Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar

Saiba todos os documentos que você precisa providenciar para a sua próxima viagem!

Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar
Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar

Organizar uma viagem pode ser muitas vezes prazeroso. Pesquisar e procurar hospedagens e passagens já imaginando como tudo vai ser e ficar naquela expectativa por essa experiência incrível que está chegando.

Mas muitas vezes essa organização pode te dar um pouco de dor de cabeça e você precisa estar atento para que isso não aconteça.

Na maioria dos casos, os empecilhos acontecem com relação às documentações.

Te interessa?

O que é obrigatório, o que não é ou até mesmo onde solicitar a emissão, são várias perguntas e coisas para providenciar que realmente fica difícil não se estressar um pouco.

Mas calma, estamos aqui para garantir que você não se estresse e que tenha tudo organizando com relação a sua documentação para a próxima viagem.

Listamos para você todos os documentos que são exigidos para viajar para algum lugar aqui do Brasil ou até mesmo para fora dele.

Fique atento a tudo, porque alguns casos de solicitação, caso você ainda não tenha o documento, podem ser mais burocráticos que outros, o que pode atrapalhar a data da sua viagem. Vamos dar uma olhada que documentos são esses?

Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar
Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar

Documentos necessários para viagens nacionais

Carteira de identidade nacional

Vamos começar nossa lista com o documento mais importante, não só em relação à viagens, mas a tudo na vida de uma pessoa.

É de extrema importância que você ande com um documento de identificação oficial com foto para todo lugar que você vá, você pode precisar dele para qualquer intercorrência.

No caso de viagens nacionais, ele é imprescindível!

Até para compra de passagens online, por exemplo, você precisa do seu número de identificação que é emitido na carteira. E para embarcar, seja em avião ou ônibus, é obrigatório que você apresente ele.

Essas são as melhores AGÊNCIAS de viagens para suas férias

Cartão do plano de saúde ou carteira do SUS

Para você viajar, não é obrigatório que apresente a carteira do plano de saúde, mas já vamos te avisando e alertando que é muito importante que você esteja com ela.

É outro tipo de documento que você precisa estar com ele sempre, afinal, alguma emergência médica pode acontecer a qualquer momento.

Antes de viajar, pesquise se o seu plano de saúde cobre atendimentos para o lugar que você vai.

Caso não cubra, não esqueça de levar o cartão do SUS, o serviço gratuito do governo que permite que você tenha consultas médicas. Não se esqueça de nenhum desses dois. Esteja prevenido!

Carteira de Vacinação

No cenário de pandemia que o mundo ainda está vivendo nos dias de hoje, o comprovante de vacinação contra o COVID-19 tornou-se um documento quase obrigatório para poder transitar nos lugares da cidade.

Isso mesmo, quase! Isso porque, no caso de uma viagem nacional, você não precisa apresentá-lo no aeroporto ou rodoviária. Mas você pode precisar dele para entrar em um shopping na cidade que está indo, por exemplo.

Muito lugares espalhados pelo Brasil decretaram obrigatória a vacinação completa para entrar em shoppings e restaurantes, por exemplo. Então, esteja atento a isso e não se esqueça de levar esse documento na sua bolsa.

Documentos necessários para viagens internacionais

Passaporte

Assim como você não viaja para qualquer lugar do Brasil sem um documento de identificação oficial com foto, você não pode viajar, para os país que estão fora do Mercosul, sem um passaporte.

É um documento de identificação oficial, mas agora internacional e é obrigatório.

Caso você ainda não tenha, o processo de emissão é bem simples e não demora tanto. Todo ele é feito pelo site da Polícia Federal e só precisa ir uma vez para tirar a foto e resolver questões burocráticas. Normalmente fica pronto em 15 dias.

Como viajar com cachorro de avião? Regras e DICAS de precauções

O visto

Quando já tiver decidido para qual país vai viajar, procure saber se exige a apresentação do visto. Isso porque, esse documento não é obrigatório para todos os países, o que é uma notícia boa porque pode ser uma preocupação a menos dependendo para onde você vai.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Em alguns países da Europa, por exemplo, turistas não precisam de visto e podem permanecer no país por até 90 dias. Mas cada lugar tem seus critérios e exigências que você precisa estar atento para evitar estresses com relação a isso.

Esses são todos os DOCUMENTOS necessários para conseguir viajar

Outra coisa que vale lembrar…

Não pesquise apenas sobre o país que é seu destino final. Caso você faça uma escala em outro país antes de chegar, precisa verificar também se é exigido o visto de trânsito por lá.

Se sim, precisa emitir de forma obrigatória, para apresentar quando desembarcar por lá. Não se esqueça de pesquisar sobre isso. É muito importante.

Certificado Internacional de Vacinação

Diferentemente das viagens nacionais, para as viagens internacionais, pode-se dizer que o passaporte de vacinação contra a COVID-19 já é considerado obrigatório pela maioria dos países.

Afinal, é um protocolo de segurança para impedir a proliferação do vírus, então para embarcar, você precisa estar com a vacinação completa e apresentar a comprovação para os agentes sanitários.

Seguro viagem

Antes de mais nada saiba que não são todos os países que cobram de forma obrigatória um seguro de viagem. Na América Latina, por exemplo, apenas em Cuba e na Venezuela é obrigatório apresentar. Quando você decidir o destino da sua viagem, procure se informar sobre isso.

Esse documento é exigido mais pelos países da Europa, mas não por todos. E além de ser exigido, tem que ter um mínimo de valor de cobertura, mas isso depende de país para país.

Quanto custa viajar para Maldivas? Planeje da melhor FORMA

Comprovante de hospedagem

E para finalizar nossa lista, mas não menos importante, o comprovante de hospedagem.

Se você nunca viajou para fora do país, saiba que antes de embarcar você vai passar por agentes de imigração que vão te solicitar a comprovação que hospedagem, ou seja, comprovar que você está indo como turista.

É um documento obrigatório, certo? Serve para o governo do país que é destino da sua viagem controlar algumas questões econômicas. Então, sem essa documentação você não embarca. 

Organizar as documentações de uma viagem, pode ser de fato, a parte mais chata de todo o planejamento.

Mas não é nada de outro mundo e às vezes não é algo que demore muito para emitir ou seja muito burocrático.

Você só precisa prestar atenção ao que de fato é obrigatório e ficar atento ao prazo de emissão ou renovação, se for o caso. 

Pesquise sobre o local que você vai viajar e deixe tudo isso pronto o quanto antes. Quanto mais cedo, melhor e possivelmente menos imprevistos para acontecer. Boa viagem!

Veja mais ›
Fechar