Ibama lança campanha de doações de bichinhos de pelúcia para animais órfãos; veja como participar

A campanha solidária é nacional e a sua doação será muito bem-vinda!

Imagem: Ibama
publicidade

É comum ouvirmos falar de campanhas solidárias voltadas para cães e gatos, mas e para capivaras, preguiças e tamanduás? Você já tinha visto algo assim? Nessa iniciativa muito bacana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estão sendo arrecadados bichinhos de pelúcia para animais silvestres resgatados.

É que muitos desses bichos são filhotes órfãos, separados dos seus pais, vítimas do tráfico ou encontrados com ferimentos. Com brinquedos, toalhas e meias, é possível simular o cuidado materno e levar afeto ao mantê-los aquecidos, entretidos e quentinhos. Casas adaptadas também são construídas com embalagens de papelão, panos e meias.

As doações são usadas para manter os bichinhos aquecidos, entretidos e para simular o afeto materno (imagem: Ibama)
publicidade

Pode ser algo que muitos de nós nunca paramos para pensar, mas faz toda a diferença para filhotes de macacos, capivaras, preguiças e tamanduás que ficam agarrados aos pais nas primeiras semanas de vidas. Esse contato é essencial para o desenvolvimento e o convívio desses animais na natureza.

Te interessa?

No caso do saruê (também conhecido como gambá-de-orelha-preta), os filhotes precisam estar na bolsa da mãe para se desenvolver, afinal, trata-se de um marsupial, assim como os cangurus, símbolos da Austrália. Situações assim exigem muita dedicação dos profissionais responsáveis pelos animais. Não basta dar só abrigo: é necessário preparar mamadeiras, organizar ninhos adaptados e dar banhos nos bebês.

Filhote de preguiça sendo amamentado; depois de passarem por um período de recuperação e tratamento, os animais retornam à natureza (imagem: Ibama)

O local em que os filhotes recebem os cuidados é chamado de Centro de Triagens de Animais (Cetas) e abriga os bichinhos por tempo indeterminado, até que eles tenham condições de voltar à natureza e seguir a sua vida livremente.

publicidade

Como doar?

A campanha solidária é nacional e a doação pode ser feita diretamente nos Cetas espalhados pelo Brasil ou na sede do Ibama, que fica em Brasília (DF). Para saber se a sua região tem um Ceta, você pode consultar os endereços clicando neste link aqui.

Se você tem brinquedos em casa que ninguém brinca mais, que tal fazer uma boa ação? Pode ter a certeza de que os filhotes vão ficar muito felizes e que vai o item vai ajudá-los no período de adaptação e tratamento.

Nosso país é muito rico em biodiversidade e temos o dever de proteger todas as espécies que vivem aqui. Assim como nós, os animais são moradores da Terra e merecem respeito e proteção. Além de participar de campanhas tão bacanas como essa do Ibama, é importante também denunciar o tráfico de espécies e qualquer tipo de maus-tratos.

publicidade

As denúncias podem ser feitas para o próprio Ibama no telefone 0800 061 8080 ou pelo 190 da Polícia Militar.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar