Significado de Namastê: por trás da origem da palavra

O que está por trás desta palavra da filosofia yogue? Descubra!

publicidade

Namastê!

Você ouve essa palavra no final de cada aula de yoga, mas você sabe o que isso significa?

Quando você abaixa a cabeça e diz namastê no final de uma prática, você tem a chance de fazer mais do que simplesmente marcar o fim de uma aula. Na verdade, uma revelação espiritual está por trás de um verdadeiro namastê.

publicidade

Dê uma olhada a seguir na explicação mais profunda dessa sabedoria yogue, muito ouvida, mas geralmente excessivamente simplificada.

O que significa namastê?

Se as tradições espirituais do yoga pudessem ser encapsuladas em uma palavra, ela seria “namastê”.

Essa palavra em sânscrito traz a essência da unidade e uma compreensão da verdadeira natureza da realidade.

Simplificando, namastê é uma saudação de respeito e reverência.

publicidade

Uma saudação tradicional indiana, que podemos traduzir literalmente como “eu me curvo a você” (namah ou namas, significando arco, te significando você).

Na Índia, o gesto de Añjali Mudrā (posição de palmas das mãos unidas em prece) não apenas acompanha a palavra, mas é sinônimo de seu significado.

As pessoas que passam na rua, os membros da família, as crianças e os mais velhos se cumprimentam com as palmas das mãos unidas e inclinam a cabeça um para o outro.

Como fazer a saudação namastê?

significado de namaste
Como fazer namastê? Comece colocando intenção ao fazer o gesto de unir as mãos. Crédito: rawpixel.com | Pexels.

Os yogues ocidentais adotaram o costume de terminar suas aulas de yoga com namastê.

De forma superficial, é uma maneira de o professor e os alunos agradecerem um ao outro pelo tempo bem gasto e fechar a prática de yoga.

publicidade

As palmas das mãos e todos os dez dedos se tocam, com os polegares se juntando na frente do espaço do coração ou da testa.

É comum que o professor diga primeiro, e os alunos repitam isso.

Uma lista de traduções

Uma das traduções mais comuns do namastê é “a luz divina em mim se curva à luz divina que existe dentro de você”.

No entanto, uma simples pesquisa na Internet fornece muitos significados e traduções belíssimos de namastê, como:

  • Eu honro o lugar em você onde o universo inteiro habita.
  • Eu me inclino para o lugar em você que é amor, luz e alegria.
  • Quando você e eu nos curvarmos à nossa verdadeira natureza, somos um.
  • Minha alma reconhece sua alma.
  • Nós somos o mesmo, somos um.
  • Eu honro o lugar em você que é o mesmo que é em mim.

O ensinamento espiritual de namastê

mulher fazendo namastê
Namastê: frases de paz e harmonia. Crédito: zyabich | Adobe Stock.

É sempre útil encontrar uma frase clara que capte um ensinamento espiritual.

No entanto, há muito sobre namastê.

Namastê representa a ideia de que todos são um.

Afirma-se que, mesmo sob as armadilhas externas que fazem você parecer diferente dos outros, você é feito da mesma coisa que todos.

A filosofia tântrica ensina que tudo o que existe é uma consciência Divina que anseia por experimentar-se em diferentes formas.

Como ser humano, é da sua natureza esquecer essa verdade — que toda pessoa, pensamento, sentimento e experiência é uma expressão perfeita da única consciência Divina.

Quando um ser esquece (sentindo-se separado, menos do que, melhor do que, ou se identificando com qualquer aspecto externo e impermanente de ser mais do que sua verdadeira natureza), ele sofre.

Os ensinamentos dizem que sua prática espiritual é a arte e o ato de simplesmente lembrar quem você é.

Vendo os outros

Ao dizer namastê (com verdade), você está dizendo que você vê os outros pelo que você realmente é.

É uma afirmação da escolha de identificar com a consciência de Deus, em vez do seu ego fazê-lo acreditar que você é de alguma forma superior ou inferior a qualquer outro ser neste planeta.

É uma escolha ativa para tomar as lições espirituais vindas da prática de yoga ou meditação, e levá-lo para o laboratório da vida.

Como seria a vida se você visse os outros como perfeitamente inteiros? E se você se visse assim?

Um namastê entre dois yogis é um pacto feito para honrar as partes mais altas, verdadeiras e autênticas de si mesmo, e deixar suas limitações desaparecerem.

Em sua tradução do texto espiritual de 1.000 anos The Recognition Sutras, o estudioso tântrico Christopher Wallis descreve como esse entendimento pode afetar sua abordagem da vida:

“Uma vez que você se torne consciente da verdadeira natureza da realidade, tudo que você faz se torna um ato de reverência.

Simplesmente viver sua vida cotidiana comum com plena consciência torna-se uma prática completa de meditação, uma forma perfeita de adoração, uma oferenda para todos os seres e para o próprio Ser.

O Tantra ensina que, porque existe apenas um no universo, todas as ações são, na verdade, o Divino explorando a si mesmo, reverenciando a si mesmo, adorando a si mesmo.”

O sânscrito é uma linguagem verdadeiramente mágica porque suas palavras representam conceitos que não têm equivalentes em inglês ou português.

Como nenhuma palavra pode resumir o significado de namastê, o processo de desempacotamento pode ser uma busca espiritual do coração.

Uma coisa é entender conceitualmente essa filosofia, mas outra é senti-la profundamente. Conhecer esse ensinamento como verdade é tanto o objetivo quanto o caminho.

Encontre um significado desta saudação que fale com seu coração — para assim plantar esse significado como uma semente para que você possa reencontrar toda vez que você unir as palmas das mãos.

Namastê! ?

namastê mensagens
A filosofia yogue apresenta muitas mensagens através de namastê.

___

Este texto foi publicado originalmente no The Chopra Center, por Karson McGinley. Tradução feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de McGinley em seu site.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments