É possível conseguir superar a PERDA de um ente muito querido?

Aprenda como lidar com a perda de um ente querido!

É possível conseguir superar a PERDA de um ente muito querido?
É possível conseguir superar a PERDA de um ente muito querido?

A verdade é que todo luto é natural se sentir assim. Depois de um tempo, fica menos dolorido. Saiba que você pode (e vai) se sentir melhor com o tempo, a pessoa que está sofrendo com a perda precisa de muito apoio emocional das outras pessoas.

Infelizmente, muitas pessoas acham que não é impossível superar a perda de um ente muito querido, contudo, é difícil, mas não impossível.

Encontrar uma ajuda solidária durante o luto pode ser a chave para a recuperação de uma pessoa que não aceita a perda de alguém que ama muito.

Os grupo de apoio, os membros da família, profissionais de saúde mental, organizações comunitárias e até os seus amigos podem ajudar no luto.

Mesmo que a situação esteja difícil, as pessoas que sofrem com luto devem percorrer o processo do sofrimento e devem também ter permissão para percorrer o seu próprio modo de lidar com a dor. O que não pode acontecer é reprimir os sentimento de perda.

como-lidar-luto

Os cuidados com a saúde mental no luto

Para muitas pessoas que cuidam de entes queridos com uma doença de longa duração e que pode levar a morte a qualquer momento, o processo de luto pode realmente se iniciar enquanto o ente ainda estão vivo e sofrendo com a enfermidade.

Essas pessoas que cuidam e estão próximos do familiar que está na beira da morte, elas vivem sob crises de ansiedade e estresse, especialmente se as perspectivas forem desanimadoras.

Se uma pessoa ou qualquer outra próxima ao falecido apresentar algum dos sintomas de luto, converse com um profissional de saúde ou profissional de saúde mental para saber se a saúde mental dessa pessoa está bem.

Certos tipos de tratamento de saúde mental têm demonstrado ajudar pessoas com luto complicado. O tratamento é importante, uma vez que pessoas com luto complicado correm o risco de piorar suas doenças emocionais e de suicídio.

53 Mensagens de APOIO para quem perdeu a mãe: acolha com carinho!

Como superar a perda de um ente muito querido?

Você conhece alguém que não consegue sair do luto profundo?

Você é uma dessas pessoas que não conseguem deixar de sofrer por causa da perda de alguém muito querida? É fundamental saber o jeito certo de superar um luto que o sofrimento não se torne algo pior, como doenças ou transtornos.

como-lidar-luto

A verdade é que a dor acontece com todos nós, perdendo ou não um ente muito querido. O tempo é um bom agente de cura para uma pessoa que sofre com o luto, porém, pode ajudar a reconhecer o luto e a tomar medidas para curar.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a lidar com a morte de alguém que você ama.

1 – Participar de homenagens e serviços fúnebres

Os serviços fúnebres, funerais e outras tradições ajudam as pessoas em luto profundo a enfrentar os primeiros dias e homenagear ao ente querido que morreu.

O fato é que o simples fato de estar na presença de outras pessoas que conheciam seu ente muito querido pode ser reconfortante. Acredite!

Como identificar pensamentos suicidas: 9 fatores de risco e uma pergunta

2 – Deixar os seus sentimentos e emoções serem expressas e liberadas com o luto

Não importa onde você esteja ou que está fazendo, não pare de chorar muito se sentir que vai chorar. Não se preocupe se ouvir determinadas músicas ou fazer certas coisas for doloroso porque traz de volta memórias da pessoa que você perdeu.

No processo do luto você precisa extravasar os seus sentimentos e emoções, não tenha vergonha de demonstrar o que sente. A hora é essa de chorar, gritar e sentir a dor no fundo do coração.

É natural se sentir assim, como se a dor não quisesse sair, mas um dia vai. Depois de um tempo, fica menos dolorido a dor que sente. Saiba que você pode e vai se sentir melhor com o tempo.

como-lidar-luto

3 – Falar sobre o luto com alguém quando puder

Muitas pessoas acham útil contar a história de sua perda ou falar sobre seus sentimentos para outras pessoas. Mas às vezes uma pessoa não sente vontade de falar sobre uma perda do ente muito querido, e isso também está tudo bem.

Ninguém deve se sentir pressionado a falar.

Mesmo assim, se puder, é importante sim fazer sobre o que está sentindo com outra pessoa. Falar sobre a pessoa que perdeu ajuda no processo de luto. Por mais que esteja doendo, conversar é um ótimo remédio.

10 exemplos de empatia que todo mudo deveria COPIAR e praticar

4 – Preservar memórias boas de quem partiu

É muito importante que a pessoa que sofre de luto criar um memorial ou homenagem ao ente que morreu, como plantar uma árvore ou jardim, ou homenagear a pessoa de forma adequada, como também participar de uma corrida ou caminhada beneficente em memória da pessoa.

Além disso, fazer uma caixa de recordações ou pasta que contenha fotos e lembretes da pessoa que morreu. Não esquecer de incluir lembranças, fotos, citações ou o que as outras pessoas escolherem também.

como-lidar-luto

5 – Procurar a ajuda de um grupo de apoio

Se uma pessoa acha que pode estar interessado em ir a um grupo de apoio ao luto de um ente muito querido, é importante procurar outras pessoas também, como conselheiros ou líderes religiosos.

A verdade é que uma pessoa de luto não precisa ficar sozinha com seus sentimentos ou sua dor.

Você gostou de saber como superar de verdade a perda de um ente muito querido? Então não perca mais tempo e compartilhe essas informações com pessoas que estão sofrendo com luto.

Ensine a essas pessoas a encontrarem a felicidade novamente mesmo perdendo o que mais ama.