6. POVEGLIA // ITÁLIA

Esta ilha é conhecida como supostamente uma das ilhas abandonadas mais assombradas do mundo, e por boas razões. Encontrada na lagoa veneziana, Poveglia já foi usada para colocar em quarentena os atingidos pela praga.
Como resultado, milhares de pessoas viveram seus últimos e miseráveis momentos lá e há rumores de que o solo da ilha está cheio de restos humanos.
Um hospital psiquiátrico também foi construído lá em 1922. Poveglia está abandonada desde 1968, e os antigos edifícios hospitalares foram tomados pela natureza com uma atmosfera penetrante de morte, loucura e miséria ainda pairando pesadamente sobre a ilha.
7. ILHA DE CLIPPERTON // OCEANO PACÍFICO
A ilha remota de Clipperton fica a cerca de 2.000 km da costa sudoeste do México. Ao longo dos anos, os Estados Unidos, México, França e Inglaterra tentaram reivindicar na ilha uma mina do valioso guano de lá para uso como fertilizante — mas a localização remota de Clipperton e a costa inóspita e rochosa dificultavam o acesso.
Como resultado, na década de 1910, a ilha era habitada por apenas 26 pessoas. O pequeno povoado foi logo esquecido e os navios de suprimentos não pararam mais por lá.
Com apenas peixes, pássaros e cocos para comer, os habitantes começaram a morrer, até restar apenas um faroleiro recluso, várias mulheres e seus filhos. Então as coisas pioraram ainda mais: o faroleiro, Victoriano Álvarez, declarou-se “rei”.
Nos dois anos seguintes, ele governou a ilha, aterrorizando e escravizando mulheres e crianças. Seu reinado foi encerrado em 1917, quando uma de suas vítimas o assassinou.
Logo depois, um navio americano resgatou mulheres e crianças emancipadas, devolvendo-as para suas famílias no México e deixando a ilha e sua terrível história esquecida.
8. ILHA HIRTA // ESCÓCIA

Hirta faz parte da cadeia de ilhas St Kilda nas Hébridas Exteriores da Escócia.
A ilha é tão remota que pode levar 18 horas de barco para chegar à sua única baía acessível, mas o mar agitado e o clima severo geralmente deixam a ilha isolada.
Evidências arqueológicas sugerem que as pessoas viviam na ilha em tempos pré-históricos, sobrevivendo através da caça das muitas aves marinhas que habitam na ilha. Em 1930, os últimos moradores pediram para serem enviados para o continente, porque o terreno inóspito, o mau tempo implacável e a falta de comida dificultavam a vida lá.
A ilha agora é de propriedade do Scottish National Trust; nos meses de verão, abriga temporariamente cientistas e voluntários, que estudam os papagaios-do-mar e os gansos que agora prosperam lá.
9. ILHA ROSS // ÍNDIA

A Ilha Ross (renomeada oficialmente em 2018 como Ilha Netaji Subhash Chandra Bose) é uma das 572 ilhas remotas de Andamã e Nicobar no Oceano Índico.
No século 19, o idílio de areia branca foi colonizado pelos britânicos, que construíram casas, uma igreja, um salão e uma colônia penal para abrigar amotinados indianos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as ilhas Andamã foram dominadas pelos japoneses e os britânicos fugiram depois de libertar todos os prisioneiros. Após a guerra, a ilha foi abandonada e a selva retomou lentamente os grandes edifícios vitorianos. Em 1979, foi oficialmente entregue à Marinha da Índia.
Via: Mental Floss.
A Redação Awebic traz diariamente apanhados de boas histórias e notícias.
Pegue um café e vem com a gente ver o que há de bom no mundo acontecendo agora.