Com 121 anos, brasileira pode ser a pessoa mais velha do mundo

Até o momento, quem detém o recorde oficial é uma idosa do Japão

publicidade

Você conheceu alguém com 121 anos de idade? O assunto do momento em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, é esse. Uma moradora da cidade alega ter essa idade e mostra como prova a carteira de identidade, onde diz que ela nasceu em 1900.

O nome da senhora é Maria Gomes dos Reis, que acabou passando mal e foi atendida pelo Samu e pelos profissionais de uma UPA. No meio do atendimento, veio a surpresa quando eles olharam o documento da idosa.

Idade da idosa ainda precisa ser oficialmente confirmada pelo Guinness (imagem: Unsplash/Danie Franco)
publicidade

Uma situação que, claro, chamou a atenção das autoridades e de todos na cidade. De acordo com o site Notícias da Lapa, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Adson Pereira, foi visitar a senhora para saber mais de sua história.

Te interessa?

Agora, ele pretende reunir toda a documentação necessária para colocar a dona Maria como a pessoa mais idosa do mundo no livro dos recordes, o famoso Guinness Book. Curiosamente, não há nenhuma foto dela nos sites que deram a notícia.

Se a gente for parar e pensar, vamos ver que, em 1900, quando o documento indica que ela nasceu, muita coisa que temos hoje sequer existia. Internet, TV a cabo, smartphones, computadores, aplicativos… O que para nós parece normal era inimaginável na época.

Nesses mais de 100 anos, quanta coisa não aconteceu? Duas guerras mundiais, Guerra Fria, pandemia da gripe espanhola, entre tantos outros eventos marcantes. É como se a dona Maria fosse um livro de história em pessoa, já que foi testemunha e passou por tudo isso.

publicidade
Cidade de Bom Jesus da Lapa, onde vive dona Maria (imagem: Agência Sertão/Dayana Rubem)

Japonesa ainda detém o título oficial

No entanto, antes de cravar que a idosa mais velha do mundo é brasileira, é necessário confirmar os dados e validar com o Guinnes. Afinal, documentos podem conter erros – quem nunca conheceu alguém que, por exemplo, teve alguma letra do nome trocada no cartório?

Por enquanto, de acordo com o Gerontology Research Group, a pessoa com idade mais avançada no mundo que se tem registro é a japonesa Kane Tanaka. Nascida no vilarejo de Wajiro, em 1903, ela completou 119 anos agora em 2022. Mas existe o risco de perder esse título logo, logo.

publicidade

Não é possível afirmar com 100% de certeza o segredo para uma vida tão longa assim. Existem vários fatores, inclusive genéticos e de ambiente, que podem influenciar. Porém, um fato é claro: alimentação saudável e exercícios físicos vão te ajudar a ter um envelhecimento saudável. Cuidar do seu corpo é cuidar do futuro, garantindo que você passe pelos anos com vitalidade e muita saúde!

Vamos ficar de olho nos desdobramentos dessa notícia para, caso a dona Maria seja mesmo a pessoa mais velha do mundo, trazer essa informação aqui para vocês. Afinal, chegar a 121 anos é motivo de muita alegria e comemoração!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Notícias da Lapa e Agência Sertão

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar