10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças
10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

Razões para você comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos e aproveitar esse dia tão especial!

publicidade

O Dia das Crianças é uma data em que não apenas as crianças comemoram, mas também os adultos. Afinal de contas, a data é feriado nacional e como em todo o feriado aqui no Brasil, é sempre bem aceito para aquela pausa nos afazeres da semana.

As pessoas lembram dessa data como um dia especial voltado para as crianças, em que todos os tipos de pais se fazem presente. Certamente, se você tem filhos, vai entender o que estamos falando.

Por isso, separamos dez razões indispensáveis para você comemorar essa data tão especial com as suas crianças. Use esse dia para se divertir com elas e fortificar os laços de amor e carinho. Aproveite!

publicidade

10 motivos para você comemorar o Dia das Crianças

Se você tem filhos em casa ou alguma criança na sua família, não deixe de comemorar essa data tão especial. Confira a seguir alguns bons motivos para você se dedicar exclusivamente no Dia das Crianças e deixá-las felizes nesse dia.

1 – Reunir a família

Culturalmente falando, datas comemorativas são ótimos momentos de celebração que você pode envolver a reunião de pessoas e familiares.

Em tempos como esse que estamos passando, pandemia e novo coronavírus, em que todo mundo está distante e longe de pessoas que amamos, é extremamento impostante para a educação dos filhos momentos de reunião familiar.

Por isso, comemorar o Dia das Crianças com os pequenos envolve uma preparação que elas podem participar.

publicidade

comemorar-dia-das-crianças

2 – Momento de celebração e gratidão

Quando as pessoas falam em celebrar ou comemorar alguma data em especial, algumas pessoas já pensam em festas e salões, com decoração, bolo e salgadinhos.

Para comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos não precisa ser necessariamente assim. Tenha em mente que os seus filhos valorizam as coisas que você faz por eles, então, não deixe de comemorar, celebrar e ser grato no Dia das Crianças.

3 – Fortalecer a autoestima da criança

Qual o real sentido em comemorar uma data especial de uma pessoa? As pessoas comemoram para mostrar a importância que essa pessoa tem e, em contrapartida, isso acaba reforçando o senso de valor pessoal.

Existem várias possibilidades de reconhecer a importância das crianças para você, uma delas é se divertir no Dia das Crianças com elas, assim você estará fortalecendo a autoestima de cada um.

comemorar-dia-das-crianças

publicidade

4 – Criar memória boas e positivas

A nossa vida é construída de muitas coisas, especialmente das lembranças boas que guardamos em nossa mente.

A maneira como muitas coisas acontecem, por si só podem gerar memórias negativas. Portanto, por que perder essa oportunidade para criar memórias boas em nossas crianças?

Use o Dia das Crianças para se divertir com os seus filhos e as crianças que você conhece, crie boas memórias para que elas crescem mais felizes.

5 – Passar tempo com as crianças

Uma das maiores reclamações dos pais nos dias de hoje é a falta de tempo para ficar com os seus filhos.

Esse contexto de convivência das crianças com os seus pais mudou bastante. Há décadas atrás, as crianças passavam apenas um período na escola. 

Atualmente, tanto o pai quanto a mão necessitam trabalhar e crescer profissionalmente, assim deixando um pouco de lado a convivência com os filhos.

Devido a tudo isso, as crianças acabam ficando período integral na escola ou creche e os pais ficam com aquela sensação de tempo encurtado por só ficarem com elas a noite.

Por isso, use o Dia das Crianças para passar mais tempo com os seus filhos ou com alguma criança que conhece. Não perca essa oportunidade.

comemorar-dia-das-crianças

6 – Acabar com a tristeza e o tédio

Brincar com as crianças ajuda a manter em ordem a saúde emocional, e acredite, as próprias criança percebem esse benefício.

Para as crianças, a hora de brincar é uma oportunidade de experimentar felicidade, combater o tédio, a solidão, o medo e a tristeza.

No Dia das Crianças, não deixe de brincar com os seus filhos, use esse momento para se divertir com ele e aproveitar para deixá-los mais felizes.

7 – Ensinar o trabalho em equipe entre as crianças

Nos tipos de jogos e brincadeiras coletivas, como a queimada e o futebol, a capacidade de se relacionar com as demais crianças exige que elas pensem e ajam enquanto parte integrante de um grupo.

Pense nisso, pois em um mundo como o que estamos vivendo, cada vez mais conectado, essa habilidade de trabalhar em equipe se faz cada vez mais necessário entre as crianças.

comemorar-dia-das-crianças

8 – Instigar o raciocínio lógico e estratégico das crianças

Se não sabe ainda o que fazer no Dia das Crianças, que tal instigar o raciocínio lógico e estratégico das crianças como jogos e brincadeiras?

Os jogos de regra, como os de tabuleiros, põem as crianças em situações de impasse, pois para solucioná-los, as crianças precisam pensar de maneira estratégica, argumentar e esperar tomar decisões e, só então, analisar os resultados.

Ao selecionar esses problemas, as crianças vão tentar, errar e aprender com tudo isso.

9 – Explorar a criatividade e a imaginação das crianças

Quando uma criança ler uma história, brinca com sucatas, ela desenvolve a imaginação e a criatividade. E, para isso, elas não precisam de muitas coisas, apenas de potes, galhos e panelas.

No Dia das Crianças, faça artesanatos com os seus filhos, leia com eles um bom livro de aventura, vá construir alguma coisa com eles. 

comemorar-dia-das-crianças

10 – Ensinar sobre regras e limites

Brincando, a criança saber reconhecer e respeitar os limites do espaço da outra criança e de si mesma. Elas têm a capacidade de lidar com regras e aprender a segui-las.

Isso tudo será fundamental para a convivência da crianças com outras e com a sociedade. Por isso, use das brincadeiras e dos momento de diversão para ensinar para as crianças valores, regras e limites para a vida. 

Aproveite o Dia das Crianças para passar mais tempo com os seus filhos e ensinar coisas sobre a vida. Seja um pai ou mãe presente, ame incondicionalmente o seu filho, pois no futuro você vai colher os frutos de uma boa criação.

Gostou de como você pode melhorar o Dia das Crianças e dos motivos que podem motivacionar outras pessoas a passarem mais tempo com os seus filhos?

Deixe nos comentários o que você gosta de fazer no Dia das Crianças e inspire outras pessoas com a sua opinião. Feliz Dia das Crianças!