Esse hormônio não te traz só felicidade, ele te deixa ainda MAIS INTELIGENTE

Como aumentar os níveis de serotonina para ser uma pessoa feliz e mais INTELIGENTE!

Esse hormônio não te traz só felicidade, ele te deixa ainda MAIS INTELIGENTE
Esse hormônio não te traz só felicidade, ele te deixa ainda MAIS INTELIGENTE

Nós seres humanos temos um nível cognitivo acima de todos os outros animais, principalmente graças aos nossos grandes neocorticais. É essa parte do nosso cérebro que coordena as funções de ordem superior, como linguagem e pensamentos complexos.

Os pesquisadores do Instituto Max Planck na Alemanha utilizaram os neocorticais para revelar que o neurotransmissor serotonina, que é conhecido por mediar emoções positivas, pode ser a grande chave para a nossa capacidade de desenvolver um aparelho cerebral volumoso.

A expansão evolutiva do neocórtex dos mamíferos ao longo de milhões de anos tem sido associada a um aumento nas células-tronco corticais durante o desenvolvimento fetal. 

Conhecidas também como progenitoras basais, essas células-tronco têm a capacidade de se tornar neurônios no neocórtex, sendo assim mais abundantes em fetos humanos do que em outros mamíferos.

Serotonina: o hormônio da felicidade

Na revista Neuron, descrevendo o seu trabalho, os autores do último estudo explicam que os receptores de serotonina tendem a estar presentes no neocórtex fetal de mamíferos com cérebros girencefálicos, ou seja, aqueles que têm córtices dobrados.

como-aumentar-serotonina-para-ser-feliz

Os mamíferos com cérebros lisos ou lissencefálicos, carecem desses receptores em seus neocórtex durante o desenvolvimento fetal.

O curioso disso tudo é que a placenta de todos os mamíferos grávidas produz serotonina, que é então transferido para o cérebro do feto. Muito embora o seu papel no desenvolvimento fetal tenha permanecido mal compreendido até agora.

Os autores do estudo, na tentativa de resolver este enigma de longa data, procuram determinar se a serotonina gera um aumento nos progenitores basais no neocórtex fetal de mamíferos que possuem receptores de serotonina.

Como a ciência vem desenvolvendo a pesquisa

Um exemplo disso são os camundongos, pois são mamíferos lissencefálicos que não expressam receptores de serotonina em seu neocórtex e, portanto, não evoluíram para ter cérebros particularmente grandes.

Além disso, quando os pesquisadores estimularam artificialmente a produção de receptores de serotonina no cérebro de embriões de camundongos, eles observaram um aumento significativo nos progenitores basais.

Eles então voltaram sua atenção para os furões, que, como nós seres humanos, têm cérebros girencefálicos.

Como tal, os furões expressam receptores de serotonina em seu cérebro embrionário e, consequentemente, têm mais progenitores basais do que ratos, resultando em neocórtex maiores. 

como-aumentar-serotonina-para-ser-feliz

Ao modificar geneticamente os furões para não ter esses receptores, os autores da pesquisa notaram uma redução dramática nos progenitores basais nos neocórtex embrionários dos animais.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores sugerem que a serotonina placentária causa a proliferação de progenitores basais em espécies que expressam receptores de serotonina em seus cérebros durante o desenvolvimento fetal.

Confira a seguir o que o autor do estudo Lei Xing falou em um comunicado;

“De fato, descobrimos que a serotonina, ao ativar esse receptor, causou uma cadeia de reações que resultou na produção de mais progenitores basais no cérebro em desenvolvimento. Mais progenitores basais podem então aumentar a produção de neurônios corticais, que abre caminho para um cérebro maior.”

Resumindo, a pesquisa fornece mais um grande motivo para estar feliz por causa de seus receptores de serotonina.

Como aumentar a serotonina no corpo e ser mais feliz?

Os níveis de serotonina no nosso corpo podem ser aumentados por meio de estratégias como a realização de massagens, atividades físicas ou a adoção de um estilo de alimentação mais saudável e equilibrada.

Em outros casos, quando essas medidas não são o suficiente, o uso de suplementos pode ser indicado.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir do aminoácido triptofano e está relacionada a várias outras funções no organismo dos seres humanos.

como-aumentar-serotonina-para-ser-feliz

Como por exemplo, a regulação do sono e da temperatura corporal, sensação de bem-estar, promoção do bom humor e a melhora das funções cognitivas.

Além disso, é muito importante que os níveis de serotonina estejam adequados para um bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, veja a seguir algumas ótimas formas que podem ajudar a aumentar o serotonina no corpo.

1 – Realizar exercícios físicos

A realização de exercícios físicos aumenta os níveis de serotonina em nosso corpo, pois eles favorecem a produção e a liberação de triptofano.

Com isso, ao exercitar-se de forma regular ou com altas intensidades, a produção do neurotransmissor é estimulada.

As atividades aeróbicos costumam ser os mais indicados, como dançar, caminhada, natação ou corrida.

2 – Tomar sol todos os dias

Tomar um pouco de sol diariamente também aumenta a serotonina circulante no nosso corpo. A exposição solar promove a produção de Vitamina D, que tem impacto direto no metabolismo do nosso corpo, assim, na produção de serotonina.

É super indicado que as pessoas fiquem expostas ao sol entre 10 a 15 minutos por dia, de preferência nas horas menos quentes.

como-aumentar-serotonina-para-ser-feliz

3 – Comer alimentos ricos em triptofano

A alimentação é uma ferramenta fundamental para a produção de serotonina no corpo. Por isso, é importante você comer alimentos como: 

  • Cacau;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Abacate;
  • Banana;
  • Ovos;
  • Salmão;
  • Queijo.

4 – Realizar atividades relaxantes

As atividades como meditação e ioga podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina no corpo, isso porque, ao praticar essas atividades, é possível regular os sinais nervosos e melhorar também o desempenho dos neurotransmissores.

Como essas atividades, além disso, promovem a diminuição da ansiedade e do estresse, como também ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina.

Outra forma de também promover o aumento dos níveis de serotonina no corpo é por meio de massagens. Então, quando estiver estressado, ou com tristeza no coração, faça uma massagem para aliviar a tensão do corpo e se sentir um pouco mais feliz.

como-aumentar-serotonina-para-ser-feliz

5 – Faça uso de suplementos

Quando as estratégias naturais para aumentar a serotonina no corpo não são suficientes para aumentar a substância, para você pode ser indicado o uso de suplementos para isso.

Alguns desses suplementos que podem ser indicados para aumentar a serotonina no corpo são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina.

Como também o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio de uma boa alimentação rica em nutrientes

Você gostou de saber mais sobre a pesquisa que afirma que a serotonina é a substância da felicidade? Então não deixe compartilhar com os seus amigos e com os familiares.

Aproveite também as dicas de como aumentar os níveis de serotonina e tenha uma vida mais feliz e saudável. Viva!

publicidade