Nos dias de hoje, vale a pena fazer faculdade? PRÓS x CONTRAS e sua importante decisão!
Nos dias de hoje, vale a pena fazer faculdade? PRÓS x CONTRAS e sua importante decisão!

Nos dias de hoje, vale a pena fazer faculdade? PRÓS x CONTRAS e sua importante decisão!

Se encontre e escolha o caminho ideal para você!

publicidade

Cada vez mais surgem jovens que não querem fazer faculdade. De fato, o que até poucos anos atrás era considerado algo tão importante já não é mais assim tão bem-visto por muitas pessoas. Claro, do mesmo modo, existem aqueles que acreditem piamente nas instituições de ensino.

A verdadeira questão aqui é: quem está certo e quem está errado nessa história? Aliás, existe alguém certo e alguém errado?

Entender toda essa situação da faculdade exige uma visão holística e um esforço um pouco maior. Este conteúdo está aqui justamente para isso. O objetivo é te ajudar a analisar se vale ou não a pena fazer uma faculdade. Confira:

publicidade

A faculdade é realmente relevante no mundo dos negócios atualmente?

Bem, essa pergunta é muito complicada, mas iremos discutir o assunto da forma mais assertiva possível.

Em diversas áreas a faculdade acaba sendo muito importante, principalmente pelos riscos que um trabalho sem conhecimento pode causar. Quer exemplos?

  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Educação Física;
  • Nutrição;
  • Psicologia;
  • Engenharia (s).

Devem haver algumas outras áreas, mas acho que você conseguiu entender a ideia por trás do que estamos querendo dizer aqui.

fazer-faculdade

publicidade

Algumas áreas necessitam obrigatoriamente de uma formação até mesmo para promover segurança para a sociedade em volta desse profissional.

Do mesmo modo, existem outras áreas que obrigam o profissional a ter uma faculdade para exercer a função, embora não ofereçam um risco imediato a vida de alguém, como:

  • Direito;
  • Contabilidade.

Ou seja, se você quer trabalhar em uma dessas áreas, vai precisar da faculdade.

Por fim, existem as áreas que não necessitam de uma formação acadêmica, como por exemplo:

  • Marketing;
  • Ciências econômicas;
  • Design;
  • Administração;
  • Recursos humanos;
  • Entre outras.

É possível aprender por conta própria mais do que uma faculdade pode te oferecer nessas áreas.

publicidade

Diante de tudo o que foi falado, o principal ponto é:

O que você quer fazer da sua vida?

Se a sua vontade é se tornar um jornalista, talvez você consiga chegar lá sem uma formação acadêmica, O mesmo vale para um administrador, designer, marqueteiro e assim por diante.

Entretanto, se o seu desejo é trabalhar como médico, dentista, contador ou algo que exija uma formação, você nem deve pensar a respeito disso. Até porque, você é obrigado a fazer.

estudos

No fim das contas é a sua vontade que importa. 

Quais são as opções para quem não quer fazer uma faculdade?

Se engana quem acredita que uma pessoa que não está fazendo uma faculdade parou de estudar. Existem diversas opções para quem deseja aprender fora do meio acadêmico. Confira quais são elas abaixo:

Cursos online

Existem centenas de cursos onlines que podem te ensinar muito sobre um determinado assunto por um preço ridiculamente baixo.

Com o conhecimento prático obtido você já terá em mãos tudo aquilo que precisa para dar os seus primeiros passos.

Experiência prática

Você também pode começar a trabalhar na área mesmo sem saber nada e ir aprendendo conforme faz. Esse é um bom jeito de quebrar a cara, mas também costuma ensinar muito mais rápido do que qualquer um que citamos aqui. Afinal, a experiência prática sempre vale mais.

Cursos presenciais

Existem muitos cursos presenciais disponíveis em várias cidades do Brasil que costumam entregar ensinamentos muito valiosos.

faculdade

Eles geralmente possuem uma duração mais curta e ensinam coisas mais práticas, principalmente na área da prestação de serviços.

Mentorias

Você pode contratar alguém que já chegou onde você gostaria de estar para que ele então possa te orientar a respeito do que você deveria fazer para alcançar seus objetivos. É algo muito simples de se fazer e que pode te economizar alguns anos.

Livros

Tudo o que uma faculdade te ensina possui como base livros e obras acadêmicas. Se você ler o material direto da fonte, estará aprendendo a mesma coisa que iria aprender em uma faculdade, só que de forma mais rápida e pagando menos.

Também existem livros que estão anos luz a frente de qualquer universidade e que possuem um valor de conhecimento incalculável!

Quais são os prós e contras a respeito desse assunto?

Naturalmente, como qualquer assunto este também possui seus prós e seus contras. Vejamos quais são eles abaixo:

faculdade

Fazer uma faculdade lhe dá algumas garantias

Entre os prós, podemos dizer que fazer uma faculdade lhe dá algumas garantias básicas, como:

  • Saber que você possui uma profissão;
  • Obter um certificado que comprova a sua competência;
  • Mostrar ao mundo que você já possui uma “denominação” dentro da sociedade.

Todas essas coisas não são tão garantidas assim nos dias de hoje, mas não dá para negar que sim, essas coisas realmente acontecem e uma pessoa que faz faculdade geralmente se posiciona melhor dentro do mercado.

Sem faculdade você precisa se esforçar ainda mais

Se você não vai fazer uma faculdade, precisa garantir que vai saber fazer as coisas quando tiver a oportunidade. Ou seja, é preciso estar muito mais preparado do que a maioria das pessoas.

Esse esforço está ligado também ao aprendizado por conta própria, que exige concentração, esforço, dedicação, vontade e muita consistência.

Existe preconceito com aqueles que não fizeram faculdade

Geralmente a sociedade acha que uma pessoa que não faz faculdade é preguiçosa, não quer saber de nada ou até mesmo é acomodada.

Isso pode ser verdade em alguns casos, mas não é adequado fazer julgamentos sem conhecer casos em específico.

diploma faculdade

Existem centenas de pessoas que mesmo sem uma formação já são capazes de pensar como gente grande em vários assuntos.

As empresas estão abrindo a cabeça para o assunto

Um dos maiores prós desse assunto é o fato das empresas estarem abrindo a cabeça para essa questão da faculdade. Muitas companhias de grande valor do mercado já contratam funcionários sem formação acadêmica. Eles querem saber de gente que saiba fazer as coisas na prática.

Ou seja, a grande tendência é de que o mercado passe a dar oportunidades para todos, selecionando apenas aqueles que realmente merecem os cargos.

Em última análise, fazer uma faculdade possui vantagens e desvantagens, assim como não fazê-la. Cabe a você decidir o que será melhor para o seu caso em específico e para os seus objetivos ao longo da vida.