Esse texto da Martha Medeiro pode te transformar em uma outra pessoa!
Esse texto da Martha Medeiro pode te transformar em uma outra pessoa!

Esse texto da Martha Medeiros pode te transformar em uma outra pessoa!

Um pequeno texto que te transformará!

publicidade

Essa é uma escritora brasileira, desde os anos 90, quando passou a investir em sua carreira, que vem conquistando leitores e transformando a vida de muitas pessoas que passam por suas obras.

Com uma carreira sendo construída primeiramente através de crônicas incríveis, Martha Medeiro é dona dos livros que tanto nos faz pensar em nossa vida e sobre o que devemos fazer com ela.

Em 98, chegou a ganhar o Prêmio Açorianos de literatura com seu livro Topless na categoria Crônicas. Em 2004 e 2018, também chegou a receber o mesmo prêmio, quando estava concorrendo na mesma categoria dessa vez com o livro Montanha Russa e Um Lugar na Janela 2 – Relatos de Viagens.

publicidade

Ainda também 2004, chegou a ficar em segundo lugar ao concorrer na categoria Contos e Crônicas, do Prêmio Jabuti. Uma das mais tradicionais e conhecidas premiações que ocorrem desde 59, com várias categorias.

Ainda que você não seja um dos fãs que adoram a escrita da Martha Medeiros, com certeza você já deve ter se esbarrado com alguns de seus poemas. Uma característica ímpar dessa escritora, é nos fazer pensar sobre questões importantes da vida.

poema-martha-medeiros

Isso porque a própria Martha vivia de forma singular e repassava isso em seu modo de escrever. Certa vez disse o seguinte:

publicidade

“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”

Era isso que ela ensinava com seu hábito de escrever. Mas acima de tudo, havia uma coisa a qual precisava tanto e com certeza era uma das fontes de inspiração primordial para criações dos seus contos, crônicas e poemas.

Todas as pessoas de sucesso que implementaram hábitos em sua carreira – até mesmo em questões mais pessoais -, enfatizaram a importância do hábito da leitura. E uma frase escrita pela Martha Medeiros, nos faz repensar em todas as prioridades que estabelecemos em nosso viver.

O que Martha Medeiros nos ensina?

É muito comum as pessoas encontrarem todos os tipos de dificuldades para começar a ler. Algumas dizem que este hábito traz o tédio, outras relatam não conseguir se concentrar e a maioria dos que não leem, sempre fala que simplesmente não gosta de ler.

De forma clara, podemos dizer que isso acontece porque não encontraram o livro ideal, aquele que pode ser chamado a leitura que marca a toda sua vida.

livros-martha-medeiros

publicidade

Em uma frase sobre a importância da leitura na vida das pessoas, Martha Medeiros nos faz repensar quando diz:

Milhares de pessoas acreditam que ler é difícil, ler é chato, ler dá sono, e com isso atrasam seu desenvolvimento, atrofiam suas ideias, dão de comer a seus preconceitos, sem imaginar o quanto a leitura os libertaria dessa vida estreita. Ler civiliza.”

Ainda que seja uma frase pela qual definimos ser bem importante, se levarmos para parte prática esse hiper conselho, teríamos não só as nossas próprias vidas transformadas, mas bem como, a de muitas outras que nos cercam.

Ler é difícil, ler é chato, ler dá sono…

Com certeza você já ouviu falar alguma dessas afirmativas, ao questionar alguém quanto ao hábito de ler. Por parte, essas três pequenas afirmações podem até fazer um bom sentido, até mesmo para aquele leitor que é ávido em suas leituras.

Vamos esmiuçar essas três frases e encontrar uma solução correspondente para acabar de uma vez por todas, com todas as barreiras que nos impedem de devorar um bom livro?

a-importancia-da-leitura

A dificuldade de ler

Não existe nenhuma vergonha em abandonar um livro. A leitura muitas vezes pode ter uma grande dificuldade para algumas pessoas, quando elas não estão acostumadas com o tema abordado ou até mesmo a linguagem escolhida pelo autor.

Sendo assim, procure um livro ideal. Reconheça qual gênero lhe atrai mais e não tenha vergonha de começar a ler milhares deles. Esse será o ponto inicial que lhe dará a verdadeira vontade de conhecer outros ares.

Alguns livros lhe dão tédio

Você é uma das pessoas que são alucinadas por romances clássicos, repletos de cenas de amor e histórias que acabam com final feliz, com certeza não irá se agradar de primeira, por um livro de auto ficção científica.

Para que você consiga se encontrar e não ficar entediado com que deseja ler, é preciso aceitar o fato de que cada pessoa tem um gosto específico. Não adianta querer ser aquela pessoa que lê um livro em um dia, se você está tentando da forma errada.

Escolha o que gosta! Compre livros de acordo com seu paladar e não como dos outros. Isso fará com que o hábito da leitura se torna divertido para você.

ler-da-sono

Ficar com sono ao ler um livro

Essa é a questão mais simples para esse suposto problema em que as pessoas estão encontram desculpas. Mais uma vez em relação aos hábitos, tudo é questão de costume.

Para que você não sinta nenhuma sonolência durante o degustar de alguns livros, é preciso se habituar ao local e o horário em que você está lendo. De forma simples, faça o seu corpo entender que você está lendo para se divertir e não para dormir.

Não deixe o livro na cabeceira da cama para ler no final do dia. Se você sente sono, essa escolha só que fará de que ler é algo que você faz sempre que quer tirar uma soneca. Extinga esse costume!

Ler te torna mais civilizado

É através do hábito da leitura, que uma pessoa pode se encontrar em diversos papéis diferentes. Isso é uma das coisas mais importantes que temos que aprender em nossas vidas.

Em todos os momentos, devemos pensar e nos colocar no lugar dos outros. É uma grande porta de entrada para entender todos os conceitos sociais e nos envolver com as causas que mais nos afligem como ser humano e a convivência no meio da sociedade.

ler-te-transforma

Podemos falar de preconceitos, racismo, misoginia, machismo, intolerâncias religiosas, androcentrismo e qualquer outra que atrase uma pessoa como ser humano, começando a partir das leituras e trazendo questões relevantes para nossa vida real.

Estabelecer o hábito da leitura no ser humano, o faz sentir na pele tudo aquilo que outros passaram, tirar dúvidas sobre todos os tipos de questões e interagir entre você e o seu próprio eu, para refletir sobre a sua vida e a dos outros. 

Ler é uma das coisas mais importantes que você deve fazer em sua vida!