Rato africano se aposenta após desarmar mais de 70 minas terrestres

Só desejamos que nesse “descanso” ele seja recompensado por toda bondade que fez!

Rato africano se aposenta após desarmar mais de 70 minas terrestres
Rato africano se aposenta após desarmar mais de 70 minas terrestres

Há um tempo, falamos sobre um ratinho africano que chegou a ganhar o coração de muita gente. Isso porque o que ele fez não só lhe rendeu medalhas, como também ajudou a salvar a vida de muita gente.

Magawa é um ratinho de bolsa gigante. Diferente das espécies que conhecemos, ele é um pouco maior que os ratos que são mais conhecidos. Porém, tem tamanho o suficiente para agir como um verdadeiro herói.

Ele foi treinado pela APOPO (instituição da Tanzânia) para conseguir identificar minas terrestres. Embora seja grande, ele não tem peso o suficiente para que uma mina o identifique.

Seu cargo se chama HeroRAT Magawa, que não poderia ter nome melhor. Durante o tempo que passou desarmando minas no Camboja, ele chegou a encontrar 71 minas terrestres e 38 itens de munições não detonadas durante seu serviço.

Esse ratinho é tão inteligente que não se deixa enganar pelas metralhas ou qualquer dispositivo sucata que seja similar a uma mina que não foi detonada. Essa parte ele só ignora. Não é sensacional?

Uma medalha que lembrará o nome de Magawa para sempre

Ainda no ano passado, o rato Magawa chegou a receber uma medalha de ouro do PDSA (People’s Dispensary for Sick Animals), a principal instituição de caridade veterinária lá do Reino Unido.

O marco que esse ratinho trouxe foi algo de fato bem especial. Isso porque não é comum sua espécie receber uma premiação tão honrosa como a que ele chegou a receber.

Ele chegou a ficar entre o pódio que tinham outros cachorros, cavalos, pombos e gatos que atuavam com o trabalho similar ao que o Magwa tinha. Pelo que tanto fez, claro que ele mereceu a grande premiação, não é?

E depois de passar 5 anos em uma atividade muito especial, o que não falta são cambojanos e pessoas do mundo todo expressando uma gratidão que não mede por esse trabalho tão significativo.

Um herói que está se aposentando

Como chegamos a falar mais acima, nesse tempo ele encontrou mais 70 minas terrestres e as desarmou, além dos 38 itens de munições que não haviam sido detonados.

Agora, depois de deixar um legado muito especial no coração de muita gente, Magawa vai se aposentar. De acordo com as declarações, da APOPO:

“Embora ainda goze de boa saúde, ele atingiu a idade de aposentadoria e está claramente começando a diminuir seu ritmo. Está na hora.”

Foram mais de 225.000 metros quadrados farejados pelo ratinho e declarados como seguros para as famílias dos cambojanos viverem gozando de plena segurança.

Graças a este ratinho, famílias podem viver normalmente, crianças podem brincar sem riscos e pais podem ter a certeza de que estão indo trabalhar com segurança. Uma gratidão sem medida, não é mesmo?

publicidade