Rapaz se torna herói ao ter seus órgãos doados e salvar a vida de 6 pessoas

A doação de órgãos ainda é considerada um tabu e muitos não sabem como funciona o processo

Imagem: BBC

Hoje, nesse exato momento, seis pessoas respiram e estão vivas graças ao britânico Alex Newlove. O rapaz de 27 anos sofreu uma hemorragia cerebral e acabou falecendo em 2020. No entanto, após a sua morte, ele se tornou um herói ao ter os seus órgãos doados e salvar a vida de seis pessoas diferentes – gente que ele nem conhecia.

De acordo com a mãe de Alex, Judy Coutinho, a perda do filho foi repentina e inesperada, ocorrendo bem no momento em que ele vivia uma ótima fase da sua vida. Na época, Alex morava em Chicago, nos Estados Unidos. “Não tivemos qualquer aviso. Ele sofreu uma hemorragia cerebral enorme quando passava as férias de Natal conosco, em casa. Foi como um relâmpago, do nada”, disse, segundo a BBC.

Judy e seu filho Alex, que salvou a vida de seis pessoas (imagem: BBC)

Ela não tinha chegado a discutir com o filho a possibilidade de doação de órgãos, mas sentiu que era algo que ele desejaria. “Simplesmente senti que ele não iria querer que seus órgãos não fossem usados para ajudar outras pessoas. Qual seria o sentido de os órgãos não irem para outras pessoas, se eles não iriam nos trazer Alex de volta?”⁠

Te interessa?

Entre os pacientes beneficiados pelos órgãos do Alex, estão um adolescente de 16 anos que acaba de concluir o ensino médio e uma criança que pôde voltar ao colo da mãe. Judy mantém contato com as famílias que foram ajudadas e, no seu coração, certamente sabe que essa foi a decisão correta a ser tomada.

Alex tinha 27 anos e estava em uma ótima fase da sua vida (imagem: BBC)

Campanha de conscientização

A britânica ainda participou de uma campanha do sistema de saúde do Reino Unido (NHS) para incentivar a doação de órgãos. O tema ainda é considerado um tabu e muitos não sabem como funciona o processo. A verdade é que há sempre alguém precisando de um órgão para sobreviver e autorizar a doação é uma forma de manter vivo o legado da pessoa que se foi.

O Alex, por exemplo, será eternamente lembrado por quem recebeu seus órgãos e suas respectivas famílias. Quando a notícia foi publicada no Instagram da BBC Brasil, foi legal ver usuários compartilhando a sua gratidão por terem sido beneficiados por doações de órgãos de outras pessoas.

Confira alguns comentários:

“Só quem já recebeu um órgão sabe o qto esse ato é magnânimo! Agradeço aos meus doadores e suas famílias! 🙏🏻 São iluminados! (Passei por 3 transplantes de córnea)”
“Sou doadora de órgãos e seria maravilhoso conseguir um dia salvar tantas vidas quanto esse herói salvou ❤️ meus sentimentos aos familiares ❤️”
“Que Deus abençoe a nobreza do gesto, pq a vida se refaz de inúmeras formas”

Nosso respeito e admiração ao Alex e sua família. Se você também quer ser doador de órgãos, o mais importante é avisar seus familiares da sua vontade. Clique aqui para saber como funciona esse processo no Brasil.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: BBC

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar