É OURO! Brasil faz bonito na Olimpíada Internacional de Matemática

Representantes de 130 países participaram da Olimpíada

É muito legal ver o Brasil se destacando em competições internacionais. Basta lembrar, por exemplo, da emoção que é um gol na Copa do Mundo ou uma medalha olímpica. E foi justamente em uma Olimpíada (dessa vez, de Matemática) que o nosso país fez bonito e conquistou duas medalhas de ouro nesta última semana.

A competição foi em Oslo, na Noruega, e consagrou os estudantes brasileiros Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage com medalhas de ouro. Já Rodrigo Porto levou a prata, enquanto Eduardo Nascimento e Gabriel Torkomian levaram o bronze. Foi feita ainda uma menção honrosa ao estudante João Pedro Costa. Ou seja, muitos motivos para a gente se orgulhar!

Parabéns aos nossos estudantes (imagem: Galileu/Divulgação IMO 2022)

Olavo e Marcelo, que conquistaram o ouro, são estudantes de um colégio particular de São Paulo e já tinham conquistado a prata no ano passado. Agora, tiveram a alegria de superar suas próprias marcas. “Foi surpreendente, o resultado foi muito justo, porém bem apertado”, disse Marcelo, de 18 anos, em entrevista à Revista Galileu.

Te interessa?

A Olimpíada Internacional de Matemática teve a participação de nada mais nada menos do que estudantes de 130 países. Até chegar nela, é necessário estudar muito, se preparar e passar por uma série de provas.

“Competições menores como a OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas] dão vaga para a Olimpíada Brasileira de Matemática [OBM]. Chegando num bom resultado na [competição] nacional, os alunos conseguem passar para a seletiva internacional. Dentro dessa etapa existe uma bateria de testes que vai peneirando os alunos até chegar na equipe oficial”, explicou Olavo.

Olavo e Marcelo, medalhistas de ouro (imagem: Galileu/arquivo pessoal)

Como funciona a prova

A prova tem seis questões – o que pode parecer pouco, mas os problemas apresentados são extremamente complexos e exigem muito conhecimento, raciocínio e concentração. Não são testes que podem ser feitos seguindo uma fórmula decorada ou uma receita pronta.

“Comecei a participar pois tinha uma insatisfação muito grande com o conteúdo oferecido pela escola. Eu sentia que não era desafiado o suficiente, por isso decidi ir além. É isso que a olimpíada oferece, e nos tira da zona de conforto”, afirmou Otavio.

Na publicação da Galileu no Facebook, muitos usuários celebraram e mostraram orgulho pela conquista brasileira, estendendo os parabéns também aos professores dos alunos.

“Viva a boa educação que põe no pódio alunos condecorados pelos seus méritos! Que orgulho de quem os instruiu e de quem os fez por merecer.
“Parabéns a todos que apoiaram e aos professores dessa turma guerreira e vencedora!”

“Belo exemplo garotada! Que vocês continuem firmes por este caminho”

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Mensagens que definem também o nosso sentimento! Parabéns aos estudantes por levar o nome do Brasil ao pódio mundial da matemática e que todos tenham muitas conquistas pela frente.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar