Esses são os documentos necessários para viajar de avião dentro do Brasil

Pronto para engatar a viagem?

Esses são os documentos necessários para viajar de avião dentro do Brasil
Esses são os documentos necessários para viajar de avião dentro do Brasil

Você deve concordar com a gente que organizar toda a documentação em um planejamento de viagem, com certeza, é uma parte um pouco chata e pode ser estressante caso você esqueça de algo.

Para te ajudar e evitar que isso aconteça, trouxemos para você uma lista com todos os documentos que você vai precisar para realizar uma viagem nacional, estando ou não acompanhado por menores de idade.

Vamos te explicar direitinho quais os documentos são válidos e em quais casos você precisa ter um pouco mais de atenção por ser algo mais burocrático.

Te interessa?

Já vamos te adiantando que viajar com crianças torna tudo um pouco mais trabalhoso, mas nada impossível. Vamos te ajudar com isso.

Então já prepara papel e caneta para anotar todos os detalhes e se organizar com tranquilidade para uma viagem inesquecível.

Vamos dar uma conferida nessa documentação?

Esses são os documentos necessários para viajar de avião dentro do Brasil
Esses são os documentos necessários para viajar de avião dentro do Brasil

Documentos viagens nacionais

Documentos necessários para adultos

Temos uma notícia muito boa para te dar. Se você é um adulto acima dos 18 anos completos, para poder embarcar em um voo nacional, só precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Existem vários documentos que se enquadram nessa classificação e vamos te mostrar um por um quais são e quais as exigências com relação a validade e estado de conservação.

Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar?

RG e CPF

Esses são os dois documentos que vêm em mente quando se falar em documentação oficial com foto. Mas lembre-se que o cartão de CPF sozinho não vale de nada porque não tem foto, logo não pode identificar o passageiro.

Com relação ao RG ele precisa estar com a data de emissão de no máximo dez anos, uma vez que nesse tempo a pessoa pode mudar muito e ficar difícil a sua identificação. Fique atento a esses pequenos detalhes.

Caso o seu RG tenha sido emitido há mais de dez anos e você não tenha nenhum outro documento oficial com foto, providencie outro com antecedência.

CNH ou CNH-e

Para os habilitados, a carteira de RG fica um pouco esquecida e toda a sua identificação no dia-a-dia fica por conta da carteira de habilitação. Ela também serve para ser apresentada no aeroporto para validar o seu embarque.

Em alguns aeroportos, você pode apresentar as duas versões, tanto a impressa convencional quanto a eletrônica. Apenas fique atento para que ela esteja dentro da validade e esteja no modelo novo. Mas em outros, apenas a versão impressa convencional.

Então pesquise bem sobre o aeroporto da sua cidade e o aeroporto da cidade que é seu destino da sua viagem para ficar sabendo como funciona nesses lugares e já se organizar com relação a isso também.

Quanto custa viajar para Portugal? Anote os documentos e os custos!

Passaporte

Se você acha que o passaporte só serve para ser apresentado em caso de voos internacionais, está enganado.

Por ter foto e ser possível a identificação da pessoa, serve como documento oficial que, pode sim, ser apresentado na hora do seu embarque mesmo sendo uma viagem nacional. Mas vale lembrar aqui também que ele precisa está dentro da validade, certo?

Carteira de trabalho

Outra documentação que serve como identificação na hora do seu embarque de voo nacional.

Apenas se preocupe com o seu estado de conservação, porque assim como a carteira de RG, precisa estar em bom estado para que seja possível identificar você.

Mas diferente do RG, não tem a questão de data de emissão máxima de dez anos. Cabe ao bom senso da pessoa de saber que não estar muito diferente na foto.

DNI

Esse documento, com certeza é uma novidade para você e, de fato, você nem pensou nele como identificação para uma viagem nacional.

Ele é o novo documento de identidade do Brasil, que foi lançado pelo Governo Federal. O interessante do DNI é que é possível inserir informações de outros 10 documentos.

Programe sua viagem para a Grécia: como ir e quanto custará

Documentos necessários para viajar (menores de 12 anos)

Caso você vá viajar com alguma criança, saiba que o processo é um pouco mais burocrático. No caso de crianças menores de 12 anos é obrigatório que estejam acompanhadas e precisa apresentar RG, passaporte ou certidão nascimento em seu nome.

Se for apresentar o passaporte e caso ainda não tenha, entre o site da Polícia Federal para providenciá-lo com antecedência.

Por ser um documento emitido para uma pessoa menor de idade, o processo de emissão também é um pouco burocrático e requer vários outros documentos dos responsáveis e também da criança.

Agora uma informação muito importante:

caso a viagem seja com tios ou avós, é necessário ter a certidão de nascimento.

O documento deve comprovar o parentesco com o de menor. Além disso, o adulto deve apresentar um documento oficial com foto.

Mas caso a viagem seja com um adulto que não tenha nenhum grau de parentesco com a criança, o adulto deve apresentar autorização do pai, mãe ou responsável da criança com firma reconhecida.

60 lugares para viajar no Brasil barato e que merecem sua visita

Documentos necessários para menores desacompanhados

Para o caso de menores de 18 anos, mas maiores de 12 anos, a burocracia é um pouco mais tranquila.

Neste caso, eles podem viajar desacompanhados, sendo necessário apenas a apresentação de passaporte, carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Mas independente dos casos de viagem com criança, esteja atento aos detalhes para não esquecer nada com relação a documentação e acabar se estressando.

Caso você não vá viajar com criança, essa questão de documento fica mais simples.

Agora que você já tem todas as suas dúvidas esclarecidas com relação a documentação para uma viagem nacional, já comece a se organizar para evitar que possíveis imprevistos aconteçam.

Como você já sabe, tudo em uma viagem tem que ser organizado com antecedência e não vai ser diferente com os documentos, certo?

Até porque sem eles você não vai para lugar algum. Tenha isso em mente e organize tudo principalmente se você precisar realizar ainda a emissão porque ainda não tem.

Fique atento também aos prazos de emissão com relação a data da sua viagem para que dê tempo de fazer tudo. Faça tudo com calma que vai dar certo. Boa viagem e divirta-se.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar