Terapia Online: qual a importância e como consultar um psicólogo

Terapia Online: qual a importância e como consultar um psicólogo

Veja como a internet pode ajudar você a procurar um profissional de Psicologia para suas terapias!

publicidade

Com a tecnologia cada vez mais ativa no dia a dia das pessoas, terapia online, consultas médicas e psicológicas foram ganhando outros formatos na quarentena devido o novo coronavírus.

Devido a isso, as terapias online realizadas pelos profissionais da área de psicologia aumentaram bastante, assim beneficiando os pacientes em casa.

Como funciona a terapia online?

A terapia realizada pela internet funciona por meio de uma plataforma onde são conectados psicólogos e pacientes. Desde que a quarentena passou a ser estabelecida, que alguma coisas precisaram sofrer alguns reajustes.

publicidade

No caso da terapia online, é mais uma possibilidade de manter as consultas e encontros entre os pacientes e os seus psicólogos. Muitos consultórios passaram a aderir esse formato, para continuarem a cuidar de quem mais precisa.

E reconhecendo essa necessidade, novos profissionais passaram a se integrar nesse formato. O melhor de tudo também, é que existes plataformas que disponibilizam esse contato de forma mais prática.

Os pacientes podem escolher o profissional, os valores das consultas e as formas de pagamentos do psicólogo. As terapias podem ser feita da forma que melhor atender aos dois lados. Reconhecendo como isso é importante!

terapia-online

publicidade

Quais os desafios enfrentados pelos psicólogos nas terapias online?

Embora esse recurso possa facilitar bastante tanto o paciente quanto o psicólogo, existem alguns casos em que em que de fato, essas terapias pela internet não são recomendadas.

Por isso é essencial que as sessões de terapias sejam presencialmente, apesar das dificuldades de locomoção do paciente ou do profissional. 

Veja alguns desafios enfrentados pelos profissionais:

  • Entender o problema que o paciente traz;
  • Falta de acolhimento mais presencial com o paciente;
  • A escolha de uma boa plataforma online adequada para cada paciente;
  • Falta de segurança entre profissional e paciente na internet. 

O que é mais procurado nessas plataformas de terapias online?

Como recordistas de buscas durante anos, a ansiedade aparece em primeiro lugar entre as especialidades mais procuradas por quem acessa essas plataformas de terapias online.

Aparentemente, é claro que muitas pessoas em todas as partes do mundo se consideram um pouco ansiosos no que estamos passando nesse ano de 2020.

publicidade

terapia-online

Isso tudo faz muito sentido, pois o Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o país com mais ansioso em comparação como o mundo. 

Além da ansiedade, há também uma grande procura por profissionais em início de carreira para desenvolvimento profissional.

De estagiários a gerentes querem aprender a lidar melhor com suas rotinas diárias, estabelecer uma melhor relação com seu grupo no trabalho, assim crescendo profissionalmente junto com a empresa.

Muitas pessoas com depressão, estresse, problemas sexuais, como disfunção sexual e até pessoas como relacionamento amoroso ruins procuram essas plataformas para tratar suas doenças com profissionais de psicologia na internet.

Quais são os benefícios da terapia online?

Apesar de algumas limitações, essas plataformas de terapias pela internet vêm ajudando muitas pessoas. Veja a seguir algumas vantagens e benefícios para quem utiliza esse recurso para se tratar. 

1 – Locomoção 

Algumas pessoas ainda não conseguem se locomover até um consultório físico, muitas vezes por questão de saúde, deficiência ou algum tipo de imunidade. 

Além disso, há também aquelas pessoas que vivem em cidades pequenas com poucos psicólogos, buscando um profissional em uma linha específica ou em cidades próximas. 

terapia-online

Por isso, os sites que oferecem tratamento para pacientes em casa através da internet tem crescido bastante, assim beneficiando que não podem sair de suas casas.

2 – Distância 

Muitos pacientes fora do Brasil gostam de procurar psicoterapia com profissionais que falam sua língua. Por isso, esses sites ajudam brasileiros em outros países a procurar tratamento com profissionais aqui no Brasil. 

3 – Tempo

 Pessoas que trabalham muito viajando, muitas vezes, estão sempre mudando de lugar toda semana ou mês e não conseguem um horário para ir ao consultório presencial.

Por isso, é vantagem para essas pessoas usarem a internet para se conectarem com seus psicólogos e continuarem o tratamento.

Quarenta e Terapia Online: quais seus desafios?

Esse ano de 2020, o mundo está passando por uma pandemia causada pela COVID-19, experiência nunca passada por essa nova geração. 

O novo coronavírus se espalhou de forma muito rápida, trazendo muitas mudanças para a saúde, economia e nosso dia a dia. 

Como sabemos, a quarentena, o afastamento social e o isolamento são considerados as principais “armas” para combater a propagação da doença em todo o mundo. 

terapia-online

Por isso, nesses casos de afastamento social, a terapia online pode ser uma ótima solução para as pessoas que querem continuar com seus tratamentos.  

Ainda que a quarentena e o isolamento podem ser momentos difíceis para uma grande parte das pessoas que nunca imaginariam passar por isso, buscar ajuda profissional pode ajudar bastante a enfrentar tantas mudanças

Por isso, sentimentos de angústia, ansiedade, medo, estresse e tensão podem aparecer, isso é normal, pois seres humano pensantes. 

Algumas pessoas podem começar a se sentirem sozinhas, desesperadas, sem esperança. Quais são os sintomas de quem precisa de uma terapia?

  • Alterações no humor;
  • Preocupação excessiva;
  • Atraso de pensamento;
  • Dificuldade de concentração;
  • Problemas de sono;
  • Pensamentos suicidas;
  • Sentimentos de tristeza;
  • Vazio e desespero;
  • Inquietação;
  • Fadiga, tonturas e enjoos.

terapia-online

Agora que você já sabe o que é terapia online e como se tratar, busque ajuda médica especializada para se consultar ou para ajudar uma pessoa doente. Entre em contato com profissionais que ofereçam esses serviços de forma séria.

E se em seu caso, você não puder sair de casa, procure uma plataforma confiável e comece sua terapia e solucione seus problemas de uma maneira mais rápida!