Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada

Entenda tudo sobre o país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)
Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)
publicidade

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o país sede da Copa do Mundo de 2022, neste guia completo para o Catar. Além de sediar o maior evento esportivo, o país conta com informações interessantes sobre sua organização e cultura. 

Para aumentar ainda mais o clima de copa, por que não ficar por dentro de cada detalhe? Localizado no Oriente médio, o Catar se tornou um dos destinos mais procurados por quem ama futebol e deseja conhecer novas culturas. 

A experiência no país é realmente surpreendente, já que os turistas poderão se hospedar nos melhores hotéis do mundo e ter uma verdadeira imersão cultural, através da culinária e dos costumes locais. 

publicidade

Te interessa?

Quer saber tudo sobre esse lugar surpreendente? Confira o guia completo para o Catar que preparamos hoje. 

Guia Completo para o Catar 

Se você está com viagem marcada para o Catar ou vai curtir os jogos da Copa do Mundo daqui do Brasil, mas quer ficar por dentro dos costumes do país, chegou ao lugar certo. 

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)
Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

Separamos informações importantes e que devem ser levadas em consideração quando estiver planejando sua viagem. Você também vai adorar saber as curiosidades sobre o país que é considerado o mais rico do mundo. 

publicidade

As cidades onde os jogos acontecerão, também ganharam um espaço especial neste artigo. Você vai descobrir as melhores rotas e o que pode facilitar o seu roteiro. 

Onde fica o Catar? 

O país está localizado na Ásia ocidental, mais especificamente na península arábica, com sua extensão seguindo até o norte do Golfo Pérsico. 

Para a Geografia atual, o país é considerado um emirado, já que tem o território administrado por um emir, membro que integra a classe dominante. 

publicidade

Como chegar no Catar? 

Saindo do Brasil, existem algumas opções de deslocamento para chegar até o Catar. O país também possui uma linha aérea exclusiva, chamada Qatar Airways. Ainda assim, o ideal é você adquirir suas passagens aéreas pela British Airways, Royal Air Maroc ou Turkish Airlines. 

O que você vai encontrar por lá… 

Já é de se imaginar que o país mais rico do mundo de um show de infraestrutura, não é? Seu território é realmente fascinante a majestade das suas construções agregam uma singularidade ao cenário. 

Além disso, as belezas naturais e os atrativos turísticos, criados especificamente para trazer uma experiência inigualável aos visitantes, tem atraído turistas de todas as partes do mundo que desejam conhecer o estilo de vida na Pérola do Oriente médio. 

Basicamente, o país se divide entre as belezas do Golfo Pérsico e a moldura do deserto. Entender um pouco da cultura também é importante para uma boa experiência. Confira com mais detalhes a seguir. 

publicidade

Um pouco sobre a cultura do Catar 

Quando falamos sobre cultura, há uma ressalva importante a se fazer. Compreender os costumes locais, é uma forma segura de aproveitar todas as nuances do país. 

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

E essa é uma máxima que você deveria levar, não apenas para esse roteiro, mas também para qualquer outro lugar que deseje conhecer. Ter conhecimento sobre o local para onde você vai é o mínimo para evitar imprevistos, confusões e perrengues. 

No caso da cultura do Catar, muitos detalhes podem parecer inusitados no que se refere à cultura. Confira alguns preceitos relacionados as vestimentas, bebidas e comportamentos. 

Modo de vestir 

Apesar de ser um país com população diversificada, o Catar tem o islamismo como principal religião. É exatamente por isso, que todos os visitantes devem ter um cuidado especial com as roupas. Obviamente, em respeito à cultura do país. 

publicidade

Para os homens, é proibido que circulem sem camisa.

Apesar dos turistas poderem utilizar camisas e Bermudas, o ideal é que as roupas estejam sempre na altura dos joelhos e cotovelos. 

Mesmo que os estrangeiros não sejam obrigados a se vestir como os habitantes locais, é interessante saber que a discrição é uma das virtudes mais valorizadas no Catar.

Já as mulheres, podem sofrer um pouco com as regras rigorosas e implementadas pelas culturas muçulmanas. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

As visitantes não podem andar com os ombros expostos, decotes muito grandes ou roupas transparentes. Também é importante dizer que roupas justas e curtas não são permitidas pela cultura local. 

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

 

Evite tirar fotos em locais movimentados

O que é culturalmente normal em outras partes do mundo, pode ser passível de cadeia no Catar. Se você vai assistir aos jogos da copa in loco, tome cuidado ao fotografar em lugares públicos.

Registrar pessoas sem autorização prévia pode dar cadeia. 

É proibido beber 

A essa altura do campeonato você já deve saber que o maior patrocinador da Copa do Mundo no Catar de 2022 é um fabricante de cerveja.

O problema é que a apenas dois dias de começarem os jogos, os gestores do país proibiram a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e proximidades. 

As pessoas que seguem a cultura muçulmana, não tenho costume de ingerir bebidas alcoólicas. Existem poucos lugares em todo o país onde o consumo é permitido. 

Como ganhar a simpatia dos catares? 

Nos tópicos a seguir você descobre alguns detalhes básicos e que fazem toda a diferença para quem quer se divertir no país, mas sem correr riscos. 

  • Evite o consumo de álcool, tanto quanto de cigarros e drogas. 
  • Evite usar palavras de baixo calão, palavrões ou ofensas. 
  • Evite demonstrações públicas de afeto. 

Documentação necessária para entrar no país 

Se você é um viajante experiente, já deve saber que existem algumas regras da imigração para uma viagem tranquila.

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

Para os brasileiros, estão dispensados os vistos de visitante. Essa medida Visa ampliar o impacto econômico, atraindo turistas para o país sede da copa 2022. 

Nos tópicos a seguir você confere todos os documentos necessários para ingressar no Catar, confira. 

  • Passaporte com validade ampla, no mínimo 6 meses. 
  • Comprovante das suas reservas para se hospedar. 
  • Passagem com data marcada para o seu retorno ao Brasil. 
  • Para sua segurança e por obrigatoriedade, contrate um seguro viagem com cobertura total. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

O idioma no Catar 

Já é de se imaginar que a língua oficial do país seja o árabe, mas não precisa se preocupar. A segunda língua no Catar é o inglês. Se você domina esse idioma, não terá problemas para se comunicar durante sua estadia. 

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

O que fazer no Catar? 

Essa é a principal pergunta para quem quer a aproveitar o país ao máximo. Reunimos um pouco sobre cada ponto turístico para complementar o seu roteiro e ter uma experiência única. 

Deserto Khor Al Udeid 

Essa é uma das experiências únicas e emocionantes que todo mundo deveria ter um dia. O amanhecer e o pôr do sol no deserto é realmente excepcional. 

West Bay 

Essa é considerada uma das regiões mais importantes do Catar. Ela fica na cidade de Doha e é um centro comercial de tirar o fôlego. Perfeito para quem quer observar a paisagem urbana e apreciar os itens ofertados. 

Monumento da Pérola 

Esta atração turística foi criada para homenagear os tempos em que o povo do país sobrevivia da busca por Pérola. Essa era a principal atividade econômica local, antes de parte da população enriquecer com petróleo e gás natural. 

Barco dhow 

Este é um passeio tradicional e que emerge os visitantes no conceito de pesca e busca por pérolas. 

Mesquita Fanar 

O templo sagrado é um lugar imperdível e que você deve incluir no seu roteiro pelo Catar. O que mais chama atenção é a arquitetura. 

Museu de arte islâmica 

O acervo reúne peças que remontam os 14 séculos, marcados por essa cultura. É possível encontrar vidrarias, cerâmicas, quadros e até mesmo manuscritos. 

O que comer no Catar? 

Um guia completo para viajar ao Catar e conhecer as culturas árabes em cada parada (Imagens: Unsplash)

Por se tratar de uma cultura tão diferente, talvez o paladar ocidental não esteja adaptado aos sabores do país. Uma verdade é que os pratos típicos vão te surpreender. Confira mais detalhes sobre eles a seguir. 

Falafel 

Esse prato é originário da cozinha árabe e é feito, basicamente, com grão de bico moído. 

Saloona  

O prato se trata de um ensopado de legumes e carne, também tem origem árabe. 

Machboos 

Esse é um dos pratos mais pedidos na região de Doha. Ele é feito basicamente de arroz cozido, especiarias e uma proteína. 

Esse é apenas um dos pratos dessa culinária infinita e surpreendente. Vale a pena se permitir provar algumas dessas delícias. 

Quanto de dinheiro levar? 

Para finalizar o nosso guia sobre o Catar, nada mais justo do que levantar uma prévia dos seus gastos em uma viagem até o país. Digamos que esse não seja um dos destinos mais baratos, mas vale a pena por toda a experiência. 

O interessante é que você leve dinheiro sobrando para evitar os perrengues. Para te ajudar na hora de montar o orçamento, o ideal é você definir qual será o estilo de viagem

 A partir daí você consegue somar os gastos e estipular uma quantia equilibrada para curtir o país. 

Veja mais ›
Fechar