Não saber dizer não pode colocar em risco todos os VALORES que você carrega

Poupe tempo dizendo uma só palavra!

Não saber dizer não pode colocar em risco todos os VALORES que você carrega
publicidade

O que tem de errado em dizer não para uma pessoa? Seria medo de negar uma determinada coisa? O receio em não querer ajudar?

Infelizmente, muitas pessoas acabam perdendo o seu tempo por medo de não dizer não a uma pessoa aproveitadora e acabar fazendo determinadas atividades sem necessidade.

Existem muitas pessoas aproveitadoras nesse mundo, boa parte delas amam pessoas que apresentam receio em negar determinada ajuda.

publicidade

Te interessa?

Você pode até achar que isso pode ser uma boa qualidade e que sempre estará disposto a ajudar as pessoas, mas existe um perigo enorme no não dizer não.

Aprenda a dizer “não” para as pessoas

A verdade pode até ser difícil de ser engolida por determinadas pessoas, mas a verdade é que muitas pessoas apresentam compulsividade querer agradar todo mundo.

Esse desejo de sempre estar agradando às pessoas pode ser uma grande falácia que custará caro a curto e longo prazo.

dizer “não”
Não saber dizer não pode colocar em risco todos os VALORES que você carrega. (Imagens: Unsplash)
publicidade

Você precisa entender que nem todas as pessoas que estão ao seu redor merecem a sua ajuda e auxílio nos momentos de dificuldades.

Isso porque pode apresentar no seu grupo de amigos e até mesmo de familiares pessoas que se vitimizam para benefício próprio.

E tenha certeza de uma coisa: elas vão se aproveitar da sua incapacidade de negar auxílio e usar essa falha para benefício próprio sem pensar nas consequências.

publicidade

Cuidados com as pessoas aproveitadoras

O que muitas pessoas precisam ter cuidado é nos indivíduos que amam da falácia do dizer “eu te amo” para manipulação própria.

Mas o que isso tem a ver com a atitude de não dizer não? O fato é bem simples de entender, isso porque pessoas manipuladoras usam do medo de negar para benefício próprio. Elas podem:

  • Manipular suas vontades para adquirir algo;
  • Usar de sua boa vontade para não cumprir com as responsabilidades;
  • Gastar o seu tempo com coisas superficiais.

Além de custar o seu tempo e paz mental, você pode acabar cuidando de responsabilidades alheias pelo simples fato de não ter a capacidade de negar.

publicidade

Se isso está presente no seu cotidiano e já tá virando uma coisa rotineira, comece hoje mesmo a mudar de atitude para não prejudicar sua vida e ajudar as pessoas que estão ao seu redor.

dizer “não”

Preserve os seus valores

Existe o fato muito interessante no comportamento humano e que muitas pessoas acabam negligenciando esse tipo de situação.

Você precisa entender que sua mente pode enganar suas vontades a ponto de achar que uma pessoa vitimizada está realmente precisando de sua ajuda.

Nesses casos, a pessoa manipuladora usará do seu medo e repulsa em negar ajuda e se aproveitar da situação.

publicidade

Dizer não para essas pessoas vou parar muito tempo de sua vida e você começará a cuidar da própria vida e responsabilidades que só você pode exercer.

Você tem medo de dizer “não”?

Na sua vida pessoal e profissional você já foi designado para um determinado local pelo qual não tinha capacidade apenas por medo de dizer “não”?

O que muitas pessoas não entendem é que até hoje a palavra não é muito oprimida para não causar nenhum constrangimento por falta de companheirismo.

Aliás, muitas pessoas se aproveitam desse tipo de medo das pessoas de dizer não para se aproveitar e ganhar benefícios próprios. Cuidado com:

publicidade
  • Situações que podem consumir seu tempo;
  • Pessoas aproveitadoras que amam ganhar vantagens;
  • Momentos de medo por negar uma ajudar.

As pessoas precisam entender que a palavra não além de ajudar a recusar determinadas situações, elas ganham mais tempo fazendo coisas necessárias.

dizer “não”

Você não precisa dizer que verificará sua agenda por medo de dizer que não a um determinado compromisso ou mesmo dizer que está ocupado.

Isso seria resolvido de forma sincera e verdadeira se você falasse a verdade ao invés de inventar desculpas para não dizer uma só palavra: não.

publicidade

O seu “sim” pode custar tempo

Aprenda a dizer não para as pessoas, permitirá que você verifique o que realmente você deseja fazer além de ajudar a encontrar palavras certas de coragem para dizer a verdade.

Para de se esconder atrás da frase “eu vou ver o que posso fazer” e comece hoje mesmo a dizer não.

publicidade

Porque muitas pessoas ainda não percebem que a palavra não é um grande ato de coragem e posicionamento em relação ao que você quer fazer.

Citando o empresário bilionário Warren Buffet:

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

“Pessoas de sucesso dizem não a quase tudo”. 

No seu dia a dia você perceberá que falar não para as pessoas permite que você diga “sim” ao que verdadeiramente importa na sua vida.

Tentar agradar às pessoas e não dizer não fará com que você perca muito tempo da sua vida realizando os sonhos dos outros e não os seus.

dizer “não”

Diga “sim” para seus crescimento e fuja das pessoas aproveitadoras

Começa hoje mesmo a permitisse ser uma pessoa melhor e começar a dizer sim para você mesmo, quando a palavra “sim” é para benefício próprio, você aprenderá a não ter medo de dizer não para as pessoas.

Além disso, no seu ambiente de trabalho o pessoal pode cultivar momentos de companheirismo e fazer com que as pessoas reconheçam o poder da palavra não. Você pode:

  • Conscientizar as pessoas sobre tirar proveito de vulnerabilidades;
  • Dizer “não” de forma inteligente para não prejudicar pessoas inocentes;
  • Cuidar do seu autocrescimento não negando coisas para si mesmo.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Não permita se afogar em ocupações alheias ou até mesmo culpa por dizer não a uma determinada situação, ou circunstâncias da vida.

 Já pensou na situação se você falasse não para todas as propostas dadas por pessoas que querem só sua ajuda e nada mais?

É importante você ficar de olho em pessoas aproveitadoras que utilizam na boa vontade de não negar nada de outras pessoas para se beneficiar na vida.

O ato de negar uma ajuda pode ser muito doloroso para certas pessoas. As pessoas aproveitadoras amam esse tipo de comportamento em pessoas honestas e sinceras de coração.

Você gostou de saber mais sobre os riscos de não saber dizer não para as pessoas e como isso pode afetar sua vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar