O raro Fenômeno Lunar desse Sábado (31/10) transformará seu dia!

Conheça as particularidades da Lua Azul!

O raro Fenômeno Lunar desse Sábado (31/10) transformará seu dia!
O raro Fenômeno Lunar desse Sábado (31/10) transformará seu dia!

Você já ouviu falar da Lua Azul? Esse é um raro evento cósmico, que acontecerá neste sábado, 31 de outubro! O melhor de tudo é que ele poderá ser visto em todo o mundo e acontece em pleno Dia das Bruxas, para o êxtase de quem curte essa data! 

Quem ama acompanhar o trânsito dos astros poderá olhar para o céu e apreciar a segunda lua cheia de outubro. Para você ter ideia do quão incomum é esse evento, ele só acontece a cada dois anos e meio! 

A primeira lua cheia desse mês aconteceu logo no primeiro dia, em uma quinta-feira. Já a segunda aparição completa da Lua poderá ser vista no último dia, coincidindo com as comemorações do Halloween

Lua azul

Apesar de receber esse nome, a Lua Azul não tem necessariamente esse aspecto. Esse nome é dado pela raridade em que ela se apresenta, surgindo no céu sempre no mesmo recorte do calendário. 

Mesmo assim é possível que o astro apresente um brilho azulado devido às condições atmosféricas próprias. Contudo a ocorrência delas não é previsível! Isso torna o evento ainda mais único e impressionante! 

Por ser um acontecimento tão especial, a língua inglesa tem uma expressão especifica para falar sobre ela: Once in a blue moon (Uma vez na Lua Azul, pela tradução livre). 

Essa expressão é usada para se referir a eventos que acontecem raramente. Então se você não conseguir ver Lua Azul neste ano, só poderá vê-la em 2023. Se não quer perder esse fenômeno, é melhor ficar atento! 

APARIÇÕES EM QUE A LUA REALMENTE ESTAVA AZUL 

O astro já surgiu em tom azulado em 1883, após o terremoto causado pela atividade vulcânica do Krakatoa, localizado na Indonésia. Lá as pessoas relatavam que conseguiam ver em quase todas as noites o astro iluminado com cores azuis. 

Também existem relatos de luas azuis no México, em meados de 1983. Isso também ocorreu após a erupção do vulcão El Chichón. Em Washington, nos Estados Unidos da América, o vulcão Monte Santa Helena entrou em erupção e também colaborou para o aparecimento do fenômeno. 

COMO O ASTRO VAI SURGIR NESSE SÁBADO 

Ela não será realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, com tons que a maioria das luas cheias possuem: cinza claro, esbranquiçado ou prateado. Isso torna a visão sobre o fenômeno um pouco distorcida

O evento se baseia mais no fato de haverem duas luas cheias em um mesmo mês, quando o normal é ter apenas uma. O ciclo lunar se repete a cada 29 dias ou mais e é nesse período em que ocorrem todas as fases da Lua. 

Para que esse fenômeno ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira é que a lua cheia precisa ocorrer no primeiro, ou no máximo segundo dia do mês. Além disso, este mês precisa ter 31 dias. Assim, é bem provável que apareça uma segunda lua cheia. 

Um exemplo que vai facilitar sua compreensão é analisar o mês de fevereiro. Este possui apenas 28 dias, sendo assim, nunca poderá haver uma Lua Azul durante esse período. 

A LUA AZUL VEIO PARA MUDAR O ASTRAL DE 2020 

A última vez que esse fenômeno aconteceu foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro e permanecerá até 1 de novembro, quando muitos países comemoram o Halloween. No México, o evento marca o inicio do festival do Dia dos Mortos, aspecto muito marcante da cultura mexicana. 

A Lua cheia por si só já é um sinônimo de transformação. Ela inspira as pessoas a dar seguimento aos seus projetos e as preenchem de esperança para a construção de um futuro próspero. 

Em 2020, todos fomos arrebatados por uma crise de proporção mundial. Muitos planos precisaram ser adiados e a chegada da Lua Azul vai ajudar a colocar as ideias em ordem estabelecendo metas que darão continuidade aos projetos. 

O QUE OS ESTUDOS TÊM A DIZER SOBRE ESSE FENOMENO? 

No site da agencia internacional, existe a explicação de que o termo “Lua Azul” surgiu em meados de 1940. Nessa mesma época, o Maine Farmer’s Almanac (publicação anual que surgiu em 1818 e traz previsões sobre todos os eventos climáticos nos EUA e Canadá), forneceu uma definição para esse fenômeno tão complicada que até mesmo astrônomos tinham dificuldade em entender. 

Para tentar explicar a aparição das luas azuis em uma linguagem simples e direta, a revista Sky & Telescope produziu um artigo, no ano de 1946 com o título ‘Uma vez em uma lua azul’.

O autor foi James Hugh Pruett (1886-1955) e na publicação, ele citou o Maine de 1937, dizendo: “A segunda Lua Cheia em um mesmo mês, é como eu interpreto a definição de Lua Azul.” 

Assim nasceu a contemporânea ideia da Lua Azul. Ela foi capaz de inspirar a trama de livros, filmes e algumas músicas como por exemplo, Blue Moon, escrita em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart.

Na sequência, o som foi gravado por vários artistas renomados como Elvis Presley, Dean Martin, Billie Holliday, Frank Sinatra e Billy Eckstine. 

AS SUPERSTIÇÕES QUE PERMEIAM OUTUBRO 

Esse mês anima o imaginário popular com suas superstições. Ainda que no Brasil não tenhamos o hábito de comemorar o Halloween, existem muitos lugares no mundo que celebram essa data. 

Astrologicamente, outubro possui intensas questões espirituais atreladas as vivencias ancestrais. Historiadores relatam que era durante esse período que ocorriam a maior parte dos rituais religiosos. Isso traz a tona diversas superstições e lendas passadas ao longo das gerações.

COMO APROVEITAR MELHOR A LUA AZUL

Neste ano, outubro se destacará por ser o mês mais energético do calendário, graças a Lua Azul que acontece em pleno Dia das Bruxas e recarrega as energias do zodíaco! Para você compreender seu poder, imagine que durante todo o mês recebeu essa energia poderosa! 

A Lua Cheia sempre amplia o que estamos sentindo ou vivendo no momento. Por isso, durante ela, o mais interessante é mentalizar coisas boas e positivas, para que esses pensamentos ganhem força e reflitam em seu dia a dia de forma evidente

Se você acabar sendo uma pessoa negativa, durante a Lua Cheia, todo esse negativismo também tende a crescer e se torna mais perceptível. Depois de um ano inteiro de atribulações, tenho certeza de que não é isso que você quer, não é mesmo? 

Aproveite esse momento para desapegar de tudo que for ruim e desfrute da mágica lunar! Trabalhe seus desejos mais profundo e escute os sinais do universo! Só assim poderá receber a boa influência do fenômeno e boas doses de ânimo para seguir adiante! 

publicidade