Existe carnaval em outros países? Conheça os costumes mais BIZARROS

Veja quais são os países ao redor do mundo que comemoram o carnaval!

Existe carnaval em outros países? Conheça os costumes mais BIZARROS

O Carnaval é comemorada no Brasil desde o século XV, desde então, cresceu tanto que se tornou um feriado nacional. O Carnaval faz parte da cultura de todo o país e reconhecido como o maior do mundo.

Essa festa que acontece todo o ano, geralmente envolve desfiles de rua, caracterizado por elementos circenses, máscaras e fantasias e dependendo do estado do Brasil, lindos blocos carnavalescos. 

Já ao redor do mundo, o termo “Carnaval” é usado tradicionalmente em países que possuem uma grande presença católica em suas raízes culturais. Aqui no Brasil, os estados que sediam os carnavais mais populares são: Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Mas como é o carnaval ao redor do mundo? Você tem alguma ideia de como é comemorando o carnaval nos quatro cantos do planeta?

Pensando nisso, iremos detalhar como é comemorado o carnaval de 6 países ao redor do mundo. Você irá se encantar com a diversidade de culturas que abrilhantam todo ano o carnaval. 

1 – Carnaval de Québec (Canadá)

A festa é considerado o 3º maior festival de inverno do mundo. O grande carnaval de Quebec, capital da província com mesmo nome, ocorre ao longo de três semanas e atrai quase 450 mil pessoas de todas as partes do mundo. 

O carnaval do Canadá é uma tradição há mais de 120 anos e tem como objetivo trazer muita alegria para a população durante a estação.

carnaval-outros-países

Como que tem de especial no carnaval do Canadá?

Assim como outros tipos de carnavais comemorados ao redor do mundo, a do Canadá tem sua identidade cultural, pois é bem diferente a daqui do Brasil, como:

  • Competição Internacional de Esculturas na Neve; 
  • Corrida de canoas sob o Rio Saint-Laurent congelado;
  • Desafio Snow Bath (banho de neve).

Além disso, sempre é montado um enorme palácio de gelo do mascote oficial do carnaval, assim como é em Recife e o Galo da Madrugada, no Canadá é chamado de o boneco de neve Bonhomme, pois é um tobogã de 90 metros todo feito de gelo. 

2 – Kurentovanje (Eslovênia)

O Carnaval Esloveno é um tanto curioso para muitas pessoas e turistas, pois seguem uma temática bem macabra. 

A festa é realizada anualmente na cidade de Ptuj, o carnaval dessa cidade é uma mistura entre as celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo.

Além disso, a festa possui como tradição os desfiles de kurenti com máscaras demoníacas, personagens que fazem parte de todo o folclore do país.

carnaval-outros-países

Como é realizado o carnaval da Eslovênia?

O evento costuma atrair muitas pessoas a cada ano que realizada a festa, assim possuindo uma rica programação cultural, etnográfica e lúdica

Já as atividades envolvem máscaras para crianças, competições, feiras, exposições e até um desfile internacional que conta com a participação de pessoas dos países vizinhos.

3 – Basler Fasnacht (Suíça)

O Carnaval da Basileia é a maior festa popular do país. Com tradições pagãs, medievais e cristãs, a festividade no passado tinha como objetivo espantar o inverno para trazer fertilidade e uma boa colheita para alimentar a comunidade. 

Por causa disso, é comum em seus desfiles as pessoas desfilarem em tratores ou com máscaras assustadoras.

Qual a diferença do carnaval da Suíça em comparação a outros países?

Como uma forma de resistência às tradições católicas, na Basileia as comemorações de carnaval se iniciam na segunda, após a quarta-feira de cinzas, e dura 72 horas, sempre começando às 4:00 da manhã com a Morgestraich.

carnaval-outros-países

Quando todas as luzes da cidade são apagada, os grupos desfilam pelas ruas com lanternas personalizadas tocando instrumentos musicais, em sua maioria flautas e tambores. 

