LUTO dos parentes e Festas de Dezembro: se preparando e ajudando com afeto necessário (sem ser inconveniente)

Saiba o que fazer para apoiar pessoas de luto no Natal e Ano Novo em pandemia!

luto-dos-parentes-e-festas-em-dezembro-se-preparando-e-ajudando-com-afeto-necessario-sem-ser-inconveniente

É muito importante que as pessoas aprendam a lidar e apoiar o luto dos amigos e familiares neste período de festas de Natal e Ano Novo e se preparar para o mundo pós-pandemia. 

É bom usar da promessa para a vacina e o Ano Novo pós-covid para ajudar essas pessoas a superar a dor da perda e da esperança. A pandemia do novo coronavírus definitivamente complicou o processo de luto das pessoas esse ano. 

Quer esteja de luto pela perda de um parente ou pela simples perda da normalidade, infelizmente, todos nós estamos de luto em 2020.

Sem abraços nos funerais, atrasos nos rituais religiosos, restrições de viagens e restrições de reunião tornam difícil ter paz e dizer adeus. 

como-lidar-luto-natal-ano-novo

Somos privados da viabilidade das estratégias normais de enfrentamento de tradições, famílias, rotinas e conexão com a comunidade. O luto é um trabalho árduo em circunstâncias normais e esta pandemia mundial tornou o luto um grande desafio.

As famílias não conseguiram passar mais tempo com o ente querido antes e depois da morte dele, tornando a realidade da morte mais difícil de ser processada. O enlutado pode sentir um maior isolamento e falta de apoio social. 

Como apoiar o luto de entes queridos na pandemia?

Todas as barreiras impostas por essa pandemia aumentam o risco de um luto complicado. A fim de ajudar nossos entes queridos durante o luto, dar apoio é fundamental para encontrar esperança novamente

Até estar na primeira fila de um funeral, você pode não saber como apoiar alguém. É completamente normal não saber onde você está ao apoiar alguém, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus.

Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar essas pessoas.

como-lidar-luto-natal-ano-novo

10 maneiras de apoia uma pessoa de luto na pandemia

Você conhece alguma pessoa que está sofrendo por alguém que morreu? Esse ano não está sendo fácil para ninguém, muitas famílias se encontram sem esperanças, pois os números de mortos esse ano são aterrorizantes.

Confira a seguir como você pode ajudar alguém que sofre de luto em plena pandemia.

1 – Reconheça o seu lugar

É muito difícil saber se você é ou não uma família ou amigo “próximo”, especialmente com as restrições de coleta. Expressar seu desejo de estar presente, mas expressar respeito pelas restrições, pode abrir a porta para uma conversa mais profunda. 

Em um momento como este, deixe seu coração guiá-lo. Você pode não ser necessário imediatamente, mas verificar novamente em uma semana ou um mês pode ser útil.

2 – Não pergunte, faça

Perguntar se há algo que você pode fazer é uma pergunta retórica; você nunca obterá uma resposta. 

Em vez disso, pense no que você pode fazer e apenas fazer, como:

  • Deixar comida pronta;
  • Arrumar a casa da pessoa de luto;
  • Ajudar nas dispensas, se for o caso;
  • Cuidar das crianças por alguns dias;
  • Fazer uma doação em nome de uma pessoa querida;
  • Enviar um pacote de recordações;
  • Ligar e deixar uma mensagem para verificar.

como-lidar-luto-natal-ano-novo

3 – Encontre formas de honrar a vida de um ente querido

Encontre uma instituição de caridade para apoiar ou organizar uma página de memorial online. Crie uma nuvem virtual de palavras com os traços de caráter admiráveis ​​da pessoa que faleceu.

Lute por uma causa na qual ele ou ela acreditava. Honre a imagem da pessoa que se foi junto com sua família de luto.

4 – Mantenha as memórias vivas

À medida que avançamos pela vida, essas memórias podem se tornar mais essenciais para nos definirmos. Não evite falar sobre a pessoa que faleceu; em vez disso, relembrar é uma ótima maneira de manter a pessoa viva conosco. 

Peça aos amigos para gravar mensagens de vídeo de memórias e fazer uma montagem de vídeo colaborativa. Guarde uma memória física para transportar como uma foto ou um objeto que o faça lembrar daquela pessoa que passou. 

Além disso, incorporar a pessoa que passou nas tradições familiares é uma forma de mantê-los próximos.

5 – Mantenha sempre contato

Mantenha contato em um mês, três ou seis meses e principalmente nos feriados. Mesmo com o passar dos anos, continue a apoiá-los. 

como-lidar-luto-natal-ano-novo

Envie uma mensagem, bate-papo por vídeo, texto, mas continue enviando mensagens. Não importa quantos anos se passem, a dor ainda está lá. Não diminui com o tempo. Lembrar de cada aniversário e aniversário de morte é significativo.

6 – Incentive a pessoa a seguir em frente

Um equívoco comum é que uma pessoa enlutada precisa seguir em frente. Não há como seguir em frente com a morte. Quando seu ente querido falar sobre perda, mesmo vários anos depois, resista ao impulso de mudar de assunto.

Pode ser mais fácil fingir que não aconteceu ou evitar falar sobre a perda. O luto não é algo a ser ignorado ou evitado. 

Não se deve presumir que, com o passar do tempo, a pessoa supere isso. Ouvir e se envolver pode realmente ajudar seu ente querido a se sentir apoiado.

7 – Expresse sua preocupação e tristeza

Assim que você receber a má notícia, entre imediatamente em contato com o seu amigo ou algum membro da pessoa que morrer para dizer que se importa com a situação.

como-lidar-luto-natal-ano-novo

8 – Seja um ombro amigo

Disponibilize os seus ombros para os entes queridos chorarem, ofereça-se para visitar as pessoas e simplesmente passar um tempo sentado ao lado delas. Seja uma pessoa forte!

9 – Fuja dos clichês

As pessoas de luta costumam ouvir vários clichês como forma de consolo. Infelizmente, nem sempre essas “frases de efeitos” ajudam essas pessoas, por isso, evite falar esses tipos de frases, como:

  • Eu sei como você se sente agora;
  • Isso estava nos planos de Deus;
  • Isso era para acontecer;
  • Ele(a) está em um lugar melhor;
  • Poderia ser pior.

10 – Não force conversas sobre a causa do falecimento

Não tente forçar a barra e ficar prolongando conversas sobre a causa do falecimento da pessoa. Muitas pessoas de luto preferem ficar em silêncio, apenas relembrando momentos bons com a pessoa que morreu.

como-lidar-luto-natal-ano-novo

O luto é muito pessoal e a maneira como uma pessoa o experimenta pode ser diferente da outra. Todas as dicas acima podem se aplicar a pessoas que estão de luto por coisas diferentes, seja:

  • Divórcio;
  • Perda de saúde
  • Perda de um ente querido. 

Portanto, nesta época de festas de Natal e Ano Novo, no meio de comprar presentes e ficar seguro em casa, considere chegar a todas as pessoas que você conhece que podem ter perdido alguém este ano e em todos os anos que se passaram.

Porque a cada ano que passa a dor não diminui, você apenas aprende a conviver com ela.

publicidade