10 exemplos de empatia que todo mudo deveria COPIAR e praticar

Aprenda de falto como ser uma pessoa com empatia com esses exemplos!

10 exemplos de empatia que todo mudo deveria COPIAR e praticar
10 exemplos de empatia que todo mudo deveria COPIAR e praticar

A verdade é que estamos vivendo em um mundo agitado, complexo e estressante. Nesse cenário atual, a empatia é a cola que mantém os relacionamentos juntos entre pessoas civilizadas. 

Se uma pessoa deseja se conectar com os seus amigos, os clientes no trabalho ou até mesmo os filhos, ela precisa dominar a arte da comunicação empática. 

Ser uma pessoa empática é definida como a ter a capacidade de apagar as emoções dos outros e compreender sua perspectiva também. 

É possível aprender a ser uma pessoa com empatia?

Quando um indivíduo se sente aceita e validada pela sociedade, isso gera confiança a autoestima. 

É o que uma determinada pessoa precisa para confortar um amigo de trabalho em luto, fazer com que outras  concordem com suas ideias ou diminuir a tensão com as circunstâncias da vida.

Não importa o que o mundo queria passar para você, o fato é que nós seres humanos são seres sociais e todos conseguimos desenvolver a empatia

A empatia é uma habilidade que pode ser desenvolvida e, como qualquer habilidade desenvolvida, essa pode ser cuidada por meio do esforço. 

exemplos-empatia

10 Exemplos de Empatia para Copiar e Praticar

Você quer ser uma pessoa mais empática, porém, não sabe muito por onde começar? Confira a seguir alguns exemplos concretos que irão ajudar você a ser uma pessoa mais empática e poder ajudar de verdade as pessoas que ama.

1 – Ser uma pessoa totalmente presente com os outros

A verdade é que muitas pessoas empáticas têm uma forma diferente de fazer outra se sentir como se ela fosse a única na sala. Isso não é maravilhoso? Não seria ótimo se todas as pessoas fossem assim ao conversar? 

Quando as pessoas com empatia interagem com alguém, elas dão a essa pessoa o presente de sua total atenção e respeito – o que é raro no mundo distraído de hoje. 

18 traços de integridade que só pessoas VERDADEIRAS possuem

2 – Dominar a arte de ouvir as outras pessoas

Para você realmente apoiar alguém que está precisando desabafar, você deve primeiro compreender essa pessoa e, primeiramente, saber ouvir. 

Se você quer ser uma pessoa com empatia, comece dedicando o se tempo para entender as prioridades, as motivações e as preferências de suas contrapartidas para ajudar uma pessoa de verdade.

exemplos-empatia

3 – Ser capaz de se comunicar não verbalmente

Em vez de você ignorar a emoção e o sentimento suavemente – com gentileza – comece pedindo que as pessoas descrevam o que está acontecendo com eles. 

O que vale aqui é que isso dá às pessoas a liberdade de compartilhar seus sentimentos e emoções abertamente, assim, sabendo que não serão julgadas ou criticadas por você – ou outras pessoas. 

Por isso, deixe as emoções e sentimentos fluírem livremente para você ser uma porta de entrada para a resolução produtiva de problemas.

4 – Saber fazer uma pausa

Em um esforço para ser uma pessoa útil para a sociedade, geralmente nós pulamos direto para terminar as frases das pessoas, oferecer conselhos ou interromper a conversa. Você conhece uma pessoa assim ou você é assim? 

10 motivos pelos quais você NUNCA deve mexer com uma pessoa empática

5 – Substituir dar conselhos por fazer perguntas

É importante você entender que em vez de oferecer sua opinião ou conselho, as pessoas empáticas fazem perguntas para entender melhor a perspectiva e a situação da outra pessoa.

Um bom exemplo de uma pessoa com empatia é o simples fato dessas pessoas saberem como lidar com as outras em momentos de dificuldades. Não adianta você querer dar várias soluções para os seus problemas se você não sabe bem o que essa pessoa está passando. Você entendeu?

Por isso, comece a ouvir mais e com atenção, não deixe passar nada para que você tenha todas as informações para só depois aconselhar.

exemplos-empatia

6 – Sempre falar incluindo o “nós”

Os líderes natos, as pessoas empáticas que sabem de verdade impactar a vida de outras pessoas tem o poder de incluir na tomada de decisão de outras pessoas.

Falar sobre como enfrentarão os desafios como uma equipe, uma dupla ou um grupo unido pela mesma causa,  é muito importante para que as outras pessoas se sintam fortalecidas e apoiadas por você.

7 – Entender o ponto de vista das outras pessoas

As pessoas que querem ser mais empáticas praticam sempre a habilidade de tomada de perspectiva em relação às outras pessoas do seu convívio pessoal.

Essas pessoas conseguem se colocar no lugar de outras pessoas só para terem o medo e imaginar com mais clareza o que podem estar enfrentando.

Você costuma fazer isso?

A verdade é que praticar essa habilidade pode ajudar e muito você se por no lugar da outra pessoa e ter a capacidade de poder enxergar o ponto de vista do mesmo.

Isso é muito importante para quando você estiver lidando com uma pessoa difícil de se relacionar e entender a situação, é importante assumir uma intenção positiva para ajudar o máximo.

Esse é o ÚNICO lado bom que existe no MATERIALISMO

8 – Não gostar de conflitos

Se você já é uma pessoa com empatia, provavelmente teme ou evita ativamente os conflitos, não é mesmo? A verdade é que uma sensibilidade mais elevada em comparação as outras pessoas podem facilitar para um indivíduo magoar seus sentimentos. 

Mesmo que as conversas e os comentários improvisados, isso ​​pode cortar mais profundamente, e você pode acabar levando as críticas mais para o lado pessoal.

Além disso, as discussões e conflitos internos também podem causar mais angústia em você.

exemplos-empatia

9 – Sentir que muitas vezes não se encaixa em determinadas situações

Apesar de você estar muito sintonizado com os sentimentos e as emoções das outras pessoas, muitas pessoas empáticas têm muito dificuldade em se relacionar com os outros.

Já outros podem não entender o real motivo de você fica exausto e estressado tão rapidamente. Nem sempre é fácil compartilhar a dor com outra pessoa, não é mesmo? 

Além disso, uma pessoa com empatia pode ter dificuldades para entender as emoções e sentimentos que absorve ou sente que não é “normal”.

18 sinais de que você namora uma pessoa NARCISISTA

10 – Usar bem o isolamento

Você sabia que o isolamento social pode ajudar as pessoas com empatia se recuperarem da opressão? Então fechar completamente o mundo pode parecer uma cura para muitas pessoas que querem ser empáticas. 

Porém, tome cuidado, pois o isolamento prolongado pode prejudicar a saúde mental e acarretar outros problemas.

Você gostou de saber mais sobre alguns exemplos para ser uma pessoa com empatia? Então não perca mais tempo e compartilhe essas informações com os seus amigos e familiares. Aproveite!