Assim como no Brasil, lá também tem desfiles de carros alegóricos. Uma das tradições regionais da Suíça em relação ao carnaval é jogar doces, legumes, vegetais, frutas, flores e muitos confetes para a plateia durante todo o desfile dos carros alegóricos. 

Uma curiosidade interessante da Suíça e Alemanha é que a temporada de carnaval começa às 11h11 de 11/11, e acredite, não é superstição.

4 – Carnaval de Guaranda (Equador)

Em cada cantinho do Equador há uma celebração diferente durante as festividades de  carnaval. A mais bonita e curiosa ao mesmo tempo acontece na cidade de Guaranda, que fica a duzentos e vinte quilômetros de Quito, capital do país. 

É esse local onde acontece uma festa de rua com muitas brincadeiras que até lembram os antigos carnavais brasileiros, com muita música, pessoas dançando e várias brincadeiras para as crianças.

carnaval-outros-países

Como surgiu as festividades carnavalescas no Equador?

A história é bem ligados aos antepassados indígenas, que celebravam a chegada da segunda lua jogando farinha, flores e água perfumada uns nos outros. Essa tradição é mantida até hoje pela população durante o carnaval. 

E para comemorar o evento histórico e cultural, as pessoas de todas as idades vão às ruas para atirar balões de água, ovos, lama, farinha e espuma em amigos, familiares e até mesmo nos desconhecidos que passam nas ruas. 

Toda a festividade tem duração de duas semanas que envolve um cortejo com foliões fantasiados e carros alegóricos decorados com muitas flores e frutas. 

Além disso tudo, o carnaval no Equador também conta com a eleição do Carnaval Taita, o famoso “Pai do Carnaval”.

Durante todo o desfile carnavalesco, pode ser encontrado chicha de jora, uma bebida típica fermentada feita de milho, além do licor branco Pajaro Azul.

5 – Maslenitsa (Rússia)

Na Rússia, o tradicional carnaval folclórico acontece nas cidades de Moscou e São Petersburgo. A festividade incorpora algumas tradições locais que remontam tempos pagãos.

carnaval-outros-países

As principais tradições são:

  • Comer um ano de panquecas num único dia;
  • Queimar bonecos de palha e bater nos outros com sacos pesados;
  • Beber muita vodka.

O feriado eslavo tem duração de sete dias e é comemorado de segunda a domingo. O interessante é que cada dia possui um nome, tema e rito específico. 

Veja principais atrações o carnaval da Rússia

  • Estruturas de defesa com arco e flecha;
  • Passeios de trenó;
  • Escorregadores de gelo;
  • Espaço para jogos russos;
  • Escola de etiqueta do século 19;
  • Teatro imersivo;
  • Oficinas e espaços para competições como lutas, batalhas de espadas de imitação, e cabo de guerra.

6 – Fastelavn (Países Nórdicos)

Você sabia que nos Países Nórdicos a comemoração do carnaval é festividade infantil

Veja a seguir a lista de lugares onde se é comemorado o Fastelavn, um carnaval adaptado à protestantes, pois essa religião é bem predominante na região.

  • Dinamarca;
  • Suécia;
  • Noruega;
  • Islândia;
  • Ilhas Faroé;
  • Estônia;
  • Letônia. 

carnaval-outros-países

O que significa o Fastelavn para os Nórdicos? 

O termo Fastelavn significa “Noite de Jejum”, pois é uma referência à noite anterior ao jejum da Quaresma.

Nesse período as famílias se reúnem em um banquete, como no Natal, e vão juntos para a  igreja participar de cultos que relembram a importância do jejum.

Para eles, esse momento significa um tempo para curas, recuperação e contemplação dos ensinamentos de Deus. 

Em algumas cidades desses países, há procissões, cantatas e óperas. Porém, os protagonistas desse dia são as crianças.

Para comemorar o carnaval nórdico, as crianças se fantasiam, pegam um cofre e saem de casa em casa pedindo e cantando. As crianças podem receber dinheiro, além dos doces. Essa comemoração lembra muito o Halloween americano.

publicidade