17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro

Esse estado vai te surpreender!

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)
17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)
publicidade

O Rio Grande do Sul é um dos melhores estados para quem quer curtir férias ou aproveitar. O destino é versátil e conta com atrações para os diferentes perfis de viajantes.

Se você busca um lugar onde possa se divertir, aprender um pouco sobre a história e apreciar uma boa gastronomia, vai gostar de saber as melhores cidades com estrutura para o turismo. 

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul

1 – Gramado 

Não tem como falar do Rio Grande do Sul sem citar Gramado. Essa é a principal cidade da Serra gaúcha e reúne diferentes atrações para todos os tipos de turistas. Além de curtir o centro da cidade, que é lindo, os visitantes podem aproveitar para visitar o museu de cera ou de carros antigos. 

publicidade

Te interessa?

Quem vai a Gramado também pode se deliciar com as lojas de chocolate. Em dias mais frios, um chocolate quente cai super bem. 

2 – Canela 

Essa cidade também fica na Serra gaúcha e costuma estar no roteiro de quem visita Gramado. Canela tem um clima mais intimista e uma catedral de arquitetura diferenciada. Ela é perfeita para registrar a sua visita a cidade, já que funciona como um cartão postal. 

Os turistas também podem aproveitar a passagem por Canela para adquirir produtos artesanais. O comércio da região conta com diversas lojas que oferecem queijos, embutidos, vinhos e muito mais. 

3 – Porto Alegre 

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)
17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)
publicidade

A capital do Rio Grande do Sul não poderia ficar de fora desta lista. Porto Alegre conta com a receptividade do seu povo e ruas bastante organizadas. Reserve um tempo da sua viagem para conhecer o parque central da cidade. Nos fins de semana costumam acontecer feiras de artesanato e programações culturais. 

A vida noturna por lá também é bem animada. Se você gosta de se divertir, não esqueça de incluir os melhores bares em seu roteiro. Para os turistas ligados a história, vale conhecer prédios importantes, como museus e teatros. 

4 – São Francisco de Paula 

Quem gosta de contato com a natureza não pode deixar de conhecer o Parque das Cachoeiras de São Francisco de Paula. O espaço conta com uma experiência incrível e integrada, que permite aos visitantes conhecer um pouco mais sobre a diversidade natural do Rio Grande do Sul. 

publicidade

5 – Garibaldi 

Garibaldi está na Serra gaúcha e é famosa pelas suas vinícolas. Pertencente ao Vale dos Vinhedos, essa não é a única fonte de movimentação econômica da cidade. A técnica conhecida como murano, também ajuda a população a ressignificar o artesanato através de peças variadas de vidro. 

Lugar perfeito para quem quer levar alguns mimos para casa ou apenas apreciar bons rótulos. 

6 – Farroupilha 

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)

A cidade de Farroupilha está na região central da Serra gaúcha. O espaço conta com atrações incríveis como a vinícola Perini, o parque Salto ventoso, que conta com uma Cachoeira incrível, a casa de cultura Farroupilha e o santuário de Caravaggio. 

Quem gosta de curtir, se divertir, mas também aprender sobre história, deve incluir Farroupilha no roteiro do Rio Grande do Sul

publicidade

7 – Caçapava do Sul 

Os turistas aventureiros são os que mais buscam a cidade de Caçapava do Sul. Em especial, os alpinistas estão em busca da Pedra do segredo. A formação rochosa conta com o suporte necessário para praticar escaladas. 

Além disso, a cidade conta com 3 famosas cavernas em um salão de estalactites. Destino perfeito para quem deseja curtir as férias em contato com a natureza. 

8 – Cambará do Sul 

A principal atração de Cambará do Sul é o Canyon Fortaleza. Para ser honesto, todos os brasileiros deveriam poder ter essa experiência, ao menos uma vez na vida. A natureza exuberante do local torna a visita ainda mais especial. 

Apenas 114 km de Gramado, Cambará do Sul faz parte do parque nacional da Serra geral. O espaço fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ideal para quem está em qualquer um destes estados. 

publicidade

9 – Carlos Babosa 

Apesar de pacata, Carlos Barbosa é uma cidade bastante aconchegante. A principal atração da cidade é o trem do vinho. Nele você pode fazer um trajeto especial, no interior de uma Maria Fumaça. O trem passa pelos principais pontos de parada da cidade e o passeio é perfeito para quem ama registrar cada detalhe. 

10 – Torres 

 

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)

A principal atração de Torres é o parque da Guarita. Além das belas praias, o espaço oferece estrutura completa para quem gosta de fazer trilhas, praticar surfe ou apenas aproveitar os dias ensolarados. Se você não é morador de Torres, precisa ficar atento à taxa de ingresso ao parque. 

11 – Derrubadas 

Quem visita o município de Derrubadas não pode deixar de conhecer o parque estadual do Turvo. É preciso fazer um agendamento antes de se deslocar até o local. Quem ama a natureza vai adorar conhecer a cachoeira horizontal, que é a principal atração da cidade. Ideal para quem quer relaxar e curtir a companhia dos amigos e da família. 

publicidade

12 – Três Coroas 

Três Coroas é uma cidade situada ao longo do Rio Paranhana. Ela se destaca pelo incentivo ao turismo de aventura. Se este é o seu perfil de viagem, não deixe de conferir as diferentes modalidades de esportes radicais que podem ser praticadas por lá. Os admiradores do budismo, também podem incluir no roteiro, o templo destinado a esta religião. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

13 – Monte Belo do Sul 

Essa é mais uma das cidades que também fazem parte do Vale dos Vinhedos. Além do espaço possibilitar que você conheça essas estruturas, Monte Belo do Sul se destaca pela culinária. As paisagens naturais também são lindas e você não pode deixar de registrar suas fotos nos mirantes criados pela prefeitura. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

14 – São Miguel das Missões 

17 cidades para viajar no Rio Grande do Sul escolha suas favoritas e monte seu roteiro (Imagens: Unsplash)

São Miguel das Missões é conhecida pelo sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo. Os turistas que amam mergulhar na história não podem deixar de conhecer este lugar. O museu das missões, inaugurado em meados de 1940, abriga obras icônicas e que representam os missionários da região. 

15 – Flores da Cunha 

Esta cidade é conhecida como a maior produtora de vinhos em todo o território brasileiro. Esta cultura se dá graças aos imigrantes italianos, que chegaram a dezenas de anos e se estabeleceram nesta região. Ela também faz parte do Vale dos Vinhedos. 

16 – Bento Gonçalves 

Mais uma parada excelente para quem é apreciador de bons vinhos. Considerada a capital do vinho no Brasil, Bento Gonçalves também faz parte do Vale dos Vinhedos. Lá também é possível embarcar na rota do vinho, em um trem guiado por uma Maria Fumaça. 

17 – Caxias do Sul 

Em termos populacionais, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Quem está indo ao estado na intenção de comprar, pode aproveitar o centro comercial de Caxias. 

Veja mais ›
Fechar