Novo aplicativo detecta Covid pela voz das pessoas em apenas 1 minuto

Mas calma, não adianta ir correndo na loja virtual do seu celular procurar esse aplicativo

Já faz mais de 2 anos que estamos lidando com a Covid e cada inovação que surge é muito bem-vinda. Agora, tivemos mais uma notícia promissora: pesquisadores desenvolveram um aplicativo que detecta a doença pela voz das pessoas.

A tecnologia foi apresentada por cientistas holandeses no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia, em Barcelona, na ​​Espanha. De acordo com os pesquisadores, o aplicativo é mais preciso do que os testes de farmácia, sendo também mais barato, prático e fácil de usar.

Aplicativo promete um diagnóstico preciso, rápido e prático (imagem: Drazen Zigic/freepik/IstoÉ)

“Esses resultados promissores sugerem que gravações de voz simples e algoritmos de IA ajustados podem alcançar alta precisão na identificação de quais pacientes têm infecção por Covid-19”, declarou Wafaa Aljbawi, pesquisadora do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Maastricht, na Holanda, segundo a IstoÉ.

Te interessa?

Como a Covid-19 geralmente afeta o trato respiratório superior e as cordas vocais da pessoa infectada, é possível detectar alterações na voz. Partindo dessa ideia, os pesquisadores foram atrás de uma forma de usar a inteligência artificial para fazer essa análise.

Para desenvolver o aplicativo, foram usados, como base de dados, 893 amostras de áudio de 4.352 pessoas saudáveis e não saudáveis. Desse total, 308 eram positivo para a Covid-19.

Toda inovação na luta contra a Covid é muito bem-vinda (imagem: WHO)

Como usar o aplicativo

O aplicativo é fácil de usar. Basta instalar no celular, preencher algumas informações básicas (como histórico médico e dados pessoais) e emitir alguns sons, como tossir, respirar profundamente e ler uma frase curta. A tecnologia, então, analisa e fornece o resultado.

Mas calma, não adianta ir correndo na loja virtual do seu celular procurar esse aplicativo. Como ainda está em fase de desenvolvimento, ele não está liberado para uso da população. A forma de diagnosticar a doença continua sendo buscar atendimento médico em caso de sintomas e fazer os testes que estão à disposição em farmácias, laboratórios, hospitais e unidades de saúde.

Vamos torcer para que essa tecnologia seja aprovada e esteja à disposição da população o quanto antes. Já imaginou que prático descobrir se você tem Covid-19 sem precisar sair de casa?

Outra novidade que também vale a pena acompanhar é a pulseira Ava, capaz de identificar quem está com covid até mesmo dois dias antes dos sintomas.

A pulseira tem três sensores que monitoram a frequência da respiração, dos batimentos cardíacos (e sua variabilidade), a temperatura da pele do punho e da perfusão da pele (que é a passagem de líquido pelo sistema circulatório). Usada corretamente numa noite de sono, a pulseira consegue detectar se a pessoa está ou não com covid.

Assim como o aplicativo, ainda não está disponível para a população, mas já estamos torcendo para que tudo dê certo em seu desenvolvimento e seja aprovada!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: IstoÉ

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar