13 remédios caseiros simples para acabar de vez com a AZIA

Confira alguns remédios caseiros para aliviar a sensação de queimação no estômago e a azia!

publicidade

É raro nós encontrarmos pessoas que nunca sentiu aquela sensação ruim de queimação e azia no estômago, não é mesmo?

Essa queimação no estômago é provocada pelo refluxo do ácido gástrico, um líquido produzido pelo nosso estômago para ajudar na adsorção de alimentos.

Nas farmácias existem uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para aliviar essa sensação de queimação.

publicidade

Porém, uma das medidas que nós podemos recorrer são as receitas caseiras. Pensando nisso, separamos para você algumas remédios caseiros que podem ajudar bastante nesses momentos de desconfortos. Aproveite!

13 remédios caseiros para acabar com a azia

Confira a seguir alguns remédios caseiros para ajudar você quando sentir azia e uma sensação de queimação no estômago. 

1 – Vinagre

O ácido do vinagre é altamente eficaz no controle de queimação e acidez desregulada no estômago, assim, mostrando grandes resultados na hora de aliviar a sensação desconfortável do estômago.

Para o preparo, adicione três colheres de chá de vinagre de maçã a trezentos mililitros de água. Beba durante o dia antes de cada refeição e quando for dormir.

publicidade

2 – Suco de Aloe Vera

Embora para algumas pessoas essa receita não soar como um suco muito agradável, a aloe vera é um planta muito eficaz no tratamento de irritação na pele, sistema digestório e corpo.

Para aliviar a queimação no estômago, pegue cerca de duas folhas de aloe vera e extrair seu suco até encher meia xícara. Depois disso, beba imediatamente.

13-remédios-caseiros-azia

3 – Chá de Camomila

O chá já é um antigo aliado para quem opta por remédios naturais para aliviar dores e ter uma vida mais saudável.

Esse remédio natural com camomila é capaz de aliviar tensões da mente e do organismo. Além disso, o chá de camomila é extremamente eficaz diminuição da azia.

publicidade

Para preparar o chá, utiliza uma xícara de água fervente com uma colher de chá de camomila. A camomila pode ser fervida por apenas quarenta e cinco segundos. Em seguida, coe e espere esfriar um pouco e beba.

4 – Amêndoas

As amêndoas além de serem nutritivas são ótimos aliados na hora de aliviar a queimação na região do estômago.

Basta você consumir cerca de quatro amêndoas por dia, preferencialmente após as refeições diárias.

As amêndoas auxiliarão no funcionamento do estômago, além claro, trazer melhoras para o organismo. Porém, elas não podem ser consumidas em excesso.

5 – Mostarda

A mostarda, cheia de minerais e por ser alcalinizante, é uma poderosa aliada para aliviar a queimação e azia do estômago rapidamente.

Por isso, a melhor forma é consumir apenas uma colher de chá de mostarda amarela de boa procedência e orgânica. Faça isso uma vez ao dia.

13-remédios-caseiros-azia

6 – Chá de Gengibre

Além do chá de gengibre ser ótimo para combater irritações e inflamações pelo corpo, a ingestão dele é o suficiente para eliminar o refluxo e também a queimação no estômago.

Para preparar o chá, você precisará de duas xícaras de água e três fatias de um centímetro cada de gengibre.

Depois disso, ferva a água, assim que levantar a fervura, adicione o gengibre e deixe descansar por trinta minutos antes de consumir.

7 – Maçã

A maçã é uma ótima fruta rica em antiácidos naturais. Para aliviar a sensação de queimação no estômago e a azia, coma ao menos duas maçãs por dia.

8 – Banana

A banana é uma fruta super tradicional na casa de várias pessoas. Além disso, ela é considerada um ótimo antiácido natural, portanto, pode ajudar no alívio da queimação no estômago.

Essa fruta equilibra o pH do nosso estômago, causando assim um alívio mais rápido da azia.

Por isso, você pode colocar a banana nas suas refeições diárias, consumindo pequenas porções durante o dia.

13-remédios-caseiros-azia

9 – Suco de Pera

O suco da pera é um ótimo auxiliador na hora da digestão, a fruta é semi-ácida, rica em vitaminas, sódio, potássio, ferro e cálcio.

Além disso, o suco da fruta ajuda a diluir o ácido estomacal e aliviar o desconforto causado pela azia. Por isso, o suco da pera é uma excelente opção para quem não gosta de chá.

10 – Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio quando é diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo. Consequentemente, ele diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflmação do esôfafo e aliviando a queimação no estômago.

Para preparar você precisará de uma colher de bicarbonato de sódio e cem mililitros de água. Para o modo de preparo, misture os ingredientes e tome a mistura em pequenos goles.

13-remédios-caseiros-azia

11 – Chá de Espinheira-santa

Além de ter propriedades digestivas, o chá de espinheira-santa é um ótimo aliado para o melhoramento da má digestão, como também na diminuição da azia.

Para fazer o chá, você precisará de uma xícara de água e uma colher de sopa de espinheira-santa. Para preparar, ferva a água e adicione a espinheira-santa, deixe repousando por cinco ou dez minutos. Depois disso, coe e tome sem adoçar, duas a três vezes por dia.

12 – Chá de Funcho

Esse tipo de chá contém ótimas propriedades antiinflamatórias que ajudam na diminuição da inflamação estomacal, assim, diminuindo a sensação de queimação na garganta.

Além do mais, como o chá de funcho auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado também em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Para preparar, tenha em mãos uma xícara de água e uma colher de sopa de funcho. Já o modo de preparo é simples. Ferva a água e adicione o funcho, em seguida, deixe repousar por dez minutos.

Depois de fazer os primeiros passos, você precisa coar a mistura e beber entre dois a três vezes por dia ou vinte minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada.

13-remédios-caseiros-azia

13 – Chá de Alcaçuz

O alcaçuz, também bastante conhecido como pau-dice, é uma planta medicinal muito usada para fazer chá para melhorar os sintomas de problemas respiratórios.

Além disso, ele é bastante usado para úlceras gástricas e para aliviar as sensações de queimação no estômago e azia.

Para você preparar o chá, tenha em mãos dez gramas de raiz de alcaçuz e um litro de água. Para preparar, ferva a água junto com a raiz de alcaçuz, coe e deixe esfriar um pouco antes de beber.

Por fim, você pode consumir o chá até três vezes ao dia. 

Gostou de saber mais como aliviar a sensação de queimação no estômago e azia? Então deixe nos comentário a sua opinião sobre os remédios caseiros para aliviar os sintomas da azia.