Ler livros em ônibus, de fato, faz mal? MITOS vs VERDADES
Ler livros em ônibus, de fato, faz mal? MITOS vs VERDADES

Ler livros em ônibus, de fato, faz mal? MITOS vs VERDADES

Aprenda o que realmente acontece com os olhos se você tem o hábito de ler em ônibus!

publicidade

Quem aqui nunca tentou ler alguma coisa dentro de um ônibus e sentiu aquela leve tortura lhe tomar conta? 

O transporte público muitas vezes é o único lugar em que algumas pessoas tem tempo para ler sobre o trabalho, os estudos, notícias ou a vida pessoal. 

Além disso, existe uma crença popular relacionado a leitura em ônibus e carros onde diz que pessoas que gostam de ler em meios de transporte, podem deslocar a retina por causa da movimentação. 

publicidade

Portanto, antes de tomar isso como verdade ou mito, você precisa saber o que acontece de verdade com a visão e se realmente ler em ônibus faz mal para os olhos. 

E foi pensando nisso, que vamos mostrar para você se essa crença popular é verdade ou mentira baseado em pesquisas científicas. Ficou curioso? Então continue conosco!

O que acontece de verdade se eu ler um livro em um ônibus?

Quando você consegue ler um livro em um ônibus, basicamente você acaba mandando duas mensagens diferentes para o seu cérebro. 

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

publicidade

A primeira, é do ponto de vista da leitura do livro, pois você está parado, já que sua visão está concentrada em um objetivo estático, além disso, você está sentado parado.

Já a segunda, é graças a sua visão periférica que manda os movimentos para o seu cérebro.

A própria sensação de trepidação desses meio de transporte também leva o seu cérebro a entender que na verdade você está em movimento. 

E você sabe qual é o resultado disso tudo? Fica mais difícil se concentrar no que você está lendo, já que o seu cérebro não processa corretamente os efeitos da leitura do livro e nem do movimento do ônibus.

Quais os efeitos em ler em livro em um ônibus?

Se o seu cérebro fica confuso enquanto você ler um livro em um ônibus, provavelmente isso é uma sensação de mal-estar por estar realizando sua leitura em um ambiente em semi movimento.

publicidade

E o resultado dessa sensação, é que você pode se sentir um pouco tonto ou até mesmo enjoado devido a esse conflito em seu cérebro. 

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

Além disso, como é mais difícil focar os estímulos cerebrais em uma página de livro dentro de um ônibus em movimento, essa tarefa também exigirá mais da visão. 

E como resultado dessa leitura em ônibus, você faz um esforço maior mesmo sem perceber isso, para ler o que está escrito no livro, o que leva à fadiga dos olhos e consequentemente a dores de cabeça.

Ler em ônibus faz mal para a visão?

Como a grande questão sobre essa forma de ler livros diz respeito a um “possível” descolamento da retina, muitas pessoas acham que esses sintomas são sinais de uma retina que está se descolando. 

Porém, para deixar bem claro aqui, é que na verdade ler livros em ônibus não faz mal para a visão

Além disso, para que haja de verdade um deslocamento de retina, é necessário que ocorra um impacto muito forte próximo à região dos olhos do ser humano, de tal modo que faça ela se mover. 

Já em casos normais de saúde ocular, ter o hábito da leitura em ônibus não faz mal para a visão, no máximo o que pode causar é alguma fadiga temporária dos olhos, apenas isso. 

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

Portanto, achar que esse hábito de ler em ônibus faz mal para a visão não passa de um grande mito ou crença popular.

Como conseguir ler no ônibus sem sentir tontura?

Pronto, já que você sabe que esse papo de dizerem que ler em ônibus faz mal para a visão. Agora, te mostraremos como você pode melhorar essa experiência de ler nesses meios de transporte sem ficar enjoado e tonto. 

Veja a seguir quatro dicas para você conseguir ler em um ônibus sem sentir tontura ou enjoo. 

1 – Olhe para cima com frequência durante a leitura

Olhar regularmente para cima após ler algumas páginas do livro ajudará o seu cérebro a lembrar que seu corpo está em movimento. 

Você fazendo isso, a confusão de movimentos que seu cérebro está recebendo da visão diminuirá a tontura

2 – Tenha uma boa iluminação durante a leitura no ônibus

Nunca se esqueça disso, a iluminação é um fator bastante importante na hora de ler em um veículo em movimento. 

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

Além disso, a sensação que você sente de vertigem está mais relacionada à falta de iluminação do que no movimento do ônibus. 

Por isso, algumas vezes essas tonturas ocorrem quando você está parado em casa durante a leitura. Falta de uma boa iluminação! 

E para que isso não aconteça até quando você estiver parado lendo, compre uma lanterna portátil ou uma luminária para sua mesa. 

3 – Tenha intervalos pequenos durante sua leitura em veículos em movimento

É nessa hora que você terá que domina sua vontade de devorar o livro inteiro e ler com intervalos.

Por isso, enquanto estiver lendo nesses meios de transporte, pare um pouco após umas 5 páginas para não sobrecarregar os olhos. 

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

4 – Tente ler mais devagar no ônibus

Isso vai exigir de você domínio próprio, pois nem todo mundo consegue ler devagar, mas mesmo assim, não leia rápido demais no ônibus para não forçar muito seus olhos. 

Ler rápido requer mais concentração do cérebro, consequentemente forçará seus olhos, favorecendo assim o desconforto na leitura. 

Você tem esse hábito de ler em ônibus? Conte para nós o que você acha de ler em transportes públicos. Ficaremos felizes em saber.