Usando os exercícios físicos como uma atividade contra a DEPRESSÃO: os resultados são surpreendentes

Cultive hábitos saudáveis e combata a depressão!

Usando os exercícios físicos como uma atividade contra a DEPRESSÃO: os resultados são surpreendentes
publicidade

Primeiramente, é muito importante você saber que a atividade física não é uma cura definitiva para depressão, porém, é uma excelente auxiliadora para o tratamento.

Muitos estudos científicos já mostraram que a atividade física pode diminuir ou até prevenir os sintomas da depressão de forma eficaz e saudável.

Na verdade, entre as pessoas que sofrem com os sintomas de depressão e condições de saúde semelhantes, a atividade física é um ótimo benefício para fortalecer a saúde mental.

publicidade

Te interessa?

Uma pesquisa publicada pelo Journal of Neurology em 2019 comprovou que a atividade física pode melhorar significativamente os sintomas de depressão em pessoas com problemas de saúde mental.

Exercícios físicos para combater depressão funciona?

Os exercícios físicos moderados são excelentes para melhorar a qualidade de vida e utilizado como terapia complementar para tratar a depressão.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2018 pela The American Journal of Psychiatry comprovou que a prática de exercícios físicos de qualquer intensidade previne até em 12% casos de depressão.

Sendo assim, se você deseja prevenir a depressão, os exercícios físicos são os seus ótimos aliados para ter uma excelente qualidade de vida mental.

publicidade
Exercícios físicos para combater depressão
Usando os exercícios físicos como uma atividade contra a DEPRESSÃO: os resultados são surpreendentes. (Imagens: Pexels)

Levando para o lado biológico, as atividades físicas podem desenvolver melhor certas substâncias químicas no cérebro.

Esse aumento de substâncias químicas pode auxiliar na formação de novas células cerebrais e novas conexões para fortalecer a saúde do corpo e mente.

publicidade

Como prevenir a depressão utilizando exercícios físicos?

Além dos benefícios para a saúde do seu cérebro, várias mudanças no seu comportamento físico diário serão de grande ajuda para prevenir a depressão.

A sua aptidão cardiovascular e fortalecimento de seu sistema imunológico promoverá de forma saudável uma boa saúde do seu cérebro, consequentemente doenças mentais.

A utilização de atividades físicas é uma das melhores e mais aconselháveis atividades para promover:

  • Autoestima;
  • Autoconfiança;
  • Autocuidado;
  • Autorrespeito.
publicidade

Com isso, caminhar ou correr diariamente pode ser um trabalho saudável para você alcançar a excelência na saúde do organismo físico e mental.

Se você prefere alguns tipos de exercícios físicos para melhorar seu condicionamento físico e mental, você deve avaliar se realmente algumas dessas atividades são aconselháveis para você que sofre com depressão.

Exercícios físicos para combater depressão

Por isso, é fundamental que você consulte o seu médico para mais informações e saber se de fato certos exercícios são bons para aliviar os sintomas de depressão de forma saudável.

Mediante a isso, é muito importante você fortalecer sua aptidão física e mental para prevenir certos tipos de doenças que podem diminuir sua qualidade de vida.

publicidade

Quais os melhores exercícios físicos para combater a depressão?

Saber qual o tipo de exercício físico é melhor para sua situação é extremamente importante para o tratamento.

Por isso, consulte o seu médico para ele avaliar qual tipo de exercício é bom para você combater a depressão.

São vários os tipos de exercícios físicos que são excelentes para combater a depressão e outros sintomas de doenças. Confira a seguir algumas delas e escolha a sua preferida.

  • Esportes aquáticos;
  • Corridas;
  • Caminhadas;
  • Ioga ou golfe;
  • Ginástica;
  • Exercícios aeróbicos;
  • Beisebol ou vôlei;
  • Basquete ou futebol;
  • Ciclismo ou artes marciais.
publicidade

Essas atividades físicas podem ser acompanhadas por um profissional de educação física e o seu médico para que o seu tratamento seja ainda mais eficaz e saudável.

Exercícios físicos para combater depressão

A utilização de exercícios físicos como terapia e tratamento para tratar a depressão é utilizada há décadas.

Portanto, consulte o seu médico e educador físico para avaliar o seu caso e definir um bom treino para você contornar essa situação e voltar a sua excelência em qualidade de vida.

Como iniciar os exercícios físicos para combater a depressão?

O primeiro passo para você começar a utilizar os exercícios físicos para combater a depressão é iniciar uma rotina de hábitos saudáveis.

publicidade

No início pode até parecer difícil, mas é muito importante que você crie bons hábitos para desenvolver habilidades ativas para praticar os exercícios.

É importante você saber que pessoas com depressão apresentam bastante dificuldade para se exercitar, isso porque um dos sintomas da depressão é a redução de energia e dores no corpo.

São várias as pessoas resultantes em menos motivação para se exercitar por causa dos sintomas da depressão, são elas:

  • Aumento da percepção a dores;
  • Menos qualidade de sono;
  • Falta de energia;
  • Fadiga física e mental.

O que muitos educadores físicos e médicos recomendam para contornar esse problema é definir um período de tempo para a pessoa que sofre com sintomas de depressão realizar seus exercícios.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Exercícios físicos para combater depressão

Por isso, é fundamental que você tenha um bom contato com o seu educador físico e médico para avaliar os limites e progressão dos seus treinos.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O erro de muitas pessoas ao combater a depressão com exercícios físicos é simplesmente começar sem nenhuma recomendação profissional.

Na verdade, esse tipo de comportamento acaba dificultando o processo de tratamento assim até algumas consequências físicas e mentais.

Você gostou de saber mais sobre como os exercícios físicos podem combater a depressão de forma saudável? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de saúde.

Veja mais ›
Fechar