Entristecido de tanto trabalhar? Eclesiastes 4 trará um consolo extra para seu coração

Busque em Deus o consolo para o seu coração!

Entristecido de tanto trabalhar? Eclesiastes 4 trará um consolo extra para seu coração

Muitas vezes nos entristecemos com o trabalho e certas situações que passamos no dia a dia com os colegas. Muitas pessoas não sabem lidar com situações difíceis apresentadas no local de trabalho.

A verdade é que para muitas pessoas, o trabalho é um momento de tristeza, momentos em que ficou ações são travadas e conflitos internos e interpessoais não desenvolvidos.

São várias as pessoas que apresentam problemas e não sabem bem o que fazer. Você tem passado por momentos de dificuldades no trabalho?

Te interessa?

Tem andado entristecido de tanto trabalhar e não ver solução ou resultados?

A palavra de Deus tem muito a nos ensinar sobre como enfrentar as tristezas e os sentimentos ruins no local de trabalho.

Precisamos confiar em Deus e buscar soluções viáveis para solucionar problemas com outras pessoas no local de trabalho. 

Eclesiastes 4
Entristecido de tanto trabalhar? Eclesiastes 4 trará um consolo extra para seu coração. (Imagens: Unsplash)

O que Eclesiastes 4 pode nos ensinar sobre cansaço no trabalho?

Você deve buscar soluções em Cristo Jesus, pois ele verá as suas lágrimas, o filho de Deus tem o poder de controlar você, ele cuida dos seus opressores dentro do seu ambiente de trabalho.

De novo voltei a minha atenção e vi toda a opressão que ocorre debaixo do sol: Vi as lágrimas dos oprimidos, mas não há quem os console; o poder estava do lado dos seus opressores, e não há quem os console. (Eclesiastes 4:1)

Podemos aprender na palavra de Deus que o nosso criador e pai celestial tem um poder de solucionar os nossos problemas, até os impossíveis que não temos soluções para solucionar.

Nós temos muito que aprender com a palavra de Deus pois é lá que encontraremos soluções e luz para nossas questões. A grande dificuldade das pessoas é não confiar 100%. 

Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver! No entanto, melhor do que ambos é aquele que ainda não nasceu, que não viu o mal que se faz debaixo do sol. (Eclesiastes 4:2,3)

Se você está passando por dificuldades no trabalho não sabe o que fazer, o livro Eclesiastes na Bíblia tem muitos ensinamentos sobre como lidar em momentos difíceis da vida.

Eclesiastes 4

Um crente fiel é um bom trabalhador

O trabalho traz compensação para o corpo humano, o trabalho faz o homem feliz, realizado e ter um centro de competência diante de outras pessoas. A verdade é que ele é coisa de Deus.

  • Se Deus trabalha, porque nós não?

O que muitas pessoas não sabem é que um serviço braçal simples pode ser uma fonte de felicidade para um homem ou uma mulher.

Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento. O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. Melhor é ter um punhado com tranqüilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento. (Eclesiastes 4:4-6)

Dificuldades na vida todos nós temos, o grande diferencial é sobre o que você vai fazer nessas situações.

As pessoas tolas cruzam os braços e esperam as coisas caírem do céu, o homem de Deus em um verdadeiro fiel corre atrás dos seus objetivos e o pão de cada dia para sustentar a si mesmo e aos seus familiares.

Descobri ainda outra situação absurda debaixo do sol: Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. Ele sequer perguntava: “Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir? ” Isso também é absurdo. É um trabalho muito ingrato! (Eclesiastes 4:7,8)

Eclesiastes 4

Deus é a força necessária para caminhar

O homem de Deus sabe quais são as suas obrigações, sabe dos seus limites, por isso pede sabedoria e forças para que Deus sustente seus braços e pernas para realizar um trabalho digno.

Deus criou você para ser uma pessoa que trabalha, apesar das tristezas no local de trabalho você deve ser um crente fiel e temente a Deus sobre todas as coisas.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? (Eclesiastes 4:9-11)

Você deve demonstrar liderança, confiança, amor ao próximo, compaixão nos momentos de crise e desacordos de ideias com outras pessoas.

Eclesiastes 4

Encontre consolo em Deus no ambiente em que trabalha

Você não deve ser um homem sozinho, uma pessoa que prefere trabalhar sozinha e não querer ajuda de outras pessoas – isso é antibíblico. 

Aprendemos na palavra de Deus que um homem não deve estar sozinho, mas sim ter ajuda de outros irmãos, assim como também ajudar outras pessoas.

Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão. (Eclesiastes 4:12,13)

Uma pessoa sábia e que teme a vontade de Deus entende o seu propósito e confia nos planos de Deus para sua vida.

Um crente fiel entende que os momentos de dificuldades são momentos de aprendizado e crescimento pessoal.

O jovem pode ter saído da prisão e chegado ao trono, ou pode ter nascido pobre no país daquele rei. Percebi que, ainda assim, o povo que vivia debaixo do sol seguia o jovem, o sucessor do rei. O número dos que aderiram a ele era incontável. A geração seguinte, porém, não ficou satisfeita com o sucessor. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento. (Eclesiastes 4:14-16)

Eclesiastes 4

Se no seu local de trabalho as coisas andam difíceis, você deve buscar em Deus a força necessária para superar esses obstáculos e ter um aprendizado nos momentos cruciais onde sua interação pessoal deve ser testado.

Você gostou de saber mais sobre Eclesiastes 4  e como você deve encarar a tristeza no trabalho buscando em Deus a solução? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus familiares e amigos.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar