Cientistas comprovam que é POSSÍVEL aprender enquanto dormimos. Acredita?

Entenda como essa técnica pode fazer você aprender mais e melhor!

Cientistas comprovam que é POSSÍVEL aprender enquanto dormimos. Acredita?
Cientistas comprovam que é POSSÍVEL aprender enquanto dormimos. Acredita?

A verdade é que há  para você e todas as pessoas do mundo apenas 24 horas em um dia, e geralmente cerca de um terço disso é gasto dormindo. 

Com isso, as pessoas ambiciosas com o sono sempre se perguntam se é possível aproveitar esse tempo e aprender uma nova habilidade ou até mesmo um idioma. Seria possível aprender dormindo?

Para muitas pessoas, absorver várias informações simples e complexas ou aprender uma nova habilidade do zero, como.ouvir uma gravação de áudio durante o sono é quase certamente impossível.

Te interessa?

Porém, várias pesquisas mostram que o cérebro do ser humano adormecido está longe de ser ocioso e que algumas.formas de aprendizado podem acontecer. Você sabia disso?

No entanto, ainda não foi determinado se vale a pena perder o sono por causa disso. Na verdade, por que não podemos nos lembrar de nossos sonhos? Veja mais sobre esse assunto a seguir!

aprender-enquanto-dorme

É possível aprender enquanto dormimos?

A ideia de aprender enquanto estamos dormindo – ou hipnopedia – tem uma longa história. A primeira pesquisada e publicada em 1914 realizada essa área demonstrou um benefício de memória e aprendizado com o sono. 

Com isso, a pesquisa descobriu que aprender um novo assunto ou habilidade à noite antes.de dormir resulta em uma melhor recordação em comparação com o aprendizado durante o dia.

Levando em consideração os resultados, foi graças a muitos estudos feitos desde então nessa área do sono que sabemos.agora que o sono é crucial para formar memórias de longo prazo do que encontramos durante o dia. 

O fato é que:

o cérebro adormecido repete as experiências aprendidas do dia e as.estabiliza movendo-as do hipocampo – área essa onde são formadas pela primeira vez, para regiões do cérebro. 

Visto que tantas coisas acontecem com as memórias de uma pessoa durante o sono, é natural perguntar se as memórias podem ser alteradas, intensificadas ou mesmo formadas de novo. Não é mesmo?

O que a pseudociência fala sobre aprender dormindo?

Você já ouviu falar na Psycho-Phone? Uma abordagem bastante popular para aprender dormindo era o Psycho-Phone, um dispositivo popular na década 30. 

Esse dispositivo transmitia várias mensagens motivacionais para as pessoas enquanto elas dormiam. Essa técnica supostamente ajudava várias pessoas a absorver ideias em seus subconscientes e a acordar com uma confiança radiante.

No início do crescimento dessa técnica de aprendizagem, parecia que a pesquisa apoiava a ideia por trás de dispositivos como o Psycho-Phone.

Por isso, alguns estudos anteriores descobriram que as pessoas aprenderam o material que encontraram durante o sono. 

Porém, essas descobertas em relação essa técnica foram desmascaradas na década de 50, quando os cientistas começaram a usar Eletroencefalografia para monitorar as ondas cerebrais do sono das pessoas.

aprender-enquanto-dorme

Com isso, os pesquisadores descobriram que, se alguma aprendizagem aconteceu, foi apenas porque os estímulos acordaram as pessoas dormindo

A verdade é que esses estudos pobres lançaram o aprendizado do sono na lata de lixo da pseudociência. Mas, nos últimos anos, as outras pesquisas descobriram que o cérebro humano pode não ser uma “bolha” total durante o sono. 

Essas descobertas sugerem que é possível para o cérebro adormecido absorver informações e até mesmo formar novas memórias. Porém, o problema é as memórias serem implícitas ou inconscientes. 

O que você pode aprender enquanto dorme?

Quando você for dormir esta noite, coloque um livro debaixo do seu travesseiro. Ao acordar amanhã de manhã, você terá todo o conteúdo sobre o assunto memorizado. Claro que isso é impossível de acontecer, não é mesmo?

Na verdade, acontece que existem algumas coisas que você pode aprender antes de entrar nesse mundo – ou pelo menos melhorar seu domínio – enquanto você cochila. 

A maioria das técnicas desse tipo de aprendizagem depende de uma coisa: som. Foi pensando nisso que selecionamos algumas habilidades que você pode aprender enquanto dorme. Veja a seguir!

aprender-enquanto-dorme

1 – Muitas palavras estrangeiras

Em um experimento recente realizado por pesquisadores, eles fizeram com que falantes nativos de um idioma em específico começassem a aprender outra língua, assim, começando com algum vocabulário básico. 

Por trás desse método, em seguida os pesquisadores pediram que as pessoas nativas de outra língua fossem dormir.

Sem o conhecimento das palavras estrangeiras que cochilavam, enquanto elas dormiam, os pesquisadores tocaram o som de algumas daquelas palavras básicas para um grupo deles. 

Já o outro grupo de pessoas  não foi exposto a tais sons das palavras estrangeiras. Mais tarde, quando eles foram testados nas palavras estrangeiras, o grupo que os ouviu durante a noite foi mais capaz de identificá-los e traduzi-los.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Portanto, se você quer aprender uma determinada língua estrangeira, comece a ouvir algumas dessas palavras antes de ir dormir. Ao acordar, faça o teste se você ainda consegue lembrar de cada uma delas.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

2 – Aprender várias habilidades musicais

Em outras pesquisas relacionadas a essa área do sono, os pesquisadores ensinaram um grupo de pessoas a tocar melodias de violão usando uma técnica emprestada do famoso videogame Guitar Hero

Depois dos testes todos os voluntários cochilaram. Quando eles acordaram, todos foram convidados a tocar a música novamente. Consequentemente ao processo de sono, eles conseguiram tocar as melodias.

aprender-enquanto-dorme

3 – Desenvolver habilidade de como proteger memórias

Os pesquisadores que realizaram um estudo na área da aprendizagem e sono acreditam que nosso cérebro usa um sistema de marcação especial para separar as memórias críticas das menos importantes. Você sabia disso?

As memórias em que o nosso cérebro sinaliza como “importantes” são enviados diretamente para a nossa memória de longo prazo, enquanto as memórias menos importantes são lavadas por outras novas.

4 – Lembrar onde coloca as coisas em casa

Em um estudo realizado em 2013, alguns pesquisadores fizeram com que 60 pessoas adultas saudáveis ​​usassem um computador para colocar um objeto virtual em um determinado local da tela

Quando as pessoas escolheram um local e colocaram o objeto lá, eles ouviram uma melodia específica. Em seguida, eles fizeram dois experimentos nos quais fizeram os participantes cochilarem por 1 hora.

Ao acordarem, eles conseguiram lembrar onde estavam os objetos na tela do computador.

Você gostou de saber mais sobre como aprender durante o sono pode ser possível quanto real? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar