Categorias: Comportamento

Como ser multitarefa sem pifar seu cérebro, conheça hábitos indispensáveis!

Estudos mostram o mito da multitarefa e como podemos trabalhar melhor!

Nós vivemos na era de ouro da multitarefa! A tecnologia possibilita você a fazer várias coisas ao mesmo, sem precisar sair do seu lugar ou deixar de fazer algo que já estava fazendo.

Você pode conversar com alguém enquanto navega pelo Twitter. Você pode ler um artigo enquanto conecta dados a uma planilha.

Em alguns ambientes de trabalho, Slack e Google Chat não são apenas formas de comunicação aceitas, mas necessárias. 

Para alguém que trabalha como home office então, existe muitas coisas que devem ser geridas ao mesmo tempo. 

Vá com calma. Ser multitarefa não é tudo isso que você está pensando. Acompanhe. Crédito:
Craig Adderley | Pexels.

Mas infelizmente, ser multitarefa não é uma habilidade para se aprimorar, está mais para uma armadilha a ser evitada.

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Proceedings da National Academy of Sciences, a multitarefa está afetando gravemente nossas células cerebrais, com “multitarefas de mídia pesada” – pessoas que alternam constantemente entre telas, guias e aplicativos – estamos eventualmente desenvolvendo memórias mais fracas.

“50% das pessoas acham que são ótimas em multitarefas, mas apenas 1% realmente é, então 49% dessas pessoas estão se iludindo.”

“Os escaneamentos cerebrais mostraram que a multitarefa crônica afina o córtex pré-frontal”, explica o psicólogo Joshua Ehrlich, coach e presidente do Global Leadership Council, uma empresa de consultoria e coaching executivo.

“Então, a parte do seu cérebro que você precisa para se concentrar – o que na neurociência é chamada de função executiva, que te faz se concentra em algo, planejar e decidir – fica frito. É neurotóxico”.

É uma descoberta que é especialmente preocupante para as pessoas cujos trabalhos exigem que elas sejam multitarefas. Mas embora você provavelmente não seja capaz de evitar a multitarefa, existem maneiras de reduzir os efeitos prejudiciais.

Você pode não ser tão bom quanto pensa

Em primeiro lugar, além de a multitarefa poder atrapalhar seu cérebro a longo prazo, também o atrapalha a curto prazo.

“Se você faz alguém fazer duas coisas ao mesmo tempo, sempre há alguma interferência”, diz Gordon Logan, professor de psicologia da Universidade Vanderbilt.

“Se você tiver que identificar letras e duas letras aparecerem ao mesmo tempo, é mais difícil fazer isso do que se aparecerem uma após a outra.”

E, embora muitas pessoas afirmem que são muito boas em realizar multitarefas, na realidade, os especialistas dizem que apenas 1% da população é algo chamado “super multitarefas”, ou pessoas que podem realizar muitas tarefas simultaneamente sem a alterar a qualidade do trabalho.

“As estimativas das pessoas sobre suas próprias habilidades multitarefa são quase sempre mais altas”, diz Michael K. Gardner, professor de psicologia educacional da Universidade de Utah.

A capacidade de super multitarefa provavelmente é genética, então não importa o quão bem você pense que tenha treinado, se você fizer um milhão de coisas ao mesmo tempo, a dura verdade é que você simplesmente não está tão conectado quanto pensa.

Force-se a realizar períodos de foco.

Ficar em apenas uma tarefa de cada vez é mais fácil falar do que fazer, especialmente porque estamos tão acostumados a trocar de abas que somos essencialmente viciados nisso.

Mas se você treinar seu cérebro para se concentrar em uma tarefa por um período prolongado, você pode, eventualmente, reduzir a coceira para trocar de aba.

Gardner recomenda gastar pelo menos 15 minutos em qualquer tarefa antes de trocar para outra.

“Eu tentaria fazer desenvolvimentos mais longos, porque há um custo quando você fica trocando de uma atividade para outra, exige que você volte a engrenar no assunto”, diz ele.

Além de fazer uma coisa melhor, você pode ter o seu desempenho melhorado em todas elas. Já que fazendo uma coisa de cada vez,a  outra não irá tirar sua plena atenção. Um planejamento por ordem pode ser mais produtivo do que você pensa!

Desligue as notificações.

Uma das razões pelas quais fazemos várias tarefas é que continuamos nos distraindo com as pequenas notificações implorando por nossa atenção.

Ser interrompido em algo importante pode te prejudicar mais do que imagina! E, na realidade, a maioria dessas interrupções provavelmente pode esperar.

