Em Provérbios 10 está a prova de que Deus nunca vai deixar faltar nada na sua vida

Tenha fé na providência divina!

Em Provérbios 10 está a prova de que Deus nunca vai deixar faltar nada na sua vida
publicidade

O verdadeiro sábio entende a importância de buscar a verdadeira alegria em Deus e acreditar na providência divina em todas as circunstâncias da vida.

Não se importando muito com as consequências que a vida pode proporcionar, os simples muitas vezes desacreditam que Deus pode ajudar até mesmo quando tudo é impossível.

Você deve buscar os verdadeiros tesouros em Cristo Jesus, não se render as pequenas coisas que afastarão você de Deus.

publicidade

Te interessa?

Provérbios de Salomão: O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe. Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte. O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios. (Provérbios 10:1-3)

O capítulo 10 de Provérbios fala muito sobre a providência de Deus e como devemos ser gratos até mesmo quando não somos ajudados nos momentos que queremos – tudo deve ser no tempo de Deus.

Provérbios 10
Em Provérbios 10 está a prova de que Deus nunca vai deixar faltar nada na sua vida. (Imagens: Unsplash)

Esperar pela providência de Deus é também trabalhar

Muitas pessoas acreditam que esperar em Deus é não fazer nada e esperar cair do céu o que tanto deseja. A verdade é que Deus não gosta de pessoas preguiçosas, nem mesmo pessoas acomodadas.

publicidade

Nosso Criador Celestial enriquece os seres humanos todos os dias com uma nova chance para fazer tudo diferente. Nosso Deus nos deu a dádiva da vida e não podemos desperdiçar.

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. As bênçãos coroam a cabeça dos justos, mas a boca dos ímpios abriga a violência. (Provérbios 10:4-6)

Muitas pessoas acabam perdendo a bênção dos céus por preguiça e por acharem que apenas esperar sentado irá acontecer alguma coisa. Como um verdadeiro cristão, você deve:

publicidade
  • Esperar trabalhando;
  • Orar e jejuar;
  • Buscar ser uma pessoa melhor;
  • Acreditar na providência de Deus.

Você deve aproveitar sua vida como muita energia e força de vontade para vencer até mesmo o comodismo e os momentos de preguiça e procrastinação.

Provérbios 10

A memória deixada pelos justos será uma bênção, mas o nome dos ímpios apodrecerá. Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína. Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. (Provérbios 10:7-9)

Não seja uma pessoa mal intencionada

As pessoas maliciosas amam fazer o mal a ponto de prejudicar a crença de outras em Deus. É por causa dessa e outras ameaças que o crente deve sempre ser fiel ao que acredita.

publicidade

Um crente temente a Deus entende a importância de ser fiel no que acredita e busca sempre melhorar como ser humano.

Aquele que pisca maliciosamente causa tristeza, e a boca do insensato o leva à ruína. A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência. O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados. (Provérbios 10:10-12)

Nos seus lábios devem sair bênçãos de Deus e sabedoria para ajudar pessoas indefesas e desacreditada.

A Palavra de Deus está cheia de exemplos que você deve seguir para ser uma pessoa melhor e íntegra nas suas crenças sobre esperar as providências de Deus.

publicidade

A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento, mas a vara é para as costas daquele que não tem juízo. Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína. A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, mas a pobreza é a ruína dos pobres. (Provérbios 10:13-15)

Provérbios 10

Uma vida de acordo com a vontade de Deus

Tenha disciplina nas suas decisões e sempre busque orientação do Espírito Santo para realizar suas metas e conquistas na vida.

Seja dependente de Deus para tudo, pois sua vida só é existente por causa do amor e bondade de Deus.

O salário do justo lhe traz vida, mas a renda do ímpio lhe traz castigo. Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros. Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos, e quem espalha calúnia é tolo. (Provérbios 10:16-18)

publicidade

Você deve cultivar uma vida de oração e mostrar para as pessoas o quanto sua vida está bem melhor ao entregar sua vida a Cristo Jesus.

Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. A língua dos justos é prata escolhida, mas o coração dos ímpios quase não tem valor. As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo. (Provérbios 10:19-21)

Você crê na providência de Deus?

Não seja como os tolos que buscam prazer na maldade e em suas condutas ruins para entreter a si mesmos e se deletar uma falsa sabedoria.

O verdadeiro cristão entende a importância de crer na providência de Deus e buscar a verdadeira riqueza que existe no mundo.

publicidade
Provérbios 10

Por mais que as coisas estejam difíceis e nenhuma porta se abra para que haja esperança, o verdadeiro crente sabe a importância da verdadeira riqueza de estar na presença de Deus bebendo de sua infinita sabedoria.

A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma. O tolo encontra prazer na má conduta, mas o homem cheio de entendimento deleita-se na sabedoria. O que o ímpio teme lhe acontecerá; o que os justos desejam lhes será concedido. (Provérbios 10:22-24)

publicidade

É passando por todas as tempestades que o verdadeiro crente entende a importância de sermos firmes em Cristo Jesus e como Deus é justo com todos nós.

Deus honrará todos os nossos passos e prolongará a nossa vida aqui na terra, ao contrário dos ímpios que estarão sempre  com seus dias contados, pois a forma de enxergar e se comportar é totalmente diferente e contra Deus.

Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre. Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam. O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. (Provérbios 10:25-27)

Buscando em Deus o verdadeiro refúgio

Os ímpios não dão importância ou a devida atenção às coisas de Deus a ponto de apostarem a fé em coisas terrenas e sem valor.

O crente verdadeiro sempre buscará a presença do espírito Santo em sua vida para que o verdadeiro refúgio seja encontrado em Cristo Jesus.

Provérbios 10

Nos momentos de dificuldades é quando uma pessoa fiel a Cristo entende a importância de manter uma vida de oração e jejum para ser íntegro e digno de ser ajudado e abençoado.

publicidade

O que o justo almeja redunda em alegria, mas as esperanças dos ímpios dão em nada. O caminho do Senhor é o refúgio dos íntegros, mas é a ruína dos que praticam o mal. Os justos jamais serão desarraigados, mas os ímpios pouco duram na terra. (Provérbios 10:28-30)

Você como um crente fiel e que guarda os mandamentos de Deus deve entender a importância de preservar a língua e não ser mentiroso e levantar falsos testemunhos como os ímpios são.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Busque a sabedoria de Deus em sua vida diariamente e preserve a si mesmo de toda maldade e investidas do inimigo para que você não caia em perversidade.

Provérbios 10

A boca do justo produz sabedoria, mas a língua perversa será extirpada. Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade. (Provérbios 10:31-32)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Você gostou de saber mais sobre a providência de Deus declarado em Provérbios 10? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas palavras de esperança.

Veja mais ›
Fechar