Siga esses passos para fazer seu DEVOCIONAL bíblico corretamente

Use a Bíblia de forma correta nos seus devocionais!

Siga esses passos para fazer seu DEVOCIONAL bíblico corretamente
Siga esses passos para fazer seu DEVOCIONAL bíblico corretamente

Todas as pessoas que são fieis a Palavra de Deus precisa conhecer mais ao Senhor e como servir corretamente o nosso Criador e Redentor. Sabe como podemos fazer isso? Fazendo um devocional bíblico.

Os estudos e devocionais bíblicos são uma maneira de um cristão verdadeiro e sua família conhecer mais a Deus e se aproximar de Suas maravilhas.

Para um cristão verdadeiro, o estudo e um devocional bíblico não é uma opção, mas sim o seu dever.

Te interessa?

Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (1 João 1:9)

A verdade é que todo tipo de leitura da Palavra de Deus em que estamos envolvidos deve ser um devocional bíblico.

devocional bíblico

Qual a importância de um devocional bíblico na vida cristã?

Você sabe qual é o objetivo principal de um cristão em sempre buscar Deus em devocionais? O objetivo principal é conhecer melhor o nosso Senhor por meio de Sua Sagrada Palavra.

É por esse motivo que um devocional bíblico é extremamente importante na vida de um cristão verdadeiro.

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hebreus 11:6)

Um filho de Deus não abandona o estudo da Bíblia, isso porque o conhecimento obtido esse hábito é alimento para a alma e para o corpo.

Portanto, você precisa aprender a fazer um ótimo devocional bíblico e ter uma vida com Deus mais forte e verdadeira.

Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! (Tiago 4:8)

devocional bíblico

Transforme sua vida espiritual com devocionais

Você precisa entender que aprender a estudar corretamente a Palavra de Deus permitirá que você fale com Ele diretamente.

A verdade é que o seu coração se encherá de alegra e não demorará muito para que as pessoas o seu redor comecem a notar você diferente.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (João 15:15)

Um cristão verdadeiro tem uma força interior que as pessoas através dos seus olhos enxergaram o brilho da glória de Jesus Cristo em sua vida.

Além disso, um devocional a luz a Bíblia fará você entrar em sintonia com Deus, fazendo assim com que você tenha mais confiança e determinada nos momentos de dificuldades.

O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria. (Sofonias 3:17)

Como fazer um devocional bíblico?

Se você não é uma pessoa experiente em relação a dar início a um estudo da Palavra Sagrada, é importante seguir alguns passos para que o processo tenha resultado significativo.

O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. (Salmos 14:2)

devocional bíblico

Confira a seguir alguns passos que você deve seguir para fazer um devocional com base bíblica e conhecer mais a Deus.

Aqui estão algumas coisas que você precisa ter para começar um devocional:

  • Um lugar tranquilo e longe de distrações;
  • Uma Bíblia Sagrada. Se possível, física, para evitar distrações; 
  • Um caderno com lápis ou caneta;
  • Um plano de leitura da Bíblia;
  • Ter um coração aberto para ouvir a voz de Deus.

Veja a seguir 3 passos fundamentais para você seguir a risca e aproveitar cada minuto dessa experiência com nosso Criador e Redentor. São eles:

1 – Ore pedindo a Deus para falar com você através da Bíblia

A verdade é que Deus pode sim nos mostrar o que você tem a ouvir e receber de bênção, perdão ou orientação para a vida, isso por Sua Palavra ser viva em nossos corações.

devocional bíblico

Em nome de Jesus Cristo, abra o seu coração pecador e sua mente cheia de distrações e tenha uma expectativa de que Deus curará suas falhas.

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. (Salmos 63:1)

2 – Leia a Palavra de Deus diariamente

Você pode seguir o seu plano de leitura da Bíblia até que o Espírito Santo de Deus destaque uma palavra de sabedoria ou conforto para você.

Em oração e entregando o momento de estudo para Cristo Jesus, você notará com facilidade um versículo ou uma passagem inteira específica para você.

E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. (1 Crônicas 28:9)

3 – Deixe tudo registrado em um caderno

Agora chegou o início de sua jornada em relação à vida diária com Cristo Jesus.

Lembra do caderno como itens que você precisa para um devocional? Use ele para escrever tudo o que aconteceu no momento do estudo.

Reserve as primeiras páginas do seu caderno de devocional para o conteúdo diário, assim, adicionando três colunas para Data, Título e Escritura.

Logo após, vire a sua página para iniciar a sua primeira seção de estudos da Palavra de Deus. Não se esqueça se sempre botar a data na devocional.

E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. (Deuteronômio 4:29)

devocional bíblico

Refletindo na Palavra de Deus nos devocionais diários

É fundamental para sua vida cristã você reservar um pouco do seu tempo de devocional e estudo da Bíblia para meditar e refletir pessoalmente sobre o que leu.

Peça ao Espírito Santo entendimento e conhecimento para extrair do texto uma palavra de conforto, bênção e remissão de pecado.

Busque em Jesus Cristo a verdadeira força para lutar contra o pecado desse mundo e ser uma pessoa vencedora.

Você gostou de saber mais como fazer um devocional bíblico corretamente? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais sobre nosso Criador.

Veja mais ›
Fechar