 

 

“Pergunte a si mesmo: quantas dessas coisas eu realmente devo responder e quantas delas eu acabei de ser programado para acreditar que devo responder?”

Livre-se da tentação. Desative suas notificações do e-mail, silencie seu celular ou configure-o para que você não seja notificado se alguém enviar uma mensagem para você. Faça um filtro do que pode ser importante e o que é dispensável.

Existem vários métodos e vantagens quando o celular é deixado de lado. Acredite! E falar ao seu circulo de amigos e família sobre isso também pode te ajudar.

Tire um momento para checar as mensagens

Existem muitas coisas que podem esperar. Principalmente quando falamos do seu momento de trabalho. Para evitar grandes distrações, além de poder fazer um filtro em suas notificações você pode fazer certas de recompensas.

Seria uma hipocrisia dizer que não existem mensagens que possam e devem ser respondidas o quanto antes. Então, para que você não se sinta curioso, que o momento.

Seja quando terminar uma tarefa importante que precisa ser feita, a cada uma hora, no final do dia ou apenas no começo. Determine o horário!

Isso faz com que você saiba que existe o momento certo de capturar o celular para ver mensagens ou e-mails. Sendo assim, se preocupar a menos com essas distrações!

Feche as abas desnecessárias

Quando você tem um monte de abas abertas ao mesmo tempo, é fácil sentir a coceira para verificar as coisas que você provavelmente não precisa ou alternar entre as tarefas sem pensar.

Mas se você minimizar as abas que você não precisa ou fechá-las completamente, você pode enganar seu cérebro para esquecer o tweet que acabou de enviar ou o chat que você acabou de receber.

Por exemplo, quando estou trabalhando em uma história, mantenho o rascunho e quaisquer artigos que estou usando como referência em uma janela.

 

Todo o resto – meu e-mail, Twitter, palavras cruzadas inacabadas – é enviado para a barra de ferramentas até que eu termine com a tarefa em mãos.

Você também pode tentar manter programas desnecessários em uma tela separada, para que você não possa vê-los na barra de ferramentas.

Pratique Mindfulness.

De acordo com Ehrlich, treinar seu cérebro para desligar temporariamente pode ajudar a diminuir os efeitos nocivos da multitarefa.

“A multitarefa é neurotóxica para o córtex pré-frontal. Mas quando eu pratico mindfulness, quando eu pratico focar e estar presente e fazendo uma coisa de cada vez, essa área fica mais espessa”, diz Ehrlich.

“Não é imediato. São milhares de horas e muita prática. Mas a multitarefa crônica dificulta o foco, e a atenção plena aumenta o foco.”

Você pode tentar exercícios de meditação, yoga ou se concentrar na respiração, mas também pode se afastar da tela e dar uma volta pelo quarteirão.

“Toda vez que voltamos nossa atenção para o presente, para o que queremos fazer, isso fortalece nossa força de vontade, a parte de foco de nosso cérebro”, diz Ehrlich.

A reflexão antes de tentar ser multitarefa:

“Faça a pergunta: Qual é a coisa mais importante a fazer agora? Eu quero realizar multitarefas? Isso é realmente o que eu quero fazer? Se fizermos essa pergunta de priorização mais importante, então nos concentraremos melhor.”

___

Este texto foi publicado originalmente no Medium, por Rebecca Fishbein. Adaptação feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de Fishbein.

Share
Publicado por:
Redação Awebic

Últimos artigos

40 frases para comemorar o Dia das Crianças com carinho

Veja aqui lindas frases de Dia das Crianças para você homenagear as crianças que você… Read More

29 de setembro de 2020

Concurso de fotografia animal anuncia as 40 fotos mais HILÁRIAS como finalistas

Tente escolher a sua favorita e falhe! Read More

29 de setembro de 2020

A primavera tem muita transformação para ESSES Signos do Horóscopo!

Saiba como essa estação afeta o seu signo! Read More

29 de setembro de 2020

Filha escondeu o doutorado por 3 anos para surpreender a mãe e sua reação em formatura emociona

A reação emocionante nos inspira ainda mais afeto para com nossos pais! Read More

29 de setembro de 2020

10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

Razões para você comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos e aproveitar esse… Read More

29 de setembro de 2020

Carteiro ‘Amigo dos Animais’ viraliza ao tirar selfies com os pets que encontra no trabalho

Os encontros de Cristiano se estendem também aos gatos, coelhos e outros pets! Read More

29 de setembro de 2020