Ter amigos por perto causa ISTO no seu CÉREBRO

Entenda qual a importância de boas amizades para a saúde do seu cérebro!

Ter amigos por perto causa ISTO no seu CÉREBRO
Ter amigos por perto causa ISTO no seu CÉREBRO

É muito bom ter pessoas que para confiar, amar e chamar de amigo, não é mesmo? Você já parou para refletir o quão benéfico é para sua vida ter amizades saudáveis? 

A amizade pode ter um grande impacto na saúde física e mental de um ser humano, porém, .nem sempre é tão fácil assim construir ou manter pessoas verdadeiras que podemos chamar de amigos.

Entenda a seguir como a amizade verdadeira pode ser um grande aliado para a saúde do seu cérebro. Saiba qual a importância dos amigos em sua vida e como desenvolver e cultivar lindas amizades duradouras.

Quais os benefícios em ter amigos para a saúde?

Os bons amigos são ótimos aliados para uma boa manutenção de sua saúde. Você sabia disso? Isso mesmo, os amigos podem ajudar você a comemorar os momentos felizes e ainda fornecer apoio nos momentos difíceis. 

Ter amigos evita a tristeza e solidão e dão a você a oportunidade de oferecer a companhia necessária também .para enfrentar os problemas da vida. Além da amizade ser um ótimo aliado para sua saúde, ela também:

  • Aumenta o seu senso de pertencimento e propósito de vida;
  • Aumenta a sua felicidade e diminui o estresse e ansiedade;
  • Melhora a sua confiança e amor próprio;
  • Ajuda nos momentos de traumas, como doenças graves, perda de um emprego, morte de um familiar ou divórcio.
  • Incentiva você a mudar ou evitar maus hábitos.

Além do mais, os amigos também têm o poder de desempenhar um papel muito significativo na produção de uma saúde geral boa.

benefícios-amigos

As pessoas mais adultas com forte apoio social dos amigos têm um risco reduzido de muitos problemas, como:

  • Saúde mental;
  • Depressão;
  • Hipertensão;
  • Índice de Massa Corporal (IMC).

Alguns estudos descobriram até que pessoas mais velhos com uma vida social rica tendem a viver mais do que seus iguais com menos conexões com amigos.

É por ESSA razão que é melhor tirar algumas amizades da sua vida!

Como cultivar boa amizade e ter um cérebro saudável?

Você sabe a importância de ir à academia, comer bem e fazer exame geral regularmente no médico, não é mesmo? Mas será que existe algum benefício real na amizade para a saúde? A respostar é sim! 

A ciência deixa bem claro como os nossos amigos e conexões sociais contribuem para a saúde geral e o bem-estar do corpo e da mente. 

Os benefícios da amizade vai desde a redução do risco de doenças cardíacas até o fortalecimento do sistema imunológico, além disso, melhorar o condicionamento do cérebro. 

Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas para ajudar você a cultivar uma boa amizade e ter um cérebro saudável. Tenha uma boa qualidade de vida rodeado de verdadeiros amigos.

benefícios-amigos

1 – Faça um encontro divertido com os amigos

É muito importante que você se reúna com os seus amigos para uma aula na academia, divida uma sessão particular de Pilates ou treine juntos para uma caminhada ou corrida beneficente. Isso será muito bom para sua relação de amizade com outras pessoas também.

Além disso, as pessoas que fazem parceria para treinar com outras pessoas são mais aptas a seguir um regime de exercícios consistente e colher os benefícios do exercício regular, como um coração mais forte.

Portanto, quando você planejar uma caminhada ou agendar uma hora na quadra de futebol, há mais incentivos para você e seus amigos a seguir adiante e não decepcionar seus amigos.

2 – Faça viagens com os amigos

Quer seja uma viagem para outra cidade ou uma caminhada na floresta da cidade, sair da cidade com um amigo é uma ótima maneira de criar laços mais fortes entre os dois.

Além disso, os benefícios para a sua saúde de tirar algumas férias são impressionantes, pois, as férias com amigos aumentam a produtividade no trabalho, aumentam a longevidade e melhoram o humor. 

16 características que só as pessoas EMPÁTICAS possuem

3 – Seja um bom amigo independente da situação

É muito importante que você passe algum tempo com um amigo em seu parque local, biblioteca, local de culto (igreja) ou outro lugar que seja significativo para você. 

benefícios-amigos

A interação social com seu amigo e com novas pessoas é apenas uma parte da experiência gratificante que a amizade pode te proporcionar. 

É através desses gestos de amizade e companheirismo que você cultivará suas relações de amizades com outras pessoas. Seja um bom amigo independente da situação, seja ela ruim ou boa.

Seus amigos precisam entender como você lida com as diversidades da vida, boas pessoas procuram boas pessoas para viverem em harmonia. Ninguém vive no mundo sozinho, por isso, muitas amizades são construídas nas dificuldades da vida.

4 – Não deixe os amigos sozinhos em momentos difíceis

Independente do que o seu amigo estiver passando, nunca deixe ele sozinho. São nos momentos difíceis da vida que precisamos mais das pessoas ao nosso redor.

Além disso, isso mostrará para o seu amigo o quanto você está comprometido com essa amizade. É nos momentos de felicidades e tristezas que o seu amigo entenderá que você é e sempre será um braço forte nos momentos de tribulação.

Esse é o ÚNICO aliado para se ter um negócio de SUCESSO

5 – Faça parte de um clube

Para isso dar certo, é fundamental que você esteja interessado em livros ou culinária, xadrez ou algum instrumento musical, pois você encontrará pessoas com a mesma mentalidade quando entrar em um clube ou grupo. 

benefícios-amigos

Além disso, todas essas atividades desafiam seu cérebro, ajudando assim a protegê-lo contra a perda de memória e o aparecimento de doenças neurológicas como o mal de Alzheimer.

6 – Faça novos amigos

As amizades que você já tem são beneficiais para a sua saúde mental? É importante saber que construir novos relacionamentos de amizade com novas pessoas também pode ser bom para você. 

Por isso, cultivar relacionamentos de amizade com os clientes do seu trabalho que você encontra no dia a dia, na academia ou na cidade oferece benefícios para seu o ânimo. 

São várias as interações positivas com outras pessoas que fazem com que o seu cérebro libere níveis mais elevados do hormônio da sensação de bem-estar.

Você gostou de saber mais sobre como ter bons amigos pode ser um ótima aliado para a saúde do seu cérebro? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

publicidade