16 livros infantis que nem todos os adultos conhecem (MAS DEVERIAM)
16 livros infantis que nem todos os adultos conhecem (MAS DEVERIAM)

16 livros infantis que nem todos os adultos conhecem (MAS DEVERIAM)

Conheça alguns livros infantis que não são tão conhecidos por alguns adultos!

publicidade

Mesmo com o grande avanço da tecnologia e do entretenimento por meio de telas, o livro continua sendo uma importante ferramenta de resgate da imaginação e do brincar.

Desenvolver o hábito da leitura entre os pais e filhos é um forte e grande aliado para uma boa criação de vínculos familiar.

Além disso, o hábito de leitura entre adultos e crianças contribui fortemente para o desenvolvimento de pontos importantes nas crianças, como o emocional, o desenvolvimento cognitivo e o vocabulário.

publicidade

Pensando nisso, preparamos para os pais e educadores livros que não são tão conhecimentos por muitos pais que podem ajudar na leitura e no desenvolvimento das crianças. Aproveite para conhecer novos autores e histórias inspiradoras.

Livros infantis que nem todos os adultos conhecem

Confira a seguir alguns livros e autores que nem todos os pais e mães conhecem do mundo literário para crianças. Se você já conhece algum, maravilha, compartilhe com outros pais para que eles apresentem aos seus filhos.

1 – Calvin e Haroldo – O Mundo é Mágico (Bill watterson)

Iniciamos esse lista com o álbum inédito “O Mundo é Mágico – As Aventuras de Calvin & Haroldo”, a Editora Conrad lançou a publicação completa das histórias de Calvin e Haroldo no Brasil.

Criada na década de 80, a tirinha publicada diariamente, durante dez anos, em mais de dois mil e quatrocentos jornais ao redor do mundo.

publicidade

Esses álbuns publicados pela Editora Conrad por Bill Waterson, criador dos personagens, já venderam mais de trinta milhões de cópias.

livros-infantis-para-adultos

2 – Amanhecer Esmeralda (Ferréz e Rafael Antón)

Manhã é uma pequena e linda menina sonhadora, como tantas outras que moram nos bairros periféricos das grandes cidades. A sua família é tão carente que às vezes falta o básico, como o pão de cada dia.

Portanto, mesmo diantes de todos os problemas que eles passam, há sempre um novo amanhã, e naquela sexta-feira, o dia preferido das crianças que estudam. 

Durante a história, a personagem Manhã ganha um presente muito especial que muda a sua percepção do mundo e de si mesmo. O livro é incrível!

publicidade

3 – A invenção de Hugo Cabret (Brian Selznick)

Essa maravilhosa obra-prima de Brian Selznick aclamada pela crítica mundial mistura elementos dos quadrinhos e do para contar uma história sobre os primórdios do cinema, a vontade de criar aventura da imaginação e vida. 

Além disso, o livro deu origem ao filme The Invention of Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese.

4 – Doze Reis e a moça no labirinto de vento (Marina Colasanti)

O livros é fantástico, as ilustrações em branco e preto, também da autora, dialogam com a magia durante toda a histórias. Histórias assim, como os tradicionais contos de fadas, são atemporais. 

Por isso, abrir espaço na sala de aula ou em sua casa para esse tipo de narrativa é possibilitar para as crianças, desde cedo, a compreensão de que nesse universo simbólico, no qual todos nós podemos encontrar muitas respostas para os eternos desejos e conflitos da humanidade.

livros-infantis-para-adultos

5 – Contos maravilhosos, infantis e domésticos (Irmãos Grimm)

Essa coletânea, Contos maravilhosos, infantis e domésticos, dividida em dois volumes como a original, publicados em 1812 e 1815, conta com tradução da especialista Christine Röhrig e ilustrações do gravurista J. Borges. 

A editora Cosac & Naify manteve os prefácios escritos pelos irmãos Grimm e algumas notas de cunho histórico, além de trazer também uma apresentação exclusiva do professor doutor Marcus Mazzari. 

6 – Pra brincar (Manuel Bandeira e Claudia Scatamacchia)

No livro, Pra brincar, o escritor Manuel Bandeira faz um convite às pequenas crianças: conhecer a poesia por meio das brincadeiras com as palavras. 

A obra contém doze poemas acompanhados pelos desenhos artísticos de Cláudia Scatamacchia, que reavivam as recordações da infância. 

7 – Mania de explicação (Adriana Falcão e Mariana Massarani)

Com a famosa frase: “Solidão é uma ilha com saudade de barco.” A frase, recheada de poesia, é uma das muitas que a escritora escreveu com sensibilidade para este livro lindo, que já se tornou um clássico da literatura para as crianças de todas as idades. 

livros-infantis-para-adultos

8 – O compositor está morto (Lemony Snicket)

Neste misterioso e desconcertante crime, cada personagem suspeito parece ter um motivo, mas todos têm álibis.

9 – Onda (Suzy Lee)

A talentosa e premiada artista Suzy Lee faz uso de elementos muito simples para criar uma linda história. Com um uso refinado das linhas e cores, Suzy Lee explora a força da linda natureza, da amizade entre as pessoas e também das novas experiências. 

10 – O capitão e a sereia (André Neves)

O principal personagem desta magnífica obra de André Neves é o capitão Marinho, um contador de histórias que ao reencontrar sua concha perdida resolve partir em busca do Mar e recomeçar uma nova vida. 

11 – As tranças de Bintou (Sylviane A. Diouf e Shane W. Evans)

O livro apresenta lindas ilustrações ricas e terrosas e uma história comovente que captura o espírito de uma aldeia da África Ocidental.

livros-infantis-para-adultos

12 – As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain)

A obra de Mark Twain é considerado um dos mais importantes clássicos da literatura para as crianças, As aventuras de Tom Sawyer permanece até hoje no imaginário de inúmeras gerações, desde a publicação original na década de 70.

13 – A Maior Flor do Mundo (José Saramago)

O livro “A maior flor do mundo” do grande escritor José Saramago é uma magnífica história para crianças. 

Transformando-se em um personagem da história, o autor nos conta que uma vez teve uma grande ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo.

14 – Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)

Esse livro é um grande clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro, O Meu Pé de Laranja Lima é desses livros que marcam gerações. 

Lançado na década de 60, a história conta uma história fortemente autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente de todos os efeitos que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens. 

livros-infantis-para-adultos

15 – Onde Vivem os Monstros (Maurice Sendak)

O livro foi vencedor da Medalha Caldecott de 1964 para o livro ilustrado mais distinto do ano. Where the Wild Things Are, nome original, tornou-se um livro icônico que inspirou um filme, um ópera, e a imaginação de gerações. 

Até hoje, a obra continua a ser um dos livros mais amados de todos os tempos, pelo primeiro e único Maurice Sendak.

16 – O Menino que Tinha Medo de Errar (Taubman Andrea Viviana)

O personagem do livro, Pedro, vive sempre preocupado e com muito medo de errar.

Ele prefere passar os dias sozinho, escondido em sua casa, a aproveitar a companhia dos seus amigos, porque sempre tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras.