Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O!

A Chapada Diamantina tem paradas incríveis!

Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)
Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)
publicidade

Viajar para a Chapada Diamantina tem muitas vantagens. Uma delas é poder apreciar a Gruta da Pratinha. O destino versátil é também um cenário paradisíaco. 

E esse pequeno paraíso, no coração da Chapada, rende os melhores registros e experiências. Se você quer curtir águas cristalinas e total integração com a natureza, vai gostar de conferir o guia que preparamos hoje. 

Reunimos todas as informações que você precisa saber para aproveitar esse roteiro. Saiba mais sobre a Gruta da Pratinha e suas redondezas. 

publicidade

Te interessa?

Conheça a Gruta da Pratinha 

Se você é o tipo de turista que ama mergulhar para observar a natureza, vai se surpreender com o cenário na Gruta da Pratinha. 

Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)
Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)

 

Este cartão postal é um dos mais procurados por quem visita o interior da Bahia. Descubra como chegar, o que fazer e o que não pode faltar na sua mala para uma experiência inesquecível. 

publicidade

Onde fica? 

A Gruta da Pratinha está em plena Chapada Diamantina, no estado da Bahia, dentro de uma propriedade particular chamada, Fazenda Pratinha. 

Lá você também encontra a Gruta Azul e o Lago da Pratinha. Em um roteiro completo, é possível passar por todos esses pontos de parada. 

Cada visitante precisa pagar uma taxa de 20 reais para ter acesso às atrações. A fazenda também conta com um estacionamento amplo, banheiros, mesas, cadeiras, lanchonete e restaurante. 

publicidade

Apesar de simples, a infraestrutura é ótima e 100% funcional. Os turistas mais aventureiros ainda podem se divertir na tirolesa ou investir na flutuação. 

Como chegar na Gruta da Pratinha? 

A Fazenda Pratinha está localizada na parte norte da Chapada. Para ser mais exato, no município de Iraquara, que fica a aproximadamente uma hora da cidade de Lençóis. 

A melhor forma de chegar é saindo de Lençóis através da BA 144. Em seguida, pegar a BR 242, sentido à cidade de Palmeira. 

Por último, deve pegar a BA 480, rumo a Iraquara. No caminho, você encontrará placas, sinalizando a direção da Fazenda Pratinha. 

publicidade

Qual a melhor época do ano? 

Na Bahia faz sol o ano todo e essa é a grande vantagem de viajar para a Chapada Diamantina.  

A época mais seca, é marcada pelos meses de abril a outubro. Já as chuvas, apesar de pouco intensas, ocorrem entre novembro e março. 

Onde se hospedar? 

Se hospedar bem é um dos requisitos básicos para uma viagem proveitosa e confortável. Foi por isso que reunimos as melhores hospedagens para os mais diferentes perfis de viajante. 

A primeira opção fica na área comercial da Chapada Diamantina. O hotel Canto das Águas oferece uma das melhores infraestruturas hoteleiras da região central.  

publicidade

Suas diárias custam em média 494 reais e os hóspedes podem desfrutar de quartos bem equipados, piscinas, restaurantes e muito mais. 

Quem quer economizar, mas sem abrir mão do conforto tem outras opções como a Pousada Buona Sorte.

  • As diárias custam em média 233 reais e conta com piscina. 

Quem quer ficar na Fazenda Pratinha, para ter mais facilidade em conhecer a Gruta, também pode se hospedar.

publicidade

A pousada da fazenda é confortável e conta com um restaurante. Para reservar e saber os valores, é preciso entrar em contato diretamente com a organização. 

Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)

O que fazer? 

Quando estiver na Fazenda Pratinha, não deixe de visitar todas as atrações. Elas estão incluídas no valor que você paga para ter acesso à propriedade, mas qualquer outra atividade avulsa deve ser paga à parte. 

Você chega a primeira parada caminhando 10 minutos, a partir do estacionamento até chegar no Lago da Pratinha. A enorme piscina natural, tem águas quentinhas e fica cercada pelo restaurante e lanchonete da fazenda. 

A segunda parada obrigatória é a Gruta Azul

Apesar de ser linda, os visitantes só podem andar sobre a passarela e registrar o cenário em fotografias e vídeos. É proibido mergulhar ou flutuar no interior da Gruta, por uma questão de segurança e preservação. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A terceira parada é a famosa Gruta da Pratinha

Nela, você pode fazer atividades como tirolesa e flutuação. No caso da segunda opção, você vai até o interior da Gruta equipado com snorkel, pés de pato e coletes salva-vidas. 

Durante a flutuação você poderá observar as formações rochosas, os pequenos peixinhos e até mesmo tartarugas. Vale lembrar que todo cuidado é pouco na hora da atividade. Isso porque, os visitantes não podem encostar nas rochas, apenas flutuar de forma fluida. 

Descubra onde estão os melhores hotéis fazenda do país 

Quanto custa e como economizar? 

Existem muitas formas de economizar ao visitar a Chapada Diamantina.

Você pode equilibrar seu orçamento, investindo mais ou menos em hospedagem, por exemplo. Se quer curtir a natureza e aproveitar os dias ao ar livre, vale a pena escolher uma pousada mais barata. 

O dinheiro que sobrar pode ser investido em passeios e experiências gastronômicas. Uma breve estimativa mostra que cada pessoa gastaria 20 reais para entrar na fazenda Pratinha, 30 reais para flutuar na Gruta, 40 reais se quiser adquirir as fotos tiradas do local e mais 45 reais, para um almoço que serve 2 pessoas. 

Através das agências de viagem, o passeio custa em média 200 reais por pessoa. Tudo vai depender do que você deseja adicionar no roteiro. Quem deseja explorar a região com guia particular, deve desembolsar em média, 150 reais. 

O que levar na mala? 

Alguns itens são fundamentais para garantir uma boa experiência Gruta da Pratinha. Pensando em te ajudar na hora de preparar as malas, fizemos uma lista com os itens que podem faltar para uma viagem perfeita. 

Gruta da Pratinha: um lugar tão bonito que parece ser coisa de cinema; VISITE-O! (Imagens: Unsplash)

Você também pode adicionar outras coisas que ache necessário. A lista serve apenas como um guia para evitar os perrengues. 

  • Mochila de ataque 
  • Um tênis ou bota específica para caminhar. 
  • Roupas leves e que possuam proteção UV. 
  • Chapéu, boné ou viseira. 
  • Lanterna 
  • Garrafa com água 
  • Roupa de banho 
  • Máquina fotográfica 
  • Óculos de sol 
  • Sacolinha para levar o seu lixo 
  • Toalha de secagem rápida 
  • Lanche leve 

Se você gosta de aventuras também vai curtir este destino no Brasil 

Informações importantes sobre a gruta

Confira um pequeno resumo das informações importantes para o sucesso da sua viagem. 

  • Não esqueça que os ingressos para entrar na Fazenda Pratinha custam 20 reais. As atividades extras como flutuação, tirolesa, pedalinho e fotos subaquáticas, devem ser pagas à parte. 
  • A Fazenda Pratinha também conta com casarão equipado para ser uma pousada. 
  • O restaurante local serve comida típica e pode te salvar na hora da fome. 
  • Itens como protetor solar ou repelente devem ser evitados antes da flutuação. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Agora você já sabe de tudo o que precisa para curtir o que há de melhor na Gruta da Pratinha. Não deixe de complementar o seu roteiro, passeando por outras cachoeiras e trilhas da Chapada Diamantina. 

Veja mais ›
Fechar