Essa é a verdadeira história por trás do Dia das Crianças (12 de Outubro)
Essa é a verdadeira história por trás do Dia das Crianças (12 de Outubro)

Essa é a verdadeira história por trás do Dia das Crianças (12 de Outubro)

Conheça a origem da data do Dia das Crianças no Brasil!

publicidade

A data comemorativa o Dia das Crianças é celebrada todos os anos em homenagem às crianças, cujo o dia efetivo varia de acordo com cada país ao redor do mundo.

Os países como Moçambique, Portugal e Angola adotaram o dia primeiro de Julho para celebrar o dia das crianças, enquanto aqui no Brasil é celebrada no dia doze de Outubro.

O Dia Internacional da Criança foi proclamado durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em 1925, sendo comemorado desde então em um de junho em vários países ao redor do mundo.

publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia vinte de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Confira a seguir o real motivo do Brasil não comemorar o Dia das Crianças igual aos outros países e celebrar a data no dia 12 de Outubro.

origem-dia-das-crianças

Por que o Brasil comemora o Dia das Crianças no dia 12 de Outubro?

No Rio de Janeiro, então capital federal, no dia 12 de Outubro de 1923 foi sediada um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de várias partes do mundo.

publicidade

Era Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta do evento era discutir questões educacionais, de desenvolvimento e alimentares.

Um político que participou do congresso notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs uma lei para instituir o dia 12 de Outubro o Dia das Crianças no Brasil.

Além disso, o então presidente da República Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924 sancionou o Decreto 4.867. Veja a seguir o que diz o texto:

“Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”.

E foi dessa forma que foi criado o Dia das Crianças aqui no Brasil. Porém, a data custou a pegar no costume do povo, pois não havia feriado e o comércio não atentava para ela.

origem-dia-das-crianças

publicidade

Foi então que o presidente Getúlio Vargas em 1940, criou um novo decreto. Por pouco, o Dias das Crianças não mudava de data.

A lei do presidente Getúlio Vargas fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o Brasil. Veja a seguir o que diz o Artigo 17 do Capítulo 6:

“Será comemorado em todo o País, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança”.

“Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência”.

Porém, o dia 25 de Março não saiu do papel. Na década de 50, uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças no Brasil.

A promoção que oficializou o dia 12 de Outubro o Dia das Crianças no Brasil

Em 1955, a fábrica de brinquedos Estrela e a empresa Johnson & Johnson lançaram a Semana do Bebê Robusto. Foi uma promoção conjunta entre as duas gigantes da indústria.

A promoção era uma ação para aumentar as vendas dos seus produtos. Mas o diferencial dessa promoção era que envolvia a população, pois os clientes eram convidados a enviar fotos de seus filhos, de seis meses a dois anos.

origem-dia-das-crianças

E os pais vencedores do “bebê Johnson do ano” ganhavam um prêmio, enquanto a criança tinha o rosto e a fofura estampada em jornais e revistas.

Por isso, com a adesão de outras empresas a mega promoção, em pouco tempo a Semana do Bebê Robusto se tornou Semana da Criança.

Foi com esse grande sucesso que os fabricantes decidiram concentrar os esforços em uma única data comemorativa para as crianças.

Com isso, recuperaram o decreto de 1924 e, desde então, todo o Brasil sabe que o dia 12 de Outubro é dia de presentear as crianças. Curioso, não é mesmo?

Essas datas comemorativas surgem pois o comércio e as empresas precisam conseguir vender também em épocas de baixa sazonalidade. O Dia das Crianças, o Dia dos Namorados, Natal e Dia das Mães são exemplos bem-sucedidos dessa ideia.

Quando acontece o Dia das Crianças em outros países?

Ao redor do mundo os outros países também comemoram o Dia das Crianças, mas em outras datas.

Com dito anteriormente, em 1925 houve a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra, na Suíça.

origem-dia-das-crianças

Desde então, ficou instituído o dia primeiro de Junho como o Dia Internacional da Criança. Com isso, a data acabou entrando para o calendário de diversos países, como por exemplo, Angola, Polônia, Eslovênia, China e Portugal. Já a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) reconhece outra data. 

O dia 20 de Novembro é considerado o Dia Mundial da Criança, pois foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

A França, Finlândia, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá estão entre os países que levam em conta do dia 20 de Novembro com o Dia das Crianças.

Porém, há muitos exemplos diferentes, como por exemplos a Austrália que instituiu como Dia da Criança a última quarta-feira de Outubro.

Já na Argentina, é o segundo domingo de Agosto. Na África do Sul, o primeiro sábado de Novembro. Os países da África Central, Congo, Chade, Camarões e outros, comemoram o Dia da Criança junto ao Natal, 25 de Dezembro.

O Japão tem uma data para as meninas, 3 de Março, e outra para os meninos, 5 de Maio. Na Hungria, o Dia da Criança é no último domingo de Maio.

origem-dia-das-crianças

Qual a relação entre o Dia das Crianças e a Nossa Senhora Aparecida?

O feriado brasileiro de 12 de Outubro não tem nada haver com o Dia das Crianças. Por isso, não se engane.

A data foi criada na década de 80 por causa de outra celebração de 12 de Outubro: Nossa Senhora Aparecida. A santa já era oficialmente padroeira do Brasil desde a década de 30, após um decreto papal.

Em Junho de 1980, João Paulo II se tornava o primeiro para a pisar em solo brasileiro. Além disso, o presidente João Figueiredo, o último da ditadura militar do Brasil, aproveitou a data 12 de Outubro para declarar feriado nacional como o dia da Padroeira.

Gostou de saber mais sobre como foi criado o Dia das Crianças ao redor do mundo e aqui no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto, ficaremos felizes em saber o que você acha sobre o assunto. Feliz Dia das Crianças e bom feriado!