Exercício de Yoga para os Olhos: aprenda a técnica que mudará sua VIDA!

Aprenda um pouco mais sobre a Yoga e a aplique em suas necessidades!

Exercício de Yoga para os Olhos: aprenda a técnica que mudará sua VIDA!
Exercício de Yoga para os Olhos: aprenda a técnica que mudará sua VIDA!

Os olhos são uns dos órgãos mais incríveis que possuímos! Além da sua finalidade fisiológica, que permite enxergarmos o mundo em toda sua imensidão, eles são conhecidos como a verdadeira janela da alma

Dado esse fato, podemos afirmar que os olhos estão diretamente relacionados a nossa saúde. Poder enxergar é uma verdadeira dádiva e é por isso mesmo que neste artigo iremos abordar a técnica da Yoga que permite o fortalecimento desses órgãos. 

Cuidar da saúde deveria ser sempre uma prioridade para você! 

Se por algum motivo a sua visão vir a ficar prejudicada, você logo perceberá o quanto ela é importante! Atualmente, o mundo moderno conta com inúmeras distrações visualmente notáveis, o que a longo prazo pode afetar nossa visão, devido ao excesso de esforço

Você pode perceber alguns sinais disso como visão turva ou lacrimação. Mas e caso esses ou outros sintomas apareçam, o que você irá fazer para garantir a a saúde dos seus olhos? 

Bom, além de visitar seu oftalmologista regularmente uma outra técnica pode te ajudar a garantir sua saúde, o melhor de tudo é que ela é super simples e pode ser feita em casa ou em qualquer lugar

Conhecendo a Trataka 

Você já se perguntou como fazer para fortalecer seus olhos e preservar sua saúde ocular? Alguns exercícios simples podem ajudar nesse sentido. Se você nunca ouviu falar sobre a Yoga para os olhos está perdendo tempo! 

A técnica se chama Trataka e consiste em uma série de exercícios voltados especificamente para os olhos. Além disso, ela auxilia no foco e garante momentos de concentração intensa. 

Isso é ótimo em vários sentidos, não só do ponto de vista ocular. Ao praticar a Trataka, você garante alivio para pensamentos confusos e ajuda sua mente a organizar as ideias, garantindo melhores escolhas e atitudes. 

A técnica empregada nas empresas e no dia a dia… 

A Trataka é uma técnica versátil e que pode ser utilizada em muitos aspectos. Um deles é na vida corporativa. Em uma empresa onde os funcionários vivem sendo bombardeados por páginas online e quadros de aviso eletrônicos, nada mais justo do que aderir a Trataka

Ela pode ser utilizada como um exercício laboral, que auxilia sua visão antes de iniciar o trabalho. Essa técnica possibilita o fortalecimento dos olhos, garantindo que a exposição as telas provoquem menos danos. 

Uma outra forma de utilizar a Trataka é com as crianças!

A técnica pode fazer parte da construção de momentos lúdicos, onde involuntariamente as crianças poderão ser beneficiadas com o aumento do foco para os estudos. 

Então, se você está tendo problemas para colocar as crianças nos eixos, não pode deixar de aprofundar a pesquisa sobre a Trataka! Ela oferece benefícios rápidos, garantindo o melhor desempenho dos pequenos! 

Trataka e o contexto atual… 

Devido as inúmeras alterações causadas pela presença do novo coronavírus, existem profissionais trabalhando em sistema home office! Bem como existem crianças com aulas remotas. 

Levando em consideração o tempo de permanência em frente a tela do computador, a Trataka se apresenta como uma ótima solução para manter sua saúde em dias! Além dos movimentos propostos, é possível trabalhar a respiração, de modo a manter seu corpo e mente calmos! 

Sendo assim, além de garantir a saúde ocular, a Trataka funciona como uma ferramenta de revitalização corporal, que revigora ao mesmo tempo em que relaxa!

Além dos inúmeros benefícios já citados, a técnica também ajuda a controlar questões emocionais que podem estar prejudicando diferentes áreas da vida, incluindo sua visão! 

Aprendendo a técnica! 

Já aviso que para dar início ou fim a técnica, você precisa treinar seus olhos! Mas e como fazer isso? Fica tranquilo que vou explicar tudo! 

Para começar você precisa fazer um exercício popularmente conhecido como “empalmar”. Ele consiste em esfregar as mãos, uma contra a outra no intuito de esquenta-las. Depois disso, coloque-as em frente aos olhos. 

Você precisa posicionar a palma sobre a frente dos olhos e os dedos devem ficar apoiados em cima da testa. O calor da sua mão ajuda a relaxar a área dos olhos. O movimento deve ser repetido por alguns segundos e se você achar a posição cansativa, pode apoiar os braços sobre uma mesa! 

A seguir, você terá acesso a sequência de exercícios propostos pela Trataka. O ideal é que você esteja sentado de forma confortável e com a coluna reta! Depois, você precisa criar uma corda imaginária, sempre te erguendo. 

Caso a técnica esteja sendo aplicada em crianças, crie na mente delas a ideia de que são super heróis imponentes, detentores de uma postura firme

Agora vamos para o passo a passo! Você verá que a Trataka é uma técnica super simples e que traz benefícios rápidos! 

PRATICANDO TRATAKA 

  • Após a preparação, pisque os olhos algumas vezes para lubrifica-los. Durante a atividade você não vai poder piscar então se prepara! 
  • Sente-se em uma cadeira confortável ou colchonete. 
  • Você precisa iniciar com algumas repetições e ir aumentando gradativamente. Tudo o que fizer do lado esquerdo, precisará repetir para o outro lado. 
  • Com o seu braço direito esticado para a frente, mantenha a mão fechada, apenas com um sinal de “legal”. Os olhos devem ficar fixos na sua unha do polegar. 
  • Comece a movimentar o dedo em círculos, sem retirar o foco da visão. Lembre-se sempre de que a cabeça deve permanecer imóvel enquanto faz a atividade! 
  • Após algumas repetições, abaixe o braço para descansar e pisque os olhos repetidamente. 

  • Você deve repetir o exercício exatamente igual só que dessa vez com o braço esquerdo! 
  • Em seguida, descanse o braço e pisque várias vezes. 
  • Após isso, movimente o braço verticalmente e horizontalmente enquanto foca a visão na sua unha do dedão. 
  • Em seguida, faça o mesmo exercício com a mão esquerda. 
  • Por fim, posicione o braço na diagonal e olhe fixamente para o dedão. 
  • Repita o processo do outro lado! 
  • Agora, coloque a mão diante do seu rosto a cerca de um palmo do nariz. Aproxime e afaste o dedo enquanto nota a mudança na resolução; observe por alguns minutos e descanse! 

A segunda parte do exercício deve ser feita com uma vela. Acenda-a e fixe o seu olhar na chama por quanto tempo conseguir. Trabalhe sua respiração durante o processo. 

publicidade