Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!

Pense em um orgulho arretado!

Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!
Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!

Giorgio Parisi, de 73 anos, é o físico italiano que recebeu o prêmio Nobel de Física esse ano junto com dois cientistas, o japonês Syukuro Manabe, de 90 anos, e o alemão Klaus Hasselmann, de 89, que são especializados em clima.

Em uma conversa cheia de simpatia com o pessoal da BBC Brasil, Giorgio chegou a contar que é um típico professor tradicional que guarda muitas curiosidades sobre as diferentes culturas do mundo.

E entre as conversas calorosas sobre a sua premiação, o professor chegou a confessar que é um amante da música e que por ser um dançarino de forró, tem uma paixão única pelo ritmo mais adorado do nosso país, que é o forró nordestino.

Te interessa?

“Por um certo período, até 2004 ou 2005, a última coisa que me interessava no mundo era a dança. Mas me aproximei de forma casual, numa academia que frequentava, a partir das danças gregas. É difícil dizer isso, mas sei dançar de forma decente uma série de bailes gregos, danças populares. A Grécia é riquíssima, é um país com centenas de danças diversas”, contou ele.

Depois de procurar saber mais sobre o forró universitário por acaso, acabou tendo uma grande surpresa e simpatia ao saber que era um estilo cheio de criatividade, coisa que jamais imaginou que seria pelo nome.

Para ele, a dança é um momento em que as pessoas conseguem se socializar em um momento muito agradável. Durante as aulas, essa acaba sendo uma das preciosidades que possuem nesses momentos.

Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!
Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!

O charme que todo brasileiro tem 

Ao falar sobre os interesses pelo ritmo brasileiríssimo, seus gostos por nossos escritores, como citou o adorado Guimarães Rosa, Giorgio aqueceu ainda mais nossos corações confessando que é um dos fãs do nosso Rei do Baião.

Ele disse o seguinte em entrevista: “Conheço a diferença entre o forró pé de serra e o forró universitário. A isca, quando conheci o estilo, era o forró universitário, mas logo depois passamos a dançar o pé de serra, que é bem diferente. Sei que o chamado forró eletrônico está na moda, mas ele não faz sucesso na Itália. Conheço algo da música e da cultura brasileiras. Gosto mais do estilo tradicional, como as canções de Luiz Gonzaga.”

Para ele, o Brasil é um país que muito lhe estima e que pretende fazer visitas para conhecer ainda mais de perto nossa cultura. Nos enche mesmo de orgulho, não é mesmo? Com certeza lhe fará amar ainda mais o forró!

Fonte: BBC

Veja mais ›
Fechar