Vacina contra Covid-19 para animais é registrada pela primeira vez em todo o mundo!

Nossos bichinhos merecem!

Vacina contra Covid-19 para animais é registrada pela primeira vez em todo o mundo!
Vacina contra Covid-19 para animais é registrada pela primeira vez em todo o mundo!

Já ouviu falar que alguns animais também estão suscetíveis para a Covid-19? Ainda que os casos cheguem a ser em pequenos números, o assunto sempre alarmou.

Isso porque em todo o mundo, diferentes casos chegaram a ser diagnosticados. Em sua maioria, foram gatos e cachorros que acabaram pegando o vírus depois de pessoas em casa atestarem positivos para o coronavírus.

E quando ouvimos falar sobre os casos, é realmente assustador mesmo! No ano passado, a Dinamarca chegou a abater cerca de 17 milhões de visions em seus criadouros.

Tudo isso porque os seus criadores acabaram passando o vírus para os animais, que acabou desencadeando uma linhagem do vírus que apresentavam mutações que aparecem depois em pessoas.

Em nota sobre o caso, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, na época, chegou a dizer o seguinte: “O vírus que sofreu mutação através dos visons poderia representar um risco de que futuras vacinas não funcionem como deveriam. É preciso sacrificar todos os visons”.

Entre os casos que mais chegam a acontecer, os que mais preocupavam os donos de animais foram de fato com os que são criados em casa, que mais comumente são cães e gatos.

Por causa dos casos confirmados em diversas partes do mundo, a Organização Munidial da Saúde, a OMS, esses avanços de casos já estavam se tornando preocupações sérias para todos.

Registrando dois casos que chegaram a dar como positivos, a Rússia chegou a fazer o registro da primeira vacina elaborada especificamente para os animais que são vulneráveis a Covid-19.

Ainda de acordo com a agência regularizadora, a, Rosselkhoznadzor, esse de fato será o principal intuito da Carnivac-Cov: proteger os animais que são mais suscetíveis.

Além disso, como chegamos a citar mais acima, a vacina para os animais também estará além de protegendo, evitando que novas mutações venham a surgir futuramente em animais que contraírem o vírus.

Vacina contra Covid-19 para animais é registrada pela primeira vez em todo o mundo!

Uma prevenção que conta como um “problema” a menos

Depois de muitos testes feitos com que apresentam mais facilidade de contrair o vírus, algumas amostras conseguiram gerar anticorpos em cachorros, gatos, visions e raposas.

De acordo com Konstantin Savenkov, vice-chefe da agência reguladora russa: “Os resultados dos estudos nos permitem concluir que a vacina é inofensiva e que é altamente imunogênica, pois os anticorpos para o coronavírus foram desenvolvidos em 100% dos casos”.

Como citamos algumas vezes acima, quem tem grande interesse são aqueles que precisam lidar com animais todos os dias – sem contar com o temos dos avanços de mutações, claro.

Embora seja uma prática que nós amantes dos animais não damos apoio, pesquisas afirmas que os principais interessados na Rússia são os produtores de peles.

Mas acima de tudo, ficamos felizes em saber que nossos bichinhos estão bem mais perto de estarem mais seguros!

Fonte: G1, CNN Europa, CNN Brasil

publicidade