De acordo com Harvard, esses são os 5 MELHORES exercícios físicos
De acordo com Harvard, esses são os 5 MELHORES exercícios físicos

De acordo com Harvard, esses são os 5 melhores exercícios físicos

Veja quais são os melhores exercícios físicos para perder peso e ganhar massa, de acordo com a Universidade de Harvard!

publicidade

Você é daquelas pessoas que acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de ficar em forma? Cuidado!

Segundo os estudiosos de Harvard, para perder peso, aumentar a massa muscular, fortalecer os ossos e proteger o coração, há exercícios físicos melhores do que correr uma maratona.

A professora de Medicina e Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Harvard nos Estados Unidos, I-Min Lee, fala que correr longas distâncias não faz bem para as articulações e nem para o sistema digestivo de uma pessoa.

publicidade

Com isso, a proposta da professora para atividades físicas inclui outros cinco exercícios que trazem mais benefícios que vão desde a perda de peso até a ganho de massa corporal, fortalecimento dos ossos e proteção do coração.

Acredite, para os pesquisadores de Harvard, das cinco melhores atividades físicas, nenhuma delas é de correr.

Veja a seguir quais são as cinco atividades físicas mais benéficas para a saúde em longo e curto prazo de acordo a professora de Medicina de Harvard I-Min Lee.

As cinco melhores atividades físicas para perder peso e ganhar massa

Confira a seguir, de acordo com a professora de Medicina de Harvard, I-Min Lee, quais são as melhores atividades físicas para você que quer perder peso e ganhar mais massa muscular.

publicidade

1 – Natação 

Segundo os autores do boletim de saúde de Harvard Healthbeat, a natação se trata do exercício perfeito para ganhar massa e perder gordura corporal.

Na natação a pessoa trabalha quase todos os músculos do corpo, eleva a frequência cardíaca e pode melhorar a proteção do cérebro da deterioração e a saúde do coração relacionada à idade.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

O hábito de nadar regularmente entre trinta e quarenta e cinco minutos é um exercício aeróbico que ajuda a combater a depressão, como também a elevar o estado de ânimo e a diminuição do estresse.

Para a professora Lee, a natação é uma ótima atividade física para pessoas com artrite. Já para o diretor da empresa de treinamento Home Wellness, Ángel Merchán, não acredita na existência de uma treinamento perfeito baseado em apenas uma modalidade, embora o considere bastante completo.

publicidade

Por isso, é preciso que a pessoa tenha uma abordagem incluindo diversas práticas. As cargas e os impactos na natação são também necessárias para a prevenção da osteoporose e para o estímulo dos tendões.

Portanto, você deve combinar a natação com um trabalho de força, com pesos, e de impacto, corrida.

2 – Treinamento de força 

A realização desse tipo de atividade física requer o uso do peso para criar resistência contra a gravidade. O peso pode se o próprio corpo, tiras elásticas ou pesos com ou sem alça.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

O treinamento de força trata-se de uma exercício fundamental em qualquer tipo de treinamento, como melhorar o força muscular, prevenir lesões ou até mesmo ativar o metabolismo. 

Todos os tipos de pessoas podem e devem fazê-lo, mas claro que de forma adaptada para cada situação. Para as pessoas na terceira idade, o treinamento de peso ajuda no combate a vários problemas comuns, como dores nos joelhos e nas costas, osteoporose e sobrepeso.

Além disso, o treinamento de força é essencial para manter o peso que se perdeu, proteção dos ossos e músculos, melhoramento no mecanismo do corpo, assim, tornando a pessoa mais consciente de cada movimento.

3 – Tai Chi (Arte marcial)

Tai Chi é uma arte marcial chinesa que combina uma série de delicados movimentos e fluidos para criar uma espécie de meditação em movimento.

O exercício físico é praticado bem lentamente e suave com um alto grau de concentração dando uma atenção especial para a respiração em profundidade.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

Como são as próprias pessoas que definem o seu próprio ritmo, a atividade física é acessível para várias pessoas, independentemente da idade ou da condição física.

A arte marcial Tai Chi é uma ótima atividade para os mais velhos, pois o equilíbrio é um componente essencial da condição física e é algo que perdemos com o avançar da idade.

Além disso, esse tipo de exercício físico melhora a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio, previne o surgimento de dores lombares e problemas na coluna vertebral.

Com o Tai Chi, você pode aprender a respirar e a canalizar as energias, como também melhorar o sono e a relaxar o corpo e a mente.

Qualquer pessoa pode realizar essa atividade, pois ele não provoca nenhum tipo de impacto.

4 – Caminhar 

Vários estudos e pesquisas apontam que a caminhada durante pelo menos trinta minutos, mesmo sendo em um ritmo moderado ou pausado, pode trazer para a pessoa vários benefícios, tanto para o corpo como para mente.

Para as pessoas com depressão severa, esse tipo de atividade física pode contribuir para uma redução clinicamente muito importante.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

A caminhada é uma atividade física que melhora o sistema cardiovascular, podendo ajudar também no fortalecimento da parte inferior do corpo nas pessoas mais velhas e naquelas que têm pouca condição física.

Essa atividade também tem o poder de diminuir os níveis de colesterol, que é essencial para as pessoas com diabetes, reforça o sistema imunológico, melhora a circulação e oxigenação do corpo.

5 – Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel é muito importante para as mulheres e os homens, pois eles ajudam a fortalecer a região pélvica.

À medida que nós vamos envelhecendo, a região pélvica, que inclui o útero, a bexiga, o intestina delgado e o reto, fragiliza-se. Portanto, manter esse conjunto com resistência traz muitos benefícios como o de evitar vazamentos da bexiga.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

Segundo os pesquisadores de Harvard, a forma mais correta de fazer os exercícios de Kegel é comprimir os músculos usados para segurar a urina ou os gases durante dois ou três segundo, soltar e repetir todo o processo por dez vezes, de quatro a cinco vezes por dia.

Porém, para o fato de que a realização de uma quantidade muito grande desses exercícios pode levar a um enfraquecimento dos músculos da região pélvica, assim provocando uma nova redução da capacidade de controlar a bexiga.

Gostou de saber mais sobre as cinco atividades físicas que os pesquisadores da Universidade de harvard recomendam para quem quer perder peso e ganhar massa muscular? Então deixe nos comentários a sua opinião, ficaremos felizes em saber. Bom treino!