MINIMALISMO: saiba como esse hábito pode mudar sua vida!

Minimalismo: saiba como esse hábito pode mudar sua vida!

Veja como o minimalismo está ajudando pessoas a serem menos consumistas!

publicidade

Não pense que o minimalismo é apenas ter quatro camisetas, duas calças e um par de sapatos. E que também ser minimalista é se desfazer de seus pertences e viver como um ermitão.

Portanto, não se assuste quando alguém te falar que é minimalista, pois isso diz muito sobre a maneira de enxergar a vida e os bens materiais.

Por isso, existem duas direções no minimalismo, a estética e o estilo de vida. Por enquanto vamos focar só no estilo de vida.

publicidade

 O que é minimalismo e quais suas características

De acordo com alguns dicionários, a palavra minimalismo tem diversos significados que impactam o modo de vida de algumas pessoas, como:

“Predisposição para redução e simplificação dos elementos que compõem um todo.” 

Só essa definição já explica muita coisa, pois ser minimalista é enxugar as coisas que estão ao seu redor.

minimalismo

Quais são suas características

O minimalismo pode ser resumido em uma frase, como:

publicidade

“Ser é melhor do que ter.”

Ou ainda melhor:

“Use coisas, ame pessoas.”

Essas frases parecem óbvias, mas parando para analisar, a tendência natural do ser humano não é valorizar tanto o consumo e os bens materiais.

Tudo isso trata de um chamado para o desapego dos excessos e como isso viver com mais espaço e liberdade para focar no importante.

O bom disso tudo é que você terá ao seu lado apenas o que realmente tenha valor para sua vida. 

Ser minimalista é não precisar mais ficar preocupado em ter um novo modelo de smartphone, ter guarda-roupa cheio de coisas que não usa. 

publicidade

minimalismo

Só o simples fato de você se libertar da necessidade de comprar para sentir-se satisfeito, já é um ganho. Tudo isso seria um peso a menos em suas costas, enfim, menos é mais.

Outro ponto favorável em aderir ao minimalismo, o seu bolso. Parar de comprar coisas desnecessárias ajudará nas finanças. 

Afinal de contas, como ser minimalista?

Veja algumas dicas de como ser minimalista do jeito certo sem exagerar no desapego das suas coisas. 

Deixe de lado a ideia de que você não pode se desfazer das coisas

Algumas pessoas acham que são incapazes de “abandonar” as posses, mas somos sim capazes de se desfazer de coisas que não usamos. Basta apenas tomar consciência dos motivos de não conseguir se desfazer do objeto.

Se isso acontecer, você não é culpado, pois somos inexperientes nesses assuntos. O importante é aprender a técnica e criar um hábito de se livrar do excesso.

minimalismo

Você ganha mais do que perde quando descarta algo

As vantagens são infinitas quando você se tornar minimalista e pára de acumular coisas desnecessárias.

Veja outros benefícios em ser menos consumista:

  • Maior controle emocional;
  • Consciência ambiental e de consumo;
  • Ser mais rápido na escolha;
  • Ter a capacidade de dizer não;
  • Ter menos coisas desnecessárias para limpar;
  • Ser saudável e ter mais bem-estar;
  • Mais dinheiro e uma poupança maior;
  • Ter mais flexibilidade de espaço;
  • Ter mais tempo;
  • Ter mais espaço disponível. 

minimalismo

Comece por coisas que são visivelmente lixo

Se você começar a separar coisas velhas e que não usa há muito tempo, ficará mais fácil descartar e jogar fora sem se arrepender.

Veja o que você pode fazer

  • Elimine coisas que você tem em múltiplos;
  • Livre-se de coisas que não usou há anos;
  • Saiba diferenciar objetos que você quer e os objetos que você precisa;
  • Tire uma foto dos itens difíceis de jogar, assim poderá guardar a lembrança digital;
  • Faça doações de roupas e sapatos.

Ser organizado não é ser minimalista

É essencial ter o hábito de deixar tudo organizado, assim fica mais fácil de identificar as coisas que não usa. Porém, ser organizado não quer dizer que você não é um acumulador.

Por isso é importante antes de aplicar técnicas de organização, você focar em diminuir a quantidade de coisas. Assim ficar muito mais fácil de organizar, não é mesmo?

Depois de deixar o seu espaço organizado e com menos coisas, você se tornará menos produtivo na hora de arrumar a casa e acabar com a bagunça.

minimalismo

Seja minimalista e diga adeus a quem você costumava ser

Quando você começar a descartar as coisas, é essencial considerar se aquilo realmente tornará sua vida melhor ou se servirá para  você no futuro.

Além disso, você tentar se preparar para um dia ter a vontade de se desfazer de algo, pode ser um adiamento desnecessário e cansativo.

Pare de se apegar às coisas do passado, seja uma pessoa melhor e mais organizada, assim trazendo mais conforto para você e para quem mora em sua casa.

E se você está disposto em mudar algumas coisas em sua vida e em si mesmo, sugiro que tenha coragem e comece hoje a deixar de lado coisas desnecessárias.

Assim, deixe apenas os itens que você precisa a partir de hoje, isso facilitará ter mais controle das coisas que tem e a facilidade de encontrar quando precisar.

O objetivo aqui é fazer você se livrar do excesso e focar nas coisas mais essenciais em todas os aspectos da vida. Seja no guarda-roupa, na decoração da casa, na lista de metas ou até mesmo na lista de amigos.