ESSE HÁBITO deveria ser ensinado a todas as crianças desde bem cedo!
ESSE HÁBITO deveria ser ensinado a todas as crianças desde bem cedo!

ESSE HÁBITO deveria ser ensinado a todas as crianças o quanto antes!

Veja o que você pode fazer para desenvolver o hábito da leitura em crianças desde cedo!

publicidade

O hábito da leitura é uma das práticas fundamentais na vida de qualquer ser humano. No caso das crianças, o contato delas com os livros torna-se ainda mais importante, pois a leitura faz desenvolver várias habilidades nas crianças desde cedo.

Por isso, o estímulo da leitura é essencial ainda nos primeiros anos da infância da criança, mais especificamente no período que vai dos zero aos cinco anos.

Isso porque é nesse período de idade em que o desenvolvimento cognitivo das crianças mostra-se mais intenso.

publicidade

Veja a seguir como você pode começar a estimular o hábito da leitura em crianças, fazendo com que elas desenvolvam as suas habilidades cognitivas desde cedo. 

Quando começar a ler livros para as crianças?

É ótimo que você esteja se preocupando desde cedo a desenvolver o hábito da leitura em crianças mais novas, seja elas seus filhos ou alunos.

Tudo o que nós sabemos apoia a ideia de que a introdução ao hábito de leitura desde cedo é crucial para o desenvolvimento mental das crianças.

No entanto, em alguns casos, muitos pais e professores estão colocando muita pressão, mostrando que estão um pouco confusos no que diz respeito ao desenvolvimento da crianças através da leitura. 

publicidade

hábito-da-leitura-crianças

Certo, mas quando começar a ler para as crianças? Simples. Alguns grupos de estudos demonstraram os efeitos positivos do hábito de leitura cedo, tais como começar a ler livros de histórias para crianças com seis meses de idade, mostrando-lhes livros com ilustrações.

Agora que você já sabe a idade mas não sabe por onde começar, veja a seguir algumas dicas que preparamos para você começar a desenvolver o hábito da leitura em crianças desde cedo.

Dicas para você começar a ler para as crianças

Mesmo em meio à rotina puxada, com os cuidados da casa, com o trabalho e dos filhos, o estímulo à leitura, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado por muitos pais.

Não deixe que as suas crianças fiquem disputando o interesse entre a Televisão ou dispositivos eletrônicos, com smartphones ou tablets. Leia livros com elas!

publicidade

Confira algumas dicas para começar hoje a ter aquele momento gostoso de leitura com o seu filho. Pegue um bom livro e aproveite esse momento para fortalecer laços com os pequenos. Aproveite!

hábito-da-leitura-crianças

1 – Não retire atividade que a criança gosta para inserir a leitura

Não seja tão radical ao ponto de mandar a criança parar de brincar e pegar um livro o começar a ler. Isso vai acabar gerando um caráter punitivo ou de obrigação à leitura.

Além disso, isso pode inclusive criar aversão da criança à prática da leitura, já que o livro passa a ser um obstáculo para o que ela gosta de fazer, como brincar um pouco.

2 – Tenha paciência e acredite no processo

Você precisa entender que nem sempre a criança vai se empolgar com as primeiras experiências de leitura. Por isso, é importante que o adulto sente junto com elas muitas vezes até criar o hábito e inserir a leitura no cotidiano da criança.

Quando elas resistir, você pode tentar sentar perto dela e ficar folheando o livro, sem falar nada, pois as crianças se interessam pelo que os pais fazem e querem participar das novas experiências.

3 – Seja o exemplo dentro da sua casa

Dê o exemplo e não desista do processo, leia também, espalhe seus livros pela casa, converse entusiasmados com as crianças sobre o que está lendo nas refeições ou em outro momentos em família.

Isso irá despertar a curiosidade na criança para que ela mergulhe com você no mundo da leitura.

hábito-da-leitura-crianças

4 – Saiba escolher bons livros

Saber procurar bons títulos bem escritos e ilustrados é essencial para começar com o pé direito. Dê uma olhada antes no livro para saber se você e a criança vai aproveitar a leitura.

Por isso, com tempo, comece a pesquisar por autores conhecidos no país ou livros elogiados pela crítica da área de educação.

Os clubes de leitura podem ajudar você nesse sentido, ao fazer uma seleção criteriosa dos melhores livros que enviam aos seus membros.

5 – Evite livros-brinquedos ou com personagens de desenhos animados

Esse tipo de livro pode servir para primeiro contato da criança com a leitura, mas para ir avançando, é interessante apresentar histórias inéditas e que saiam da zona de conforto, tanto do adulto quando da criança.

6 – Brinque de ler com as crianças

Entre junto com elas na história e divirta-se. Faça imitação e sons de bichos e de fenômenos da natureza. Pergunte sobre os personagens do livro ou o que pode acontecer em seguida na história. Transforme a leitura em um grande momento de diversão e aventura.

hábito-da-leitura-crianças

7 – Leia junto com as crianças

Não é só dar um livro para a criança e falar que é importante ler. Ospais devem acompanhar as crianças na descoberta dessa nova experiência.

8 – Ensine o prazer da leitura

Tanto para criança quanto para o adulto que está acompanhado, o momento da leitura de um bom livro tem que ser algo prazeroso e enriquecedor para os dois.

Por isso, procure criar um ambiente confortável para você e seu filho. Aproveite também esse momento para fortalecer laços e se divertir com ele.

9 – Deixe a criança à vontade no momento da leitura

Evite criar várias regras com ler sentado ou em determinado espaço, pois isso pode imprimir um caráter de obrigação ou restrição o tempo todo. A criança deve ver o momento de leitura como um descanso e se sentir confortável com os livros que está lendo.

10 – Estabeleça uma rotina de leitura

É bem melhor começar aos poucos do que não começar nada. Por isso, procure algum tempo na semana para ler junto com a criança.

Você pode aproveitar os intervalos ou atividade de rotina que a criança já tenha, como a hora de dormir ou em algum momento de brincar durante o dia.

hábito-da-leitura-crianças

Além disso, os clubes recomendam a leitura compartilhada por pelo menos três vezes durante a semana para que a criança ganhe mais familiaridade com os livros.

Qual o impacto da leitura no desenvolvimento da criança?

Quando uma criança ler um livro, ela entra em contato com um diversificado vocabulário. Isso faz com que a fala e a capacidade da criança se expressar se desenvolve, à medida que ela vai aprendendo novas palavras durante a leitura.

Além do mais, a leitura atua no desenvolvimento cerebral, estimulando também a criatividade e construção de uma sensibilidade artística e cultural.

Os livros são importantes ferramentas no exercício da concentração, da compreensão de mundo e do raciocínio lógico.

Gostou de saber como desenvolver o hábito da leitura nas crianças? Então deixe nos comentário a sua opinião sobre as vantagens da leitura desde cedo.