Ciência comprova: alimentação saudável pode te dar 13 anos a mais de vida

Como você avalia sua alimentação?

Ciência mostra quais alimentos que podem acrescentar 13 anos a mais de vida
Ciência mostra quais alimentos que podem acrescentar 13 anos a mais de vida
publicidade

Ok, você já deve ter ouvido a sua mãe e a sua professora da época de ensino fundamental falarem e repetirem incansavelmente sobre a importância de uma alimentação saudável. A novidade é que agora um estudo estimou que você pode ganhar até 13 anos de vida com essa prática.

A pesquisa, divulgada pelo Estadão, foi feita por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, e considerou o tempo de vida ganho ao se substituir uma dieta típica por uma alimentação de grãos e leguminosas. Ou seja, no lugar de alta ingestão de carne vermelha, açúcar e processados, alimentos como feijão e lentilha.

Considerando a realidade de um jovem de 20 anos nos Estados Unidos, os estudiosos chegaram à conclusão de que o aumento na expectativa de vida pode chegar a 13 anos. No caso das mulheres americanas dessa mesma idade, a estimativa é de 10,7 anos com uma dieta mais saudável.

publicidade

Te interessa?

Ciência mostra quais alimentos que podem acrescentar 13 anos a mais de vida
Ciência mostra quais alimentos que podem acrescentar 13 anos a mais de vida (Imagens: Unsplash)

Quem tem 40 anos e adota uma mudança alimentar também terá ganhos. A expectativa de vida cresce em 11,7 anos para os homens e 10 anos para as mulheres. A análise é feita em cima de indivíduos que trocariam uma alimentação baseada em bacon e salsichas por legumes e verduras.

A razão é fácil de explicar:

Quem se alimenta bem tem menos chances de desenvolver doenças e, consequentemente, aumenta sua qualidade de vida. É consenso na ciência que não consumir doces, frituras, refrigerantes, álcool e gordura em excesso contribuem na prevenção do câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

Claro, ninguém está falando para você nunca mais sair para comer uma pizza com os amigos ou jamais fazer um brigadeiro gostoso na panela. Mas, sim, para ter uma dieta mais equilibrada e deixar esse tipo de alimento para situações mais especiais, como comemorações e finais de semana. Isto é, não fazer deles uma rotina diária.

publicidade

Exercícios físicos também são essenciais

Os próprios especialistas já dizem que, quanto mais colorido o prato, melhor para você e sua saúde. Então, capriche na escolha das saladas, frutas e verduras.

Ciência mostra quais alimentos que podem acrescentar 13 anos a mais de vida

Alface, tomate, cenoura, beterraba, brócolis, couve, entre tantas outras, que você pode preparar em casa ou, se você tem o hábito de comer fora, encontra com facilidade em restaurantes.

Se você conseguir unir a alimentação saudável à prática de exercícios, melhor ainda. Não precisa se tornar um atleta de alto rendimento, mas, sim, se movimentar com frequência. Pode ser uma caminhada, natação, futebol, rolê de bike… A atividade física que você mais se identificar!

publicidade

Quem não quer viver mais e melhor?

Cuidando de você mesmo, você terá mais tempo de vida para aproveitar com sua família, viajar, conhecer pessoas novas, passar por experiências incríveis e realizar seus sonhos.

E também mais tempo para ler as notícias boas que acontecem diariamente em todos os lugares do mundo e que contamos aqui! E aí, já comeu salada e leguminosas hoje?

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Estadão

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar