Sentimento de CULPA: 12 formas de superar e limpar sua consciência

Limpe sua mente das coisas não resolvidas da sua vida!

Sentimento de CULPA: 12 formas de superar e limpar sua consciência
Sentimento de CULPA: 12 formas de superar e limpar sua consciência

Quando acabamos fazendo algo de errado, a nossa consciência se torna a nosso maior inimiga. É quando estamos no erro que nós somos acusados por nossos próprios pensamentos.

A verdade é que toda vez que você se lembra do assunto do erro, a sua consciência entra em alerta. Mesmo que as pessoas não saibam dos nossos erros, podemos saber que o problema sempre existirá.

Sendo assim, quando uma pessoa não trata bem a consciência, nossas mentes ficarão divididas ao meio. Não superar e limpar a consciência tornará você mais fraco, assim, fazendo você falhar ainda mais.

Te interessa?

Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas para você se livrar do sentimento de culpa. Aprenda aqui como você pode superar os seus erros e limpar sua consciência.

12 formas de superar e limpar sua consciência

Todos nós temos problemas e erros que queremos consertar. O sentimento de culpa é o que nos faz pedir desculpa por erro que cometemos, porém, mesmo se desculpando, muitas pessoas não conseguem limpar a consciência.

Confira a seguir algumas formas de você superar e limpar sua consciência e começar a ter uma vida mais tranquila e sem sentimentos de culpa.

consciência

1 – Liste as pessoas que quer pedir perdão

Você pode começar escrevendo uma lista de pessoas a quem deve pedir desculpas. Junto a essa lista, faça uma lista de erros que você cometeu a essas pessoas.

Fazendo isso muitas coisas poderão vir a sua mente, assim, você não deixará passar nada e sua consciência ficará 100% limpa de sentimento de culpa.

Essa atividade pode até levar um tempo, por isso, leve o tempo que quiser, só não deixe passar nada.

2 – Aprenda a pedir perdão corretamente

Assim que a sua própria consciência mostrar para você que deve pedir desculpas para alguém, faça imediatamente.

É quando bate o sentimento de culpa a hora conveniente para falar dos seus erros e pedir desculpas.

Não deixe para depois o que você pode fazer hoje, pois você não sabe quando falará com a outra pessoa novamente. 

Para ter uma mente limpa e uma consciência tranquila, você precisa ter compromisso na hora de resolver os seus próprios problemas.

Hoʻoponopono: essa antiga prática havaiana te fará alcançar o perdão!

3 – Tenha humildade em admitir suas falhas

Quando uma pessoa pede perdão para outra, ela deve admitir totalmente a culpa e pedir perdão com humildade e consciência do que fez.

Se uma pessoa acabar não fazendo isso, a ofensa não será eliminada do convívio das pessoas.

consciência

4 – Restitua o que fez

Você deve acertar as coisas consigo mesmo e com as pessoas que você machucou. Assim você descobrirá que ter uma consciência limpa ajudará em seus relacionamentos pessoais.

Ponha-se no lugar das outras pessoas, admita que você é falho e pode machucar alguém com os seus atos e palavras.

5 – Livre-se dos pensamentos negativos

A verdade é que certas pessoas odeiam fazer coisas que ferem o orgulho, não é mesmo? O ser humano é muito bom para dar desculpas e não ir a alguém para pedir perdão.

Para você conseguir ser uma pessoa de consciência limpa e livre das amarras dos pensamentos negativos, é importante você limpar sua mente das próprias ideias negativas.

Comece tento o hábito de pensar em coisas boas e positivas, só assim você terá espaço para refletir nas maravilhas da vida e ter uma vida mais digna e tranquila.

6 – Pare de erra com a mesma coisa

O que adianta você querer limpar a consciência de um erro se você sempre comete o mesmo? Você precisa se livrar dos erros do passado para que você se limpa sua mente.

Comece ajustando sua vida para não cometer os erros que deixam sua consciência pesar. A sua mente agradecerá seu novo modo de viver.

consciência

7 – Muda os seus hábitos

Se você ainda cometendo os mesmo erros que levando você ao sentimento de culpa, comece e mudar os seus hábitos.

Os comportamentos e momentos de sua vida que levam você ao erro devem ser evitados, só assim você não cometerá o mesmo erro.

Comece fazendo as alterações necessárias para mudar seus hábitos, como, por exemplo, corte as amizades ou se afaste de pessoas.

Como perdoar e viver uma vida feliz novamente? Te damos um GUIA!

8 – Admita os seus erros

Confesse a si mesmo os seus próprios erros. Essa forma de lidar com os erros é bom para ter que acertar contas consigo mesmo.

É se perdoando que você conseguirá limpar a consciência e ter uma mente livre do sentimento de culpa. 

9 – Busque o perdão das pessoas que feriu

Só as pessoas que você feriu podem oferecer para você o verdadeiro perdão. Procure nelas a ajuda para você se perdoar também.

Se os seus erros acabam afetando outras pessoas, claro que a sua consciência irá pesar. Por isso, comece fazendo as pazes com essas pessoas e resolva os problemas.

Fazendo isso você está apagando o erro da sua vida e da vida da outra pessoa.

consciência

10 – Confesse as suas falhas e limitações

É muito importante você considerar os benefícios de confessar os seus erros e falhas, não para você, mas para as pessoas que precisam ouvir sua confissão.

Com isso, você estará botando para fora todas as suas frustrações de está se sentindo culpado. Uma ótima forma limpar a mente da culpa é usando do diálogo.

11 – Aprenda a compartilhar experiência de vida

Você quer ter uma mente limpa e se livrar do sentimento de culpa? Comece a compartilhar sua cargar emocional com outra pessoa.

É conversando com outra pessoa, de preferência uma pessoa confiante, você pode desabafar e gradualmente se livrando da culpa.

Vai ser trocando experiências de vida com outras pessoas que você entenderá que não está sozinho. Todos nós temos nossas parcelas de culpa que não conseguimos superar.

12 – Entenda que o processo pode ser difícil

Para viver em harmonia com as outras pessoas, é importante você aprender com os próprios erros. Você precisa entender que vale a pena cada momento na vida.

A verdade é que de início pode até ser difícil, mas é possível limpar a consciência e ter uma vida mais tranquila.

Você gostou de saber mais sobre sentimento de culpa e como superar e limpar a sua consciência? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para superar suas falhas e limpar sua mente.

Veja mais ›
Fechar