-la com um bastão de aço.

10 – Massoterapeutas nos EUA

Estima-se que existam atualmente mais de 360.000 massoterapeutas nos Estados Unidos.

11 – Massoterapeutas precisam ser aprovados em exame

Muitos estados da América exigem que os massoterapeutas sejam aprovados no Exame de Licenciamento para Massagem e Carroceria (MBLEx) para praticar a massagem.

12 – O crescente mercado da massoterapia

Entre os anos de 2005 e 2018 nos Estados Unidos, a massoterapia passou de, no máximo, uma indústria de US $ 11 bilhões para uma indústria de US $ 18 bilhões.

curiosidades-sobre-massagens

13 – Massagem para tratamento de raiva

A massagem foi considerada um tratamento eficaz para pessoas com problemas de raiva e hostilidade.

14 – 48 milhões de massagens em um ano

Pelo menos 48 milhões de americanos receberam uma massagem entre junho de 2018 e junho de 2019.

15 – Massagem chinesa

Os arqueólogos descobriram evidências de que a Tuiná , uma forma de massagem chinesa ainda amplamente usada hoje, estava sendo praticada já em 2700 aC.

16 – Primeiro curso de massagem foi realizado na Suécia

A primeira instituição educacional a oferecer um curso de massagem foi o Royal Gymnastic Swedish Institute em Estocolmo, Suécia , que o adicionou ao seu currículo em 1813.

17 – Massagem Shiatsu

De acordo com os praticantes, as  massagens shiatsu devem ser feitas sempre com o receptor deitado no chão, e não sobre uma mesa ou cadeira.

18 – Massagem desenvolvida na Índia

Os curandeiros naturais desenvolveram a massagem na Índia há cerca de 5.000 anos.

curiosidades-sobre-massagens

19 – Massagem chinesa com mais de 4.000 anos

O antigo método chinês de massagem está registrado no Livro Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, um livro escrito há mais de 4.500 anos.

20 – Massoterapia no Egito

Pinturas em tumbas egípcias datadas de 2.500 a.C. retratam o uso de massoterapia para a cura.

21 – Origem do Shiatsu

O Shiatsu se originou em 1000 a.C, quando monges budistas da China introduziram a massoterapia no Japão.

22 – Massagem para tratamento de lesões

Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina”, ensinava uma forma de massagem chamada “fricção” para o tratamento de lesões.

23 – Massagem com os pés

Ashiatsu é uma forma de massagem em que o terapeuta usa os pés descalços para massagear as costas do cliente.

24 – Massagem dos romanos

Os antigos romanos podiam comprar massagens como parte do tratamento de “spa” oferecido nos banhos públicos.

25 – Mulheres que ajudavam cirurgiões fazendo massagens 

Na América do século XVII, as mulheres que ajudavam cirurgiões fazendo massagens em pacientes eram chamadas de “borrachas”.

curiosidades-sobre-massagens

26 – Aeroportos que oferecem massagens para viajantes cansados

Muitos dos principais aeroportos do mundo, incluindo aeroportos em Dubai, Londres , Nova York , Amsterdã e Vancouver, são o lar de spas que oferecem massagens para viajantes cansados.

27 – Massagem mal feita no ombro e pescoço pode causar derrame 

Se não forem feitas corretamente, as massagens nos ombros e pescoço podem causar a produção de coágulos sanguíneos que podem viajar para o cérebro e desencadear um derrame.

28 – Massagem esportiva

A massagem é mais procurada após uma lesão ou para aliviar a dor. Com isso, a “massagem esportiva” é uma terapia que visa especificamente prevenir ou tratar lesões relacionadas ao esporte.

29 – Massagem para pessoas com autismo

Pesquisadores começaram recentemente a descobrir vários benefícios da massagem para pessoas com transtorno do espectro do autismo , incluindo reduções nos desafios sociais e de comunicação.

30 – Massagem para melhorar o sono

Uma massagem pode contribuir para um sono mais profundo e restaurador , mesmo quando recebida várias horas antes de ir para a cama.

31 – Massagistas dos primeiros Jogos Olímpicos

Os massagistas deram aos antigos atletas gregos que participaram dos primeiros Jogos Olímpicos massagens gratuitas antes e depois de cada evento.

curiosidades-sobre-massagens

32 – Massagem terapêutica em Atenas

Na era moderna, a massagem terapêutica foi oferecida pela primeira vez aos competidores olímpicos nos jogos de verão em Atenas em 2004.

33 – Massagem para controlar a dor

Quarenta e três por cento dos americanos relatam que recebem uma massagem para ajudar no controle da dor e outros problemas de saúde, enquanto apenas 29% dizem que a massagem foi para relaxamento.

34 – Ajuda no tratamento do alcoolismo

A massagem demonstrou ajudar com os sintomas de abstinência do álcool.

35 – Mais de 80 tipos diferentes de massagem

Existem mais de 80 tipos diferentes de massagem sendo praticados em todo o mundo.

36 – Acupuntura é um tipo de massagem

A acupuntura, o uso de agulhas para aliviar a pressão, é considerada uma forma de massagem terapêutica.

37 – Massagem e ventosa

Na ventosa, os massoterapeutas usam ventosas para fazer massagens profundas.

38 – Massagens com pedras quentes

As massagens com pedras quentes envolvem o aquecimento de rochas vulcânicas a cerca de 145 graus Fahrenheit e sua colocação na coluna , tórax, estômago, mãos, pés ou rosto.

39 – Bom para o coração

A massagem é muito boa para o melhoramento da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imunológico. Além disso, a massagem é ótima para a diminuição da pressão arterial no caso de pessoas hipertensas.

curiosidades-sobre-massagens

40 – Ótimo aliado para uma boa saúde

A massagem tem inúmeros benefícios, são elas: diminuição da insônia, estimulante para o sistema intestinal, alívio da tensão e dores musculares, diminuição da ansiedade etc.

Você gostou de saber mais sobre a massagem? Você nem esperava por tudo isso, não é mesmo? Que tal compartilhar esse conteúdo com os amigos e familiares? É bom que eles saibam a importância da massagem na vida do ser humano. Aproveite!

publicidade