Nem todos temos uma boa memória para decorar um versículo da Bíblia, por isso precisamos ler, reler e ler outras 10 vezes ou mais.
É com essa repetição que o texto bíblico começa fazer sentido, assim facilitando a memorização.
Facilmente nós memorizamos números de telefone, piadas, histórias e frases de efeitos. Mas e quanto a versículos bíblicos, será que estamos tão afiados?
Por que devemos decorar versículos da Bíblia?
Talvez você esteja se perguntando: por que memorizar versículos? Qual a finalidade de tanto esforça se posso ler quando for preciso?
A resposta é simples e está no Salmos 119:11 que diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
Esse versículo nos mostra a importância de decorarmos a palavra de Deus. Por isso, todo ser precisa estar bem preparado com versículos edificantes.
Veja alguns benefícios em decorar versículos:
- Ganhar sabedoria;
- Ter preparação para as diversidades da vida;
- Ser encorajado com palavras de sabedoria;
- Ajudar um amigo com necessidade;
- Lembrar das promessas de Deus;
- Servir de ajuda em tempos de dificuldades;
- Imitar Jesus.
E se você não sabe por quais versículos deve começar para decorar, separamos alguns para te ajudar nessa nova jornada.
1 – Romanos 8:38-39
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
2 – Romanos 12: 1-2
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3 – Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.
4 – João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
5 – Josué 1:8
Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.
6 – João 1:12
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome.
7 – Provérbios 3:5
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
8 – Mateus 6:33
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
9 – João 6:40
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia.
10 – Mateus 22:37-39
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
11 – Gálatas 5:22-23
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.
12 – João 14:6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
13 – Isaías 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
14 – Mateus 28:19-20
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
15 – 1 Coríntios 13:4-7
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
16 – João 8:31-32
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
17 – Mateus 6:19-21
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
18 – Salmo 145:18-19
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor e os salvará.
19 – Apocalipse 22:12-13
E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro.
20 – 2 Timóteo 3:16
